O negócio parece que dessa vez vai, no que diz respeito à realização do Festival Folclórico de Guajará Mirim – Duelo na Fronteira.
********
Pelo menos a Secel está apontando com apoio para montagem da estrutura o que já é alguma coisa.
********
Resta saber se os grupos Malhadinho e Flor do Campo vão concordar em bancar as despesas com confecções de indumentárias e alegorias.
*********
Acho que essa tomada de decisão da Secel divulgar que vai assumir as despesas com a estrutura do bumbódromo de Guajará veio após o sucesso da apresentação do Flor do Campo na Teia Nacional dos Pontos de Cultura que aconteceu recentemente em Natal (RN), quando o boi da dona Georgina superou e muito a apresentação do Boi Garantido de Parintins.
********
Aliás, os Pontos de Cultura Rondônia se destacaram durante a realização da Teia, ao ponto de serem elogiados em público pela secretária da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura Márcia Rolembergue, pela organização e pela contribuição no desenvolvimento dos vários projetos que foram desenvolvidos durante o evento e colocados em práticas pelo MinC.
********
Mesmo assim, em Rondônia pouca gente ficou sabendo do desempenho da nossa delegação, que foi integrada por representantes de praticamente todos os 30 Pontos de Cultura.
*********
É importante que nesses eventos integre a delegação, uma assessoria de comunicação (Jornalista), para abastecer os órgãos de imprensa de Rondônia de notícias.
*********
O Coordenador dos Pontos de Cultura Rondônia José Monteiro é jornalista, porém em virtude da sua missão em Natal (RN) que era dar apoio logístico aos Pontos de Rondônia além de fazer parte da mesa, pois também é o representante da Região Norte na Teia, não podia ficar fazendo matérias para distribuir. Mesmo assim ainda arranjou tempo para escrever alguma coisa e enviar para a assessoria na sede da Secel em Porto Velho.
*********
Acontece que parte desse matéria só foi publicado no Portal do Governo que apesar de ser acessado por muita gente, não atinge o público alvo, que são os envolvidos com os vários segmentos culturais em Rondônia.
*********
O povo da cultura não tem o hábito de acessar sites oficias, a não ser o do Ministério da Cultura pra tomar conhecimento dos Editais, notícia mesmo, só leem quando são publicadas pelo Zekatraca.
********
Bom! O sucesso do Boi Bumbá Flor do Campo foi tanto, que o povo do Malhadinho que também estava em Natal, já nem sabe o que fazer. Aliás dizem os que estavam lá , que o presidente do boi Azul ficou tão empolgado com o espetáculo do Flor do Campo que fazia seu povo gritar: “É de Guajará, é de Guajará, viva o boi de Guajará”. Disse o Ariel Argobe aquele que foi defenestrado do Flor do Campo e agora anda dizendo que o Bumbá do seu Mário foi totalmente repartido, estripado pelo Ricardinho e pelo Sandro. Dizem que é inveja.
********
Aliás, recebi uma mensagem dizendo que de bincadeira de Boi o Ariel não entende nada, nem mesmo do chifre.
********
Diz o mensageiro, é preciso ele fiar sabendo que o boi da brincadeira Nasce, Morre e Ressuscita. Foi isso que aconteceu com o Flor do Campo. Sem querer, seus dirigentes procederam o Ritual tradicional direitinho. “Mataram” o Boi, Repartiram e depois o fizeram Ressuscitar.
********
Agora com certeza, o bicho já está inteiro e de novo pronto para enfrentar o contrário, caso o Duelo na Fronteira venha a acontecer como está sendo anunciao pela Secel.
********
Particularmente, ponho a maior fé na administração do Joaquim Pedro meu amigo KIM.
********
Vamos ficar torcendo para que o Duelo na Fronteira realmente aconteça!