Sexta-feira, 9 de setembro de 2011 - 07h09
PARADA
Primeiro 7 de setembro do governo da cooperação
A equipe do governo da cooperação, que tem como principal gestor o governador Confúcio Ayres Moura, coordenou e presenciou pela primeira vez, os desfiles em comemoração a Independência do Brasil que aconteceram dia 7 na avenida dos Migrantes. Do palanque oficial o governador e seus auxiliares aplaudiram os desfiles das tropas militares, moçanaria e entidades estudantis.
Muitas pessoas não conseguiram assistir os desfiles das tropas militares integradas pelo Exército, Aeronáutica, Marinha, Policia Militar e Bombeiros além dos desfiles dos equipamentos motorizados dessas unidades. Acontece que conforme o anunciado, os desfiles começaram as 7h45. “Como nos outros anos sempre atrasava, saí de casa mais tarde um pouco e quando cheguei aqui já estava terminando o desfile dos militares”, disse dona Nazaré Rodrigues moradora do bairro Santa Bárbara. Assim como Nazaré muitas outras pessoas perderam parte dos desfiles. “Os promotores de eventos deveriam tomar como exemplo a organização desse desfile, começando sempre na hora marcada”, disse o cidadão Alexandre Gonçalves lamentando apenas que “Deveriam ter colocado mais arquibancadas”.
A Parada de 7 de Setembro reuniu no trecho da avenida dos Migrantes entre Jorge Teixeira e a Rio Madeira um público estimado em mais de cinco mil pessoas.
Entre a unidades de educação desfilaram: Daniel Nery da Silva com a fanfarra Leões de A-Laua; Eduardo Lima e Silva; Tancredo Almeida Neves e a fanfarra FAMI; Sebastiana Lima de Oliveira; Maria Carmosina Pinheiro; Flora Calheiros Cotrin com sua fanfarra simples com corneta; Mariana; Major Guapindaia; Carmela Dutra; Castelo Branco; Colégio Tiradentes e Desbravadores.
A programação que começou antes das 8h, terminou exatamente as 9h30.
Depois da Parada de 7 de Setembro, cuja organização foi considerada boa.
**********
Até porque o governador quebrando todos os protocolos, inclusive o da segurança. Recebeu quem queria reclamar, reivindicar, elogiar ou apenas apertar-lhes as mãos, no Palanque montado na avenida dos Migrantes.
*********
O “Desfilamento” como anunciou nosso colega e amigo Lenilson Guedes começou na hora marcada.
********
O interessante é que eu estava ao lado de um professor e quando o filho da “dona Júlia” anunciou: “Daqui pra frente o desfilamento será anunciado pelo Everaldo”. O professor me olhou como quem e sem dizer nada passou a seguinte pergunta via semblante: “Existe essa palavra Desfilamento no caso de desfile militar ou estudantil? Responde aí Lenilson!
*********
Aí o apresentador ou mestre cerimônia que estava atuando ao lado do Everaldo, na hora do desfile da Escola Normal Carmela Dutra anunciou: “Vem aí o pelotão da FEDERON”.
*********
Juro que corri para o meio da avenida, pensando que veria desfilando os Grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás filiados à Federação de Folclore do Estado de Rondônia – Federon.
********
Na realidade, o pelotão em apreço, homenageava a FHEMERON.
*********
Quem está com a corda toda no governo da cooperação é a Bailarina da Praça, Se eu fosse o governador daria um CDS pra ela.
*********
Independente das brincadeiras, o cerimonial do palácio Presidente Vargas trabalhou direitinho. Valeu Rute.
**********
QUIPROCÓ – É o espetáculo de hoje no Palco Giratório
**********
Quiprocó é um espetáculo lúdico que se alimenta do universo cultural brasileiro para a criação de tipos genuínos, com seus sonhos, crenças e costumes, fazendo alguns paralelos com os arquétipos da Commedia dell'Arte.
