Quinta-feira, 5 de julho de 2012 - 06h07
O carnaval fora de época de Porto Velho, começou no ano 1997, oficialmente como PortoAlegria um projeto do governo estadual
O PortoAlegria nome oficial do carnaval fora de época de Porto Velho, começa na noite desta quinta feira 5, com o desfile do bloco Maria Fumaça no circuito da avenida Imigrantes (antiga Costa e Silva), no trecho entre a Jorge Teixeira e a Rio Madeira, mesmo local onde acontece os desfiles das escolas de samba no carnaval tradicional. Zezinho do Maria Fumaça idealizador do evento informa que em virtude da ameaça de que os ministérios públicos Federal e Estadual impetrariam ação na Justiça novamente contra a realização do evento na Jorge Teixeira decidiu por organizá-lo na Imigrantes.
O carnaval fora de época de Porto Velho, começou no ano 1997, oficialmente como PortoAlegria um projeto do governo estadual desenvolvido pelos técnicos da Fundação Cultural de Rondônia – FUNCETUR que tinha como presidente o Ruy Motta que nomeou o Flávio Carneiro para acompanhar como representante do governo os diretores do recém criado, Bloco Maria Fumaça.
A empresa contratada pelo Maria Fumaça para produzir a micareta de Porto Velho foi a baiana Activa que tinha a frente, os empresários Law e o San Juan enquanto o Zezinho era o presidente do Bloco Maria Fumaça.
Assim, em julho de 1997 o folião da capital do estado de Rondônia pode apreciar na avenida Jorge Teixeira, o desfile do Bloco Maria Fumaça puxado por bandas e cantores baianos de renome nacional e até internacional.
No decorrer desses 16 anos de carnaval fora de época ou PortoAlegria, outros blocos se apresentaram, como foi o caso do bloco Peraê e Fuzarka, que em virtude da falta de sócio (folião) suficiente para bancar as despesas, logo desistiram, passando o PortoAlegria a contar apenas com o Bloco Maria Fumaça.
Nos últimos anos, o Maria Fumaça vem sofrendo uma série ações movidas por órgãos da justiça, que inclusive, passaram a intervir no desfile na Jorge Teixeira, por outro lado, Zezinho sempre conseguia derrubar as sentenças através de Liminar que por muitas vezes, foram conseguidas em Brasília. “Isso desgasta muito, estressa demais a gente”, desabafou certa vez na redação do Diário Zezinho do Maria Fumaça justificando, que estava prestes a parar através da empresa Maria Fumaça com a produção do desfile do Bloco Maria Fumaça e em conseqüência, a paralisação do carnaval fora de época de Porto Velho. “Tô cansado, qualquer dia esses caras (autoridades da justiça), arranjam uma brecha e mandam me prender. Chega”, disse Zezinho na ocasião. Essas declarações aconteceram durante o carnaval fora de época de 2010 quando a empresa Maria Fumaça amargou um super prejuízo por ter levado por força de proibições, o carnaval para dentro do espaço da Expovel.
Último ano
Diante de tantos problemas, Zezinho resolveu parar com o Bloco e para isso anunciou que 2012, será o último ano do carnaval fora de época do Bloco Maria Fumaça. Assim sendo, na noite desta quinta feira 5, os amantes do carnaval no ritmo do axé baiano, começam a participar dos últimos desfiles do bloco Maria Fumaça que este ano será puxada em suas quatro noite pelas seguintes bandas e cantores, Chiclete com Banana, Tomate, Cheiro de Amor e Parangolé.
A concentração está marcada para as 19h00 na avenida Imigrantes.
Nossa cidade mais uma vez, passa a contar com o um evento que a partir do próximo ano, vai fazer parte do rol: “Porto Velho já teve”.
*********
Acontece que nesta quinta feira dia 5 de julho, começa o último desfile do Bloco Maria Fumaça, segundo comercial divulgado na imprensa local.
*********
Zezinho cansou de “apanhar” do Ministério Publico Estadual e Federal.
*********
Devo esclarecer, que apesar da brincadeira que escrevi na coluna de ontem, tenho muito consideração pelo Zezinho do Maria Fumaça.
**********
Queira ou não, o Zekatraca é um dos responsáveis pelo sucesso do Bloco, pois em seu começo e até enquanto o San Juan fazia parte da coordenação do Bloco sempre estávamos divulgando os eventos por eles promovidos. Isso, sem receber um tostão, até porque não é do nosso feitio cobrar ou aceitar benesses em troca da divulgação de qualquer evento.
**********
Porém, como ser humano vaidoso, gostamos que nos agradeçam, assim como aceitamos as críticas e até as “esculhambações” por escrevermos o que alguns acham que não deveríamos publicar.
********
E neste momento, ou nesta coluna, lamentamos a despedida do Bloco Maria Fumaça e em conseqüência do carnaval fora de época de Porto Velho.
********
Queiram ou não queiram o carnaval fora de época, proporciona o aquecimento do comercio de um modo geral da cidade de Porto Velho.
*********
As mulheres procuram roupas das melhores grifes para irem apreciar o desfile do Maria Fumaça dos camarotes.
*********
Os homens maduros também fazem de tudo pra chamar a atenção das menininhas e os jovens, vão todos produzidos com o melhor que existe no comercio de adorno como bonés, tênis, brincos, pircing’s, camisetas, bermudas etc.
*********
É preciso dois tênis, um para brincar no bloco e outro para curtir no camarote.
**********
As distribuidoras de bebidas nem se fala, os taxistas faturam alto assim como os mototaxistas.
********
Os bufês faturam uma grana preta abastecendo os camarotes da classe média alta.
********
Embaixo tem barraca que vende de tudo, desde churrasquinho a adorno para fantasias, além é claro, de bebidas de todos os tipos.
*********
O carnaval fora de época, realmente aquece o comércio de Porto Velho, acho que aquece mais que o dia das mães e o natal.
*********
Pois é justamente esse dinheiro que a partir do próximo ano vai deixar de circular em Porto Velho. Basta lembrar que a cidade recebe visitantes de várias cidades do estado do Acre e de cidades do interior de Rondônia.
*********
Os hotéis ficam superlotados durante a realização do carnaval fora de época.
*********
O interessante é que ninguém faz nada para incentivar a realização do evento. Muito pelo contrário, todo ano o Zezinho do Maria Fumaça enfrenta uma verdadeira guerra com a justiça, para poder, literalmente colocar o bloco na rua.
**********
Pois em conseqüência de tanta polêmica com a justiça, agravada pela decisão de aderir à religião evangélica, o Zezinho resolveu parar com a brincadeira.
**********
Brincadeira que gera emprego e renda pra muita gente e que movimenta a cidade de Porto Velho turisticamente.
*********
Já não temos a Expovel e agora vamos passar a não ter o nosso carnaval fora de época.
**********
E como é que a gente vai beijar sem compromisso a partir do próximo ano?
*********
Um fato desse era para o governador do estado chamar os responsáveis pela produção do evento e procurar saber o porquê da decisão de não mais realizá-lo, mas, fica por isso mesmo, pois ninguém tem compromisso fechado com a cultura do nosso estado.
*********
Devemos nos lembrar que a cultura da cidade de Porto Velho não se resume apenas na “beradelia”, no boi bumbá, e tão pouco na dança de quadrilha. Porto Velho é cidade multicultural, portanto o carnaval fora de época e o Bloco Maria Fumaça podem muito bem ser considerado como evento cultural de Porto Velho e em conseqüência do estado de Rondônia.
**********
Por isso, insisto em dizer que é uma questão de governo a realização da Expovel e do Carnaval Fora de Época de Porto Velho.
*********
Não podemos nos deixar influenciar, por pessoas que se utilizam dos cargos que estão exercendo, para prejudicar os movimentos culturais da nossa cidade.
*********
Está provado estatisticamente, que eventos como o carnaval fora de época são responsáveis pela diminuição da violência em nossa cidade.
********
Em suma: Só nos resta brincar carnaval de hoje até domingo, no último carnaval fora de época da cidade de Porto Velho.
********
No mês de julho de 2013 vamos escrever. Porto Velho já teve o melhor carnaval fora de época da região Norte. É mais um para o rol “PORTO VELHO JÁ TEVE”
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando