Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 05/07/11


 
FLOR DO MARACUJÁ

Rosa Divina, Gira Sol e Vencedor

A sexta noite da 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que está acontecendo no Arraial Flor do Maracujá, tem como atrações as apresentações dos grupos: Quadrilha mirim A Roça é Nossa (20h00); quadrilha adulta Rosa Divina (21h00); quadrilha adulta Gira Sol das Três Marias (22h00) e o boi bumbá Vencedor (23h10).

O Flor do Maracujá registrou em suas cinco primeiras noites, segundo declarações de membros da Coordenação da festa, aproximadamente, 30 mil pessoas, que foram assistir as apresentações folclóricas, ou simplesmente degustar as iguarias típicas oferecidas pelos barraqueiros ou levar os filhos para o parque de diversões. “Estamos felizes pelo sucesso da festa”, disse a gerente de cultura da Secel Cândrica Madalena Bebel. Pelo menos até a noite de ontem, nenhuma ocorrência foi registrada no posto policial da PM montado no Arraial. “O que reina em nossa festa é muita animação” disse o secretário Chicão Leilson.

Boi Vencedor

O boi bumbá Vencedor que tem como presidente e Amo o Fábio Góes, vai apresentar na noite de hoje, a partir das 23h00 o tema “Rondônia Cabocla – Sua Criação” também título da toada que vai concorrer ao item, melhor “Toada” de autoria do Fábio. O grupo que ensaia na antiga Baixa da União foi buscar os personagens, Sinhazinha da Fazenda, Cunhã Poranga, Rainha do Folclore assim como parte dos integrantes da “Marujada” (batuqueiros), em Guajará Mirim.

Segundo Fábio Góes o boi vai entrar no “curral” de dança do Flor do Maracujá com aproximadamente 250/300 brincantes, que também estarão participando do ritual “Kaurupe o Tronco Sagrado” e três alegorias (cenários), confeccionadas pelo artesão de Juruti K-Bral em parceria com o artesão de Porto Velho Ismael. O boi bumbá (boi de pano e veludo), foi confeccionado pelo artesão José de Castro Alves o Zé Comichão.


O Flor do Maracujá, apesar das broncas do governador via blog do Confúcio, está bombando e muito bem organizado.

*********

A sonorização do Kaka é ótima, a iluminação do Wando esta nota dez, a barraca com a exposição dos cartazes e indumentárias de arraias antigos está com uma super frequencia.

*********

A tenda dos artesãos é a mais organizada de todos os tempos, enfim, pelo menos até a noite de ontem tudo estava dando certo.

*********

Só a primeira noite teve algum atropelo por conta de ser a primeira noite e por isso, há de se compreender as falhas.

********

Como nem tudo são flores, insisto em dizer que o Flor do Maracujá há muito tempo deixou de ser um evento que resgata a nossa cultura popular para ser um produto turístico.

*********

Só que nossas autoridades ainda não entenderam esse pormenor e continuam tratando a festa como se fosse um arraialzinho qualquer.

*********

Temos que pensar seriamente, na programação das apresentações dos grupos folclóricos.

**********

Hoje a festa é transmitida aos finais de semana (sexta, sábado e domingo), praticamente para o mundo todo e por isso, é necessário que se coloque no “curral” de dança, os melhores grupos, nos dois finais de semana que acomodam a festa.

********

Precisamos mudar o regulamento no Artigo que diz que as apresentações terão que obedecer ao critério de classificação do Maracujá do ano anterior, ou seja, o grupo que tira em último lugar e os que vêm do grupo de acesso se apresentam nos primeiros dias ou no primeiro final de semana do arraial.

**********

Levando-se em consideração que o arraial sempre começa numa sexta feira, esses grupos que são classificados como pequenos, tem o privilégio de serem mostrados quase para o mundo todo, enquanto outros grupos de ponta, ficam só nas transmissões domésticas.

**********

Precisamos vender o Flor do Maracujá como produto turístico, para trazer turistas para Porto Velho e isso, só vamos consolidar, se mostrarmos o que temos de melhor em termos de grupos folclóricos.

**********

Sugerimos ao secretário da Secel Francisco Leilson Chicão, que providencia tão logo termine o Flor do Maracujá deste ano, a realização de um seminário para se discutir o Regulamento da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás. Taí a sugestão.

**********

Como fazemos todos os anos, vamos divulgar quais os melhores grupos que já se apresentaram na XXX Mostra de Quadrilhas.

*********

De acordo com nossa pesquisa, os melhores até a noite de domingo foram:

*********

Arrasta Pé de Matutos (sábado) e Arrasta Pé de Candeias (domingo).

**********

As mirins Rosa Divina e Matutinhos da Princesa e ainda a Arrasta Pé de Candeias mirim estão no páreo.

*********

Correndo por fora, temos a Flor da Primavera e a Mocidade Junina.

**********

Os dirigentes dos grupos de quadrilhas estão com a pulga atrás da orelha com os jurados acreanos.

**********

Acontece que eles (os jurados), não se limitam a ficar em suas cabines, descem e vão acompanhar os grupos bem de perto dentro da arena.

*********

São eles: Wilton de Oliveira Moreira, Ed Ames Cardoso da Silva e Eudimar Nunes Bastos. ED AMES CARDOSO DA SILVAED AMES CARDOSO DA SILVA

**********

Todos vieram do estado do Acre.

*********

Por falar em Acre a quadrilha Arrasta Pé de Candeias, prestou homenagem ao ambientalista Chico Mendes e ainda colocou as damas na entrada com a bandeira do Acre. Diz o presidente Cezar que a apresentação não tem nada a ver com os jurados, pois, o tema foi definido ano passado, quando ninguém sabia se os jurados viriam de Rio Branco (AC).

**********

Um dos jurados, quando levantaram um painel com a figura do Chico Mendes se postou em frente ao painel e ficou escutando a música tema em homenagem ao herói acreano se desmanchando em lágrimas. Será que ele deu nota máxima para a quadrilha do Cezar?

*********

Hoje o negócio volta a pegar, A Rosa Divina com as Festas de São João, diz que vai desbancar todo mundo e vai pras cabeça na pontuação final.

*********

Já a turma do boi Vencedor diz que vai acabar com a hegemonia do Diamante Negro e que a disputa do primeiro lugar vai ser com o Corre Campo. “Nosso principal contrário”, disse o Amo Fábio do Vencedor.

*********

O governador Confúcio Moura publicou em seu blog, que não está muito contente com os gastos com eventos culturais.

**********

Governador, não é despesa, é investimento quando se fala em eventos culturais como a Festa do Divino, O Homem de Nazaré e o Flor do Maracujá.

**********

“– Este ano, o primeiro, tudo será perdoado, com o argumento de estarmos começando. É enorme a quantidade de pedidos de patrocínios para as diversas festas culturais e agropecuárias. E sempre se fica acuado e sob pressão das mais variadas formas”, enfatizou o governador.


Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com

Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)