**********
O Quiprocó de hoje vai acontecer na Quadra Coberta do Sesc Esplanada as 20h30 com o grupo MOITARÁ/RJ
***********
CINCO E MEIA
*********
O Projeto Cinco e Meia apresenta nesta sexta-feira (09), às 18h30, na praça da Madeira-Mamoré, o show ‘O Canto Beradeiro’ da dupla ‘Pirarublue’, formada pelos músicos Sandro Bacelar e Gioconda. A apresentação terá uma participação especial de Augusto Silveira e vão incluir uma homenagem ao Laio e à Nega, dois grandes artistas que nos deixaram precocemente, mas deixaram uma contribuição importante para a música regional em Rondônia. “Vamos interpretar a música ‘Aceiro’, que eles compuseram juntos e lembra um momento importante da carreira dos dois”, explica Sandro.
***********
‘O Canto Beradeiro’ é um show formado por músicas regionais que têm grande identificação com o público local. A produção do trabalho reflete a atuação e o acúmulo de experiência de mais de uma década da dupla ‘Pirarublue’, em Porto Velho e fora de Rondônia, principalmente em Campos do Jordão (RJ). Sandro gravou seu primeiro trabalho – um compacto simples, em 1982, e o Pirarublue lançou seu primeiro CD em julho de 2000.
***********
A apresentação desta sexta-feira contará com os músicos: Bado (violão), Eric Almeida (teclados e flauta transversal), Cleyton Esquerdinha (contrabaixo), Cleiton Lyra (percussão) e Júnior Lopes (bateria). A produção é de Sandro Bacelar e Almira Lopes e a Lu Silva assina o figurino. (AI).
***********
Atenção pessoal que trabalha com Audiovisual:
**********
O MINC disponibilizou novos programas para financiamento de projetos voltados para o segmento "AUDIOVISUAL".
**********
A SECEL visando apresentar propostas para desenvolver ações que atendam o segmento, gostaria de fazer com a participação de sua instituição, uma reunião para socializar e discutir possibilidades e troca de informações buscando subsídios para dar maior consistência às propostas a serem apresentadas.
**********
Se você est5iver interessado compareça na SECEL av. 7 de setembro - Prédio do relógio as: 09 horas do dia 12 de setembro, ou seja, segunda feira que vem.
*********
A direção da escola de samba Os Diplomatas informa que irá realizar seu concurso de samba de rendo no dia 22 de outubro. A sinopse esta a disposição para quem estiver interessado, através deste e-mail- osdiplomatas@gmail.com ou solicitar pelos fones: 92582147 - Fabiano e 92634689 - Eufrásio.
***********
Convidamos a toda comunidade compositora, independente de estar concorrendo em outra escola a fazer parte desta festa. Agradece o presidente Fabiano.
**********
Fui pra Fina Flor do Samba!
ABAIXO ASSINADO
Movimento Regula Cultura Rondônia
Os artistas de Rondônia estão mobilizados em prol do Movimento
Durante a palestra “Panorama da dança em Porto Velho”, que aconteceu domingo passado dia 11 e contou com a mediação da jornalista Simone Norberto e a participação das coreografas Andréa Melo, Nara Teixeira, Rita Nascimento, Gilca Lobo, Solange Ferreira e do coreografo Chagas Peres e do coordenador dos festival de dança de Porto Velho Chicão Santos, dentro da programação do Festival Palco Giratório foi lançado o Movimento Regula Cultura Rondônia que consiste como primeiro objetivo reunir o maior número de assinaturas num abaixo assinado, cuja lista está correndo por toda cidade e que depois será encaminhado para: Governador do Estado de Rondônia, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, Prefeito do Município de Porto Velho e Presidente da Câmara Municipal de Porto Velho.
“Nós Artistas, a Sociedade Civil Organizada e a População do Estado de Rondônia, diante da necessidade e da urgência da implementação e do estabelecimento de marcos regulatórios para definição de políticas públicas para a cultura, solicitamos dos Excelentíssimos Senhores Governador do Estado de Rondônia, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, Prefeito do Município de Porto Velho e Presidente da Câmara Municipal de Porto Velho a imediata aprovação dos Sistemas Municipal e Estadual de Cultura”.
Artistas de todos os segmentos abraçaram a idéia e estão correndo com as listas. Se você ainda não foi abordado para assinar a o Manifesto e está interessado, basta acessar o endereço eletrônico: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=MRC2011
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando