Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 10/09/11


 

CARNAVAL 2012

 Lenha na Fogueira 10/09/11 - Gente de Opinião

Diplomatas do Samba apresenta sinopse
 

 Sou Púrpura e Escarlate em tons de
Carmim tema da escola para 2012

 
A escola de samba Os Diplomatas a mais antiga agremiação carnavalesca do estado de Rondônia, comunica aos compositores que a sinopse do enredo: “Sou Púrpura e Escarlate em tons de Carmim” está a disposição e pode ser solicitado através dos telefones Fabiano (69) 9258-2147; Eufrasio (69) 9263-4689; Cantarelli (69) 84011528 e Irailde (69) 81546617. De acordo com o Regulamento do Concurso de Samba Enredo as inscrições pode ser feitas até o dia 20 de outubro de 2011. “Os compositores confirmam a sua inscrição entregando a coordenação: Arquivo contendo o Samba de Enredo e a Letra do Samba de Enredo gravado em CD. Não será cobrada qualquer taxa de inscrição para a participação no concurso”, Informa o presidente Marcel Fabiano.

 

Sinopse

O tema“Sou Púrpura e Escarlate em tons de Carmim” é de autoria dos carnavalescos Dulcineide Alves, Joabe Leão, Mariluce Gonçalves, Irailde Gualter e João Big.

“O vermelho faz parte da cultura humana desde o principio da história da humanidade repleta de significados tantos positivos quanto negativos. Falando historicamente nos deparamos com o uso da cor na pré historia representando a caçada, símbolo do poder de uma época a cor é inserida nas vestimentas dos nobres e considerada a cor dos generais e da burguesia.

Entre símbolos e significados o vermelho, além do poder, representa vitalidade e ambição, está presente nos signos de Áries e Escorpião e tem como palavras chaves a atração, amor, paixão e desejo. Na idade Média,  os homens utilizavam o escarlate para tingir tecidos, preparar cosméticos e como ingredientes culinários”.

Assim os carnavalescos da escola tetra campeã do carnaval de rua de Porto Velho sugerem aos compositores como utilizar a cor vermelha em seus sambas enredos. Apesar de se pautarem apenas no que encontraram sobre o “Vermelho” em arquivos antigos, desprezando a utilização contemporânea da cor que representa a paixão e até na questão do folclore com o bo Garantido de Parintins, o Flor do Campo de Guajará Mirim e o Corre Campo de Porto Velho, além da própria escola de samba que tem como cor principal o vermelho, se assim pensassem os carnavalescos da Diplomatas com certeza,  proporcionariam aos seus admiradores, um carnaval mais regional e em conseqüência mais apaixonante. De qualquer maneira o enredo é sugestivo e com certeza será bastante explorado pelos compositores que se proporem a participar do concurso de samba enredo da escola mais antiga da Amazônia.


Na edição de ontem publicamos na matéria, sobre o abaixo assinado em prol do Movimento Regula Cultura Rondônia, que a jornalista Simone Norberto atuou como mediadora da palestra que aconteceu no dia 11. Erradooooo.

 

*********

A palestra aconteceu no dia 4 ou seja domingo passado.

 

**********

Amanhã dia 11 quem vai atuar como mediadora de uma outra palestra “Utilização dos Espaços Cênicos em Porto Velho”. é jornalista Luiza Arcanjo.

 

**********

Isto posto vamos para outra bronca:

 

*********

“Zé, obstantemente e filologicamentemente, e pelos cabelos de medusa, acredito não ter pronunciado o tal "desfilamento", porém deverasmentemente e como prova do amor gêpê, cito o Michaelis - UOL - desfilamento - des.fi.la.men.to - sm (desfilar+mento2) Ato de desfilar. Então taí. É só buscar no tal "dice-onário" e outros. Por outro lado, obrigado, pois preciso sempre de observações para que apresente sempre um bom trabalho”. Essa quem mandou foi o Lenilson Guedes!. E não foi que sem querer ele acertou na utilização do termo. Valeu “Capitãp”

 

***********

Enquanto isso, no estacionamento do prédio do relógio leia-se Secel, acontece mais uma Feira do Sol.

 

*********

A Feira do Sol reúne a produção dos melhores artesãos de Porto Velho, aliás artesãos de outros municípios sempre aparecem por lá.

 

*********

A Feira do Sol começa às 8 da manhã e vai até as 15h.

 

*********

Agora vamos entrar numa “praia” que não é muita a nossa, mas , que gostamos muito que é a política partidária.

 

*********

Lendo a coluna “Sem Papas na Língua” do amigo Carlão Esperança me deparei com uma opinião do grande articulista, dizendo que o prefeito “não tem um nome de peso para emplacar”.

 

*********

Está o colunista se referindo a candidato a canditato a prefeito de Porto Velho nas eleições do próximo ano.

 

*********

Discordo em gênero, número e grau da opinião do Carlão. Roberto Sobrinho se souber escolher tem sim um nome bom e capaz de ganhar a eleição, apesar do desgaste do PT provocado por oito anos no poder municipal.

 

***********

Na minha humilde opinião, depois que o PMDB “defenestrou” a possibilidade do deputado Zequinha Araujo sair candidato a prefeito; Depois que a Daniela tirou o Garçon da parada; Depois que o Davi Chiquilito desistiu da candidatura e da desistência do Emerson Castro,

 

**********

Roberto Sobrinho está à vontade para emplacar um candidato a prefeito e ainda ganhar de lavada o pleito em 2012.

 

*********

Entre seus trunfos citamos a ex senadora Fátima Cleide que está muito bem nas pesquisas e a deputada e presidente do PT Epifânia Barbosa

 

*********

Acho que os demais candidatos a canditados pelo PT citado pelo Carlão em sua coluna, não emplacam. Nem o deputado nem seu cunhado vereador.

 

*********

O povo de Porto Velho está cansado de refrigerante sem gás, de vendedor de carro sem partida e de pecuarista sem fazenda.

 

**********

Pelo que vi nos búzios, vai surgir um nome novo que vai ser como o Roberto no primeiro mandato, Saiu do Zero para a vitória.

 

*********

Melhor do que esse escriba para prever futuro através das cartas, é o Zé de Nana seringueiro “veio” cansado de guerra, que até hoje não conseguiu reconhecimento como “Soldado da Borracha”.

 

*********

Bom, deixando de lado o que não é da minha “praia”.

 

**********

Voltamos ao normal, se é que algum dia isso aqui foi considerada uma coluna normal.

 

*********

Convidamos os amigos a participarem do Subsolo – Arqueologia do teatro Portovelhense que vai acontecer a partir das duas horas da tarde no Cine Sesc Esplanada. Se você não quer sair de casa, acessa o site WWW.ro.sesc.com.bre entra no blog do Festival Giratório e assiste com direito a interagir via Internet.

 

*********

A noite é comparecer ao teatro 1 e curtir uma boa peça de teatro.

 

********

Se não, vai pra Roda de Samba do Beto Cezar que começa às 15h no Mercado Cultural.


MPF/RO

Concurso de Redação

Estudantes das escolas públicas do ensino médio podem se inscrever até o dia 21 de outubro

“O Ministério Público Federal e sua importância para a sociedade”. Este é o tema do 1º Concurso de Redação do MPF em Rondônia. Idealizado pelo procurador-chefe da instituição, Reginaldo Trindade, o concurso tem por objetivos fortalecer a cidadania nos adolescentes, fomentar a reflexão e o conhecimento acerca das atribuições e da importância do Ministério Público Federal na sociedade e despertar os estudantes para o debate sobre o tema. “Com este concurso queremos aproximar ainda mais o Ministério Público Federal da sociedade. A classe estudantil merece toda a nossa atenção por ser a base da sociedade que teremos num futuro próximo”, disse o procurador da República Reginaldo Trindade. Estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do nível médio de escolas públicas situadas em Porto Velho podem participar do concurso. As inscrições vão até 21 de outubro e as redações serão feitas pelos alunos no dia 20 de novembro, em local a ser definido pelo MPF/RO.

As avaliações das redações serão realizadas no período de 21 a 28 de novembro pela banca examinadora presidida pelo procurador-chefe e composta pelos servidores do MPF/RO Luíza Archanjo, Marcelo Xavier da Silva, Claudinéa Guatura e Pedro Sampaio Carvalho, além do analista em redação do Ministério Público Estadual, Pedro Vilarim. Eles avaliarão a pertinência temática; originalidade e criatividade; coesão e coerência; uso da gramática; e vocabulário.

A divulgação das notas ocorrerá no dia 30 de novembro, na sede do MPF/RO, localizado na Avenida Abunã, 1759, Bairro São João Bosco, em Porto Velho. A premiação das três melhores redações será no dia 14 de dezembro, com a entrega de um notebook para o primeiro lugar, um netbook para o segundo colocado e uma câmera fotográfica digital para o terceiro premiado. O regulamento completo do concurso está disponível no endereço http://goo.gl/UWfL4 (AI)


DEBATE

Subsolo, Sub-Estação e Mesa Giratória

A programação paralela do Festival Palco Giratório do Sesc apresenta neste final de semana: Subsolo - Arqueologia do Teatro Portovelhense – Hoje a partir das 15h no Cine Sesc Esplanada. Os grupos “Diz Farsa”; Sem Nexo Complexo e a Cia de Artes Fiasco estarão registrando suas histórias através de perguntas elaboradas pelos jornalistas Silvio Santos e Rose Viegas. Esse evento pode ser acompanhado on line para tanto, basta entrar o site www.ro.sesc.br.com e clicar o link do blog do festival.

Sub-Estação

Hoje também acontece o Sub-Estação - Uma proposta pioneira das artes cênicas em Rondônia. Atravessa o tempo-espaço partindo dessa ideia que a própria etimologia se estabelece como secundária para transpor um novo valor de significação da representação, ou seja, é uma proposição de criação de um território sub, off, DES, para proporcionar uma nova relação com a arte e seus desdobramentos.

A partir das 23h59 a Cia Cacos de Teatro vai apresentar a performance Romeu Jukebox na área de convivência do Sesc Esplanada para maiores de 18 anos.

Palestra

Amanhã dia 11 às 15h, a jornalista Luiza Arcanjo atua como mediadora da Palestra: “Utilização dos Espaços Cênicos em Porto Velho” no Cine Sesc Esplanada com a participação dos seguintes convidados: Altair dos Santos Lopes – Presidente da Fundação de Cultura de Porto Velho – Iaripuna - Teatro Municipal de Porto Velho• Maria de Fátima Ferreira de Oliveira – Secretária Municipal de Educação – Teatro Banzeiros • Francisco Leilson - Secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Rondônia – Teatro Estadual de Rondônia • Waldiney Resky – Representante do Cine Teatro Resky • Beto Bertagna – Superintendente do IPHAN –Teatro de Arena do C.E.F.M.M. • Josenir Dettoni – Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da UNIR – Teatro da UNIR • Fabiano Barros – Coordenador de Cultura do SESC – Teatro 1 do Sesc • Luiz Carlos Marques – Diretor do Sest/Senat – Teatro do Sest/Senat.

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)