Sábado, 25 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 05/10/11


Lenha na Fogueira 05/10/11 - Gente de Opinião

ANIVERSÁRIO

Sessão Solene para Porto Velho

Atendendo propositura da deputa estadual Epifânia Barbosa, a Assembléia Legislativa de Rondônia - ALE realizou na manhã de ontem 04, Sessão Solene em homenagem aos 97 anos do município de Porto Velho através dos artistas, compositores, escritores, músicos e cantores que tem obras sobre a cidade de Porto Velho. A solenidade começou às 9h com o canto do Hino Nacional seguido Hino do Município de Porto Velho de autoria de Claudio Batista Feitosa e só terminou ao meio dia.

O plenário da Assembléia ficou repleto de convidados especiais que receberam certificados das mãos dos únicos deputados presentes, Epifânia e Ribamar Araujo. A mesa foi composta pela professora Yedda Bozarcov, Lucio Albuquerque, Waldemir Pinheiro – Bainha, Altair Lopes Tatá e Francisco Leilson Chicão. Entre os convidados homenageados destacamos Abnael Machado de Lima, Ernesto Melo, Silvio Santos, William, Antônio Cândido, Eunice Bueno, Zezinho Maranhão, Waldison Pinheiro, Ciro Pinheiro, Carlinhos Maracanã, os acadêmicos de música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Mávilo dos Santos Melo e Erivaldo de Melo Trindade – Bado entre outros.

Ernesto Melo interpretou a música de sua autoria “Porto Velho Meu Dengo” na abertura e o Bado cantou no encerramento a música, “Porto das Esperanças”. Todos os oradores agradeceram a deputada Epifânia pela lembrança em homenagear os que escrevem e cantam Porto Velho. Por parte dos representantes dos governos Estadual e Municipal tomamos conhecimento do andamento dos processos que criam o Sistema Estadual e Municipal de Cultura e sobre a Lei Estadual de Incentivo, o presidente da ACLER Lucio Albuquerque apenas lembrou o Secretário Chicão: “Secretário a Lei existe desde 1994, o que falta é regulamentar”.

 

Lenha na Fogueira 05/10/11 - Gente de Opinião

Emoção, elogios e desabafos foram à tônica da sessão solene pelos 97 anos da criação do município de Porto Velho que aconteceu na manhã de ontem na Assembléia Legislativa de Rondônia – ALE atendendo a propositura da deputada estadual Epifânia Barbosa.

************

A emoção ficou por conta do samba “Porto Velho, Meu Dengo” de autoria e interpretado pelo Ernesto Melo e seu irmão Enio ao violão. O “Velho” quase não termina de cantar, tanto foi a emoção. Emoção que contagiou 99,9% dos presentes. “Se for pra cantar desse jeito, te juro meu Velho, não vou parara de chorar...”

**********

Meu amigo e mestre Bainha mais que merecidamente foi convidado a fazer parte da mesa como representante de todos nós compositores que cantamos Porto Velho.

*********

Não lhe foi dada a palavra, p que gerou o seguinte comentário do Mestre ao final da sessão: “Se eles me dessem a palavra eu iria dizer apenas cantar: “Sou da Sete de Setembro, lá do quilômetro Hum... Lugar de gente bamba, de muita mulher, futebol e samba...”

*********

A deputada Epifânia Barbosa subiu positivamente sua cotação junto ao segmento artístico cultural.

***********

O plenário da Assembléia estava lotado de escritores, compositores, poetas e cantores, além de parentes dos homenageados.

***********

Outro que marcou ponto junto a categoria foi o deputado Ribamar Araujo.

**********

Aliás, dos 24 deputados que compõe a nossa ALE apenas dois (2), marcaram presença na sessão solene, Epifânia Barbosa e Ribamar Araujo.

**********

Não cobrei nem os que foram eleitos por outro município, pois a festa era para os 97 anos de Porto Velho, mas, e os outros cinco eleitos pela capital de Rondônia.

**********

Onde estavam: Zequinha Araujo, Flavio Lemos, Jean Oliveira, Valter Oliveira, Hermínio Coelho.

