Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 09/10/11



ITINERÂNCIA


Funarte será parceira do Festcineamazônia

O presidente da Funarte – Fundação Nacional de Artes, Antônio Grassi, conheceu o projeto do Festcineamazonia – Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental e demonstrou grande entusiasmo com esse projeto cultural, especialmente com as atividades da itinerância. A Funarte será parceira do Festcineamazônia Itinerante 2012

Um documentário sobre as atividades do Festival foi exibido na sede da Funarte, no Rio de Janeiro. O presidente também recebeu três documentários produzidos pela equipe do Festcineamazonia durante as etapas itinerantes: O Circo do Cinema, Uma Só América e Cinema no Meio do Mundo.

Segundo Grassi, “a Funarte tem o compromisso de atuar intensamente na Amazônia”. Para ele, o Festcineamazônia é referência na região considerando que acontece o ano inteiro com cinema, música, poesia, artes plástica, fotografia e circo. “Num só projeto existem várias elementos culturais e artísticos”, destacou.

Antonio Grassi pretende conhecer o Festcineamazônia acompanhando parte das ações do projeto. Para isso estará ajustando a agenda para abrir espaço para a viagem ao festival.

A etapa itinerante de 2012 será realizada no seguinte roteiro: Município de Porto Velho: Distritos do Eixo da BR – Jacy Paraná, Nova Mutum, União Bandeirantes, Abunã, Fortaleza do Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, Distritos do Baixo Madeira – São Carlos, Demarcação, Nazaré e Calama.

Capitais da Região Norte: Palmas (Tocantins), Rio Branco (Acre), Manaus (Amazonas), Belém (Pará), Boa Vista (Roraima), Macapá (Amapá). Vale do Guaporé – Fronteira Brasil – Bolívia (viagem à Barco): Pimenteiras (Brasil), Mateguá (Bolívia), Pedras Negras (Brasil), Versalles (Bolívia), Santo Antonio do Guaporé (Brasil), Bella Vista (Bolívia), Costa Marques (Brasil). Bolívia: Guayará-Mirim, Cachuela Esperanza e Riberalta. No Peru: Puerto Maldonado, Cusco e Ibéria.

O Festcineamazônia® tem o patrocínio da Oi, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural Oi Futuro, Funarte, CTAV, Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho – SEMED.

 



 

Neste sábado (8), a partir das 16h, no Mercado Cultural acontece o show “Samba, Pagode e MPB” comandado pelo cantor e compositor Beto Cezar.

**********
A programação deste sábado faz parte das comemorações dos 97 anos da criação do município de Porto Velho. Além do Beto Cezar estarão cantando no Mercado Cultural o Bubu Johnson e outros cantores convidados especiais da prefeitura e do Beto.

**********
A atração maior será a apresentação do compositor carioca Marquinho PQD que se apresentou ontem na Fina Flor do Samba e volta a cantar seus sambas hoje no Samba do Beto Cezar.

**********
Vamos ao Mercado Cultural curtir um bom samba na tarde/noite deste sábado.

**********
À noite, a programação cultural prossegue na Praça Aluizio Ferreira com a Associação dos Empregados da Caixa “Eu Faço Cultura”.

********
O Eu Faço Cultura 2011 promoveu a semana cultural em Porto Velho com oficina de percussão gratuita, com os temas Xote e Galope, Maculelê e Samba Rock. Hoje a turma que participou da Oficina recebe o certifica no show com a Banda Marambaia às 20h na Praça Aluizio Ferreira.

*********
O Eu Faço Cultura é uma iniciativa da Federação Nacional das Associações de Empregados da CAIXA (FENAE) que, por meio do Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC), mobiliza, desde 2006, milhares de empregados da instituição. Os colaboradores, empregados ativos e inativos, são, há cinco anos, um dos maiores incentivadores da cultura no país ao destinar ao projeto parte do IRPF devido por meio da Lei Rouanet (8313/1991).

*********
A união dos empregados da CAIXA mobilizou quase 14 mil (número acima do ano passado) empregados que, juntos, captaram mais de R$ 2,8 milhões que serão investidos na execução do projeto ao longo de 2011.

*********
Em Porto Velho a semana termina neste domingo dia 9, com os show do Grupo Exaltasamba, Banda Cheiro de Amor e Banda Marambaia no espaço Talismã 21.

**********
Prosseguindo com a festa para Porto Velho a Agenda Cultural está repleta de atrações. Um dos destaques é o encontro de bois bumbás e quadrilhas dançantes que será realizado neste domingo dia 9, no Teatro de Arena - Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM).

**********
Na realidade a programação começou quinta feira com o show dos Anjos da Madrugada na Seresta Cultural.

**********
Por falar nisso, Os Anjos da Madrugada mostraram que são queridos por muitos em Porto Velho, pois a energia foi embora por volta das 22h no Mercado Cultural na noite de quinta feira passada e o povo não arredou o pé. Ficou esperando a Eletrobrás chegar e sanar o problema, o que durou aproximadamente duas horas. Meia Noite, após cantar parabéns para Porto Velho, o grupo de seresta encantou a todos com um repertório recheado de canções românticas.

*********
Bom mesmo vai ser amanhã (domingo), no Mercado Central, (aquele que fica na Farquar) entre as 9h até o meio dia, o “ressaqueado” vai curtir enquanto degusta uma “Panelada”, apresentação de músicos locais com a pianista Litsia Moreno e Bira de Lima.
***********
As quadrilhas e os bois bumbás começam a se apresentar no anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré a partir das 19h.

*********
Antes de tudo isso, vamos para o samba do Beto Cezar que apresenta hoje show com o Marquinho PQD no Mercado Cultural a partir das 16h.

 


Rondônia na Conferência Rio+20

O Comitê agrega a sociedade civil organizada e, representantes institucionais

Objetivando a participação do estado de Rondônia na Conferência Nacional da Rio+20 em junho de 2012, e por iniciativa da professora e mestra Alba Rodrigues, foi criado no dia 28 de setembro passado, através de seminário específico, realizado nas dependências do Sebrae/RO, o Comitê Estadual para a Rio+20, também chamado de “Cúpula dos Povos”, que tem a função de organizar agendas paralelas em relação ao Comitê Estadual e Nacional. Naquela oportunidade, além dos parceiros Sebrae e Waku’mã Produções e Tuim, participaram da criação do Comitê, a PMPV, Sedam, Associação Kanindé, Associação Metaleiná, Associação Patjamaaj, Ecoporé, MHF, CMP e Unir. A partir do dia 03 de outubro, os trabalhos foram intensificados, com a participação de outras instituições governamentais, iniciativa privada e associações extrativistas de Rondônia, momento em que foram montados os GT’s (Grupos de Trabalho), com a escolha dos coordenadores e eixos temáticos, registrando, que o Comitê não é ONG, Associação, Órgão Governamental, tampouco Empresa Estatal ou Privada. O Comitê agrega a sociedade civil organizada, e, representantes institucionais. Desde a fundação do Comitê ficou convencionado a flexibilização, visando à participação de outras instituições da sociedade civil organizada na formação dos Grupos de Trabalho, para maior abrangência de atuação, e eleição de prioridades que venham contemplar as atividades voltadas a economia (solidária) sustentável, tendo como referência a Agenda 21 (Agenda Positiva), que trata dos assuntos pertinentes à Amazônia. Economia e biodiversidade, são os temas elencados para os estudos e debates ora discutidos, que deverão servir de parâmetro para elaboração de documento com metodologia específica, sendo enviados ao Comitê Nacional, seguindo ao final, para a Organização da Nações Unidas. O Fórum Rondoniense de Economia Solidária para a Rio+20 tem as seguintes adesões; Waku’mã, Sema, Sedam, Semdestur, Kanindé, Coletivo Jovem, Osr, Coopflora, Aguapé, Associação Primavera, Associação Bentivi, Coopex, Asm, Coopermam, Asmorex, Cooseron, Asaex, Asrop, e Inst. Cert. Biodiversidade - ICBIO, além daquelas citadas anteriormente, e, que fazem parte da primeira lista de fundadores do referido Comitê. Após quatro reuniões, o Comitê agendou para o próximo dia 15 um seminário para avançar mais uma etapa, visando a elaboração do documento final, motivo pelo qual, os coordenadores, desde logo, convidam os integrantes do Fórum e parceiros, para as atividades pertinentes. Os detalhes do Seminário serão enviados eletronicamente, para todas as instituições participantes. (AI).
 

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)