Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 06/09/12


 
 
O governo estadual através da Secel está convidando a população de Porto Velho, em especial os ligados a cultura e em especial ao Patrimônio Histórico.
 
 
**********
Para a audiência pública que vai acontecer na próxima segunda feira dia 10, no auditório da OAB.
 
 
**********
Em pauta o “crime” cometido por uma empresa responsável pela construção de uma das usinas do Madeira, cujo banzeiro demoliu, engoliu, desmoronou, desapareceu com o Marco Divisória dos Estado do Amazonas e Mato Grosso.
 
 
*********
Tem gente mal informada, que postou na Internet que o nome do momento é “Marco Rondon”, pura falta de informação. Não entrem nessa, não tem nada de “Marco Rondon”.
 
 
*********
O correto é MARCO DIVISÓRIO AMAZONAS – MATO GROSSO,
 
 
********
 
É que Porto Velho tem tanto “estoriador” que estão confundindo “passamanaria, com passa a mão na Maria”.
 
 
*********
Só contratando o “doutor lutador” pra dar uma aula de cará (tê) pra essa turma de enganador.
 
 
*********
Bom o certo é que depois de algum tempo, o governo estadual se acordou e apesar dos restos “mortais” do Monumento estar jogado em algum canto da Usina.
 
********
O governo estadual vai promover uma audiência pública para pedir compensação, pelo pedaço de concreto que nem cola tudo emenda mais.
 
 
**********
 
De qualquer maneira, como diz o datado: “Brasileiro só fecha a porta depois de roubado”, vamos até a OAB na próxima segunda feira ouvir a lenga-lenga do governo.
 
 
*********
Para depois não dizerem que estou inventando mais uma “estória”, publicamos na íntegra o Edital de Convocação do governo estadual:
 
 
*********
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA nº 001/2012.
 
 
*********
O Secretário de Estado dos Esportes, Cultura e Lazer - SECEL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo DECRETO 9055 de 10 de abril de 2000;
 

**********
 
R E S O L V E: Torna público que fará realizar, na data, horário e local abaixo especificado, AUDIÊNCIA PÚBLICA, com o objetivo de ESTABELECER AS MEDIDAS COMPENSATÓRIAS REFERENTES À DESTRUIÇÃO DO MARCO DIVISÓRIO AMAZONAS – MATO GROSSO, para o processo de tomada de decisões no âmbito do Poder Executivo Estadual, bem como proporcionar aos cidadãos a oportunidade de encaminhar sugestões e opiniões.
 
 
**********
A Audiência se realizará no dia 10 de setembro de 2012, às 14h00 horas no auditório OAB com a seguinte pauta:
 
 
**********
a - Cumprimento da Clausula Sétima do Termo de Ajustamento de Conduta. Procedimentos aplicáveis à Audiência Pública 001/2012
 
 
***********
1) Objetivo: Propor de medida compensatório referente à destruição do Marco Divisório Amazonas - Matogrosso

 
 
**********
2) Local: Auditório da OAB – Ordens dos Advogados do Brasil – Rua Paulo Leal, n° 1300, bairro Nossa Senhora das Graças.

 
 
**********
3) Data: 10 de setembro de 2012 - 4) Horário: das14h00 horas às 18h00min horas – Normas:

 
 
**********
 
a) Será apresentado por representantes da Secretaria de Estado e por representantes da sociedade; b) Para explanação verbal no evento será necessário fazer registro da presença no dia da Audiência, e será concedido o tempo destinado conforme programação abaixo; c) As solicitações de esclarecimentos sobre a matéria, formulada previamente, serão elucidadas em bloco durante a Audiência Pública. As solicitações de esclarecimentos, formuladas durante a Audiência, serão esclarecidas após as manifestações verbais também em bloco por área, conforme programação abaixo.

 
 
**********
d) As inscrições dos participantes interessados em se manifestar verbalmente durante a Audiência Pública serão realizadas antecipadamente, no momento, sendo permitida a explanação em até 5 minutos;

 
 
*********
f) informações adicionais e esclarecimentos poderão ser feitos pelo endereço eletrônico: secelro@gmail.com

 
 
**********
14h00min - Abertura– Solenidade com autoridades - 15h00min - Apresentação da Legislação Estadual e Federal em defesa do patrimônio cultura – Representante da Procuradoria Geral do Estado

 
 
*********
15h30min – Apresentação dos Projetos para compensação.

 
 
**********
 
Proposta 1:Projeto Musealização do Marco Divisório (técnico da Secel).

 
 
************
Proposta 2:Projeto Restauração das obras de artes do Estado (técnico da Secel).

 
 
**********
Proposta 3:Projeto de Recuperação, condicionamento e digitalização do Acervo documental do Centro de Documentação do Estado de Rondônia.

 
 
**********
16h30min – Defesa das proposta realizada por historiadores locais.

 
 
**********
17h30min – Apreciação da proposta

 
 
********
Emanuel Neri Piedade - Secretário de Estado dos Esportes da Cultura e do Lazer

 
 
**********
 
Já no caso do Maracujá, a chuva chegou e chegou forte, mesmo assim, estarei lá hoje, para apreciar o Tira Teima o boi bumbá do meu amigo Sardinha
Gente de Opinião
 
 



 

FLOR DOLenha na Fogueira 06/09/12  - Gente de Opinião MARACUJÁ:
CHUVA ATRAPALHA APRESENTAÇÃO



Nação Caipira mostra garra debaixo de chuva
Gente de Opinião
 
O Boi Bumbá Marronzinho teve todas as fantasias e alegorias destruídas pelo temporal
 
 
A quadrilha Nação Caipira foi super aplaudida, durante sua apresentação na noite da última terça feira 04, na arena do Arraial Flor do Maracujá.
 
Os brincantes da quadrilha do bairro Eletronorte apesar da chuva torrencial, que desabou sobre Porto Velho justamente na hora que o grupo estava começando sua apresentação na XXXI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás, por volta das 22h00, dançaram com muita garra, só parando em virtude do apagãoGente de Opinião que tomou conta do Arraial em virtude do temporal. Na realidade, quando a chuva começou, quem estava se apresentando era a quadrilha Rosa Divina, só que a chuva ainda estava fraca quando a quadrilha do bairro Mato Grosso terminou sua apresentação. “Assim que a nossa quadrilha começou a dançar foi que o toró caiu de vez” disse o marcador Alex. Ainda na noite de terça feira, logo após passar o temporal, a Comissão Coordenadora da festa sob a direção dp secretário Emanuel Neri se reuniu com os dirigentes da Federon e Grupos interessados e juntos decidiram que a pontuação dada pelos jurados tanto a Rosa Divina como a Nação Caipira estava valendo, não sendo necessária mais uma apresentação dos grupos. “O Único grupo que foi realmente prejudicado cem por cento, em conseqüência do temporal, foi o Boi Bumbá Marronzinho que teve praticamente todas suas indumentárias e alegorias “destruídas” pela chuva, sendo assim, o grupo além de não ser punido, se quiser se apresentar até sem concorrer, pode fazê-lo no próximo domingo”, disse Emanuel Neri.
Gente de Opinião
O presidente do Boi da Vila Tupi Estêvam, afirmou que iria conversar com os brincantes do seu grupo, para ver a possibilidade do grupo se apresentar especialmente na noite de domingo. “Afinal de contas, todos nós trabalhamos muitos meses e queremos mostrar esse trabalho, nem que seja pela metade”. A Coordenação do Flor do Maracujá também acatou o pedido dos dirigentes da quadrilha “Nação Caipira”, que solicitaram também uma apresentação extra no próximo domingo. “Queremos mostrar aos nossos simpatizantes o que não conseguimos mostrar na noite de terça feira”, disse Alex.


 
 
OS GRUPOS DE HOJE
 
As apresentações na noite desta quinta feira 06, começam com a dança do Boi Mirim Veludinho (20h00); Quadrilha Mirim Matutinhos do Triângulo (21h05); Quadrilha adulta Rosas de Ouro (22h05) e Boi Bumbá Tira Teima (23h10).
 
O Flor do Maracujá está acontecendo no Parque dos Tanques com entrada franca.
Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)