*********

Esperamos que pelo menos quando o Projeto que cria o Sistema Estadual de Cultura, o Fundo Cultural e a Lei de Incentivo chegar a Assembléia, esses nobres deputados eleitos por Porto Velho votem a favor juntamente com todos dos demais municípios.

**********

Aí como em roda de artista o que mais acontece são as brincadeiras, o pessoal ligado na escola de samba Asfaltão soltou um boato dando conta de que o Bainha poderá ficar fora da disputa do samba enredo da escola do Tigre, porque colocou uma palavra na letra do samba do Beto Cezar para a Diplomatas.

**********

Depois inventaram que o mestre dos mestre compositores, colocou no refrão do seu samba a palavra “Brogodó” só para rimar com Carimbó. Bainha quase vai à loucura querendo explicar que não era “nada disso”.

**********

Enquanto isso o Carlinhos Maracanã soprava ao ouvido do Adaídes Santos – Dadá o refrão do seu samba que vai concorrer pela Diplomatas.

**********

Ernesto Melo mais emocionado que beato em dia de procissão de São Francisco, dizia que como será homenageado pelo Galo da Meia Noite desistiu de participar dos concursos de samba enredo para o próximo carnaval.

***********

Já o Silvio Santos, corria de “bancada” em “bancada” divulgando o show Filho de uma história que vai acontecer na próxima sexta feira dia 7, com seu filho Silvinho.

***********

Julio Ayres não perdeu a oportunidade e colocou na lista dos homenageados, seu genitor Raimundo o poeta de Humaitá.

**********

Cobrança mesmo, quem fez foi o presidente da ACLER jornalista e escritor Lucio Albuquerque.

**********

Disse Lúcio virado para o secretário Chicão da Secel. “Estamos cansado de assistir Boi Bumbá e Quadrilha. Será que porto Velho não tem outras atividades culturais?”

***********

Depois lembrou: “A Lei de Incentivo a Cultura existe desde 1994 o que falta é sua regulamentação”.

**********

E o coquetel ultrapassou o meio dia, com todos felizes da vida com a deputado Epifânia Barbosa.

***********

Pelo menos ficamos sabendo que existe alguém que defende os segmentos culturais na ALE.

***********

Obrigado deputada Epifânia Barbosa!
 


SHOW

Filho de uma história com Silvinho

O espetáculo musical vai acontecer sexta feira no Teatro 1 do Sesc

O cantor e compositor Silvio José Santos – Silvinho, vai se apresentar na próxima sexta feira dia 7, no Teatro 1 do Sesc Esplanada com o show musical “Filho de uma História”

Tendo a musica como rotina em sua vida, Silvinho cresceu ouvindo o que se pode considerar de melhor da MPB. Ao som de serestas acontecendo no quintal de casa executadas por grandes vultos da música em Porto velho. Naquela época Silvinho, ainda criança, não tocava, mas sua personalidade musical já passava por processos que, ele mesmo chama de “processo de lapidação”. Não demorou muito para que toda aquela influência aflorasse em sua vida.

Filho do Jornalista e Baluarte da cultura no Estado, Silvio Santos o Zekatraca, Silvinho afirma ser um rondoniense nato com muito orgulho, e se considera um privilegiado por Deus, por ter nascido no berço em que nasceu. Acompanha de perto as movimentações culturais da capital atuando como artista nas noites de Porto Velho, executando trabalhos de “Voz e violão”. Já participou de competições musicais importantes do cenário estadual e nacional obtendo destaques relevantes em todas as competições que participou. No entanto, o maior prêmio que considera ter ganho é ser filho de Sílvio Santos. Um grande pai, sambista, folclorista e jornalista do estado. O Show “Filho de uma história!” apresenta um repertório regional, o qual só uma vida cheia de conquistas, vitórias e glórias pode ajudar a escrever. Nesse show Silvinho, deixa de lado suas composições e canta Silvio Santos. Uma verdadeira narrativa musical da história cultural da nossa cidade. Afinal de contas, ninguém aprende nada sem um bom mestre, afirma Silvinho. E no seu caso Sílvio Santos além de pai é seu ídolo e maior referência.

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 25 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 25 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)