Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 11/10/11


Lenha na Fogueira 11/10/11 - Gente de Opinião

Eita final de semana bom em se falando de eventos culturais.

**********

Começou com a Seresta que contou com o show dos Anjos da Madrugada no Mercado Cultural na quinta feira dia 6. Apesar do problema com a energia, o público não arredou o pé da praça Getulio Vargas enquanto as músicas românticas interpretadas pelo grupo liderado pelo Zé Monteiro não foram cantadas.

************

Heitor Almeida idealizador do Projeto Seresta Cultural, já está com outro Projeto em andamento, desta vez conta com a parceria da cantora Alciréia e seu marido Dr. Calmon.

***********

O novo projeto do “Faca” tem como objetivo, a formação do Grupo da Velha Guarda dos Sambistas de Porto Velho. Já confirmaram presença Antonio Chagas Campo - Cabeleira, Waldemir Pinheiro da Silva – Bainha, Oscar Knightz, Silvo Santos, Pedro Silva, Carlinhos Maracanã, Edson José Caula entre outros. Domingo que vem acontece o primeiro encontro dessa “Velha” Guarda na antiga boate Enigma.

************

Bom, estou querendo falar mesmo é da programação cultural do final da semana que passou. Sexta feira foi à vez do Marquinho PQD (bom compositor carioca), se apresentar dentro do Projeto do Ernesto Melo “A Fina Flor do Samba” com o Mercado Cultural repleto de amantes do bom samba. O responsável pela vinda do Marquinho PQD a Porto Velho foi o também compositor e cantor Beto Cezar. Tudo por conta do aniversário de 97 anos de Porto Velho.

************

Sexta feira também aconteceu à apresentação dentro do Projeto Cinco e Meia, do cantor Gilson Maciel o show foi no Bar Amarelinho na Baixa da União. Muita gente prestigiou a apresentação. Quem mais vibrava com o repertório do Gilson era o auxiliar do Bubu Cleverson Santana o popular Buchada da Secel.

**********

Ainda na sexta feira, Silvinho apresentou o espetáculo musical “Filho de uma história” no Projeto Cesta Musical do Sesc. As pessoas que parcialmente lotaram o Teatro 1 do Sesc Esplanada saíram elogiando o show do filho do “Cara de Paca”.

***********

O show “Filho de uma história” foi tão comentado, que o presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes o Tatá procurou o Silvinho e o convidou para apresentar o show na Seresta Cultural quinta feira dia 20 deste mês. Segundo Tatá o show entra na programação das festividades alusivas aos 97 anos da criação do município de Porto Velho. Valeu Tatá!

***********

Sábado na Praça Aluizio Ferreira o pessoal da Banda Marambaia fez show e entregou certificado da oficina de percussão ministrada pelos seus integrantes a jovens da Zona Leste de Porto Velho.

***********

Sábado à tarde, o Beto Cezar e seu samba do Mercado Cultural contou com a participação do compositor Marquinho PQD do Rio de Janeiro e o Mercado fiou lotado de sambistas de verdade.

***********

E teve o aniversário da casa de pagode Takanã do meu amigo Fernando Chapéu. No Takanã tinha gente saindo pelo ladrão. Era carro desde a Almirante Barroso. O Takanã fica na rua Jacy Paraná com a Brasília quase um quilometro distante da Almirante. Por aí você tira como estava lotado o ambiente. Parabéns ao Takanã.

***********

Domingo teve o Sonora Brasil no Sesc Esplanada cm show do Quarteto Colonial.

***********

Só não foi melhor, porque meu Vasco da Gama deixou de ganhar e em consequência, perdeu a liderança do Brasileirão. Só até a próxima quinta feira!

***********

Na próxima sexta feira dia 14, vai acontecer na Praça Marechal Rondon mais um show “Acordes na Praça” com os músicos: Telemaco Farias, Júnior Lopes, Allan Prestes, Dárlys e outros.

**********

Amanhã tem a festa de Nossa Senhora Aparecida na minha cidade natal São Carlos do Madeira. Você é nosso convidado!


CRÔNICA

De filho para pai, no tempo do quintal

Por: João Carlos Alves (*)

Foi emocionante ver e ouvir a homenagem de um filho para seu pai. Contando em detalhes sua veia musical e origem, Silvio José ou simplesmente Silvinho, emocionou a todos que estiveram na última sexta feira no teatro um do SESC.

O repertório foi escolhido sem que ninguém soubesse, apenas os músicos, daí o motivo de algumas lágrimas do homenageado.

Silvinho lembrou os amigos que freqüentavam o Quintal, esse foi o mote o Quintal, nem o Sílvio Santos sabia que o seu filho, ouvia tudo e guardou durante tantos anos, as histórias que ouviu.

Lembrou do tio Manelão, com sua imensa alegria, do Zé Carlos olho de gato, e quase conta o que ouviu, falou do Torrado e do grande Babá.

Uma viagem pelo tempo, que por obra do divino pudemos ouvir, com o homenageado presente, ali, vivo, cantando e chorando.

Poucos sambistas têm a oportunidade de ver sua obra continuada em vida, em Porto Velho se não me falha a velha memória, me parece que só o Silvinho deu continuidade ao trabalho do pai.

Silvinho passeou por boleros, marchas, samba de enredo e pelo brega, lembrou de como cada música foi surgindo naquele Quintal, frase por frase, melodia por melodia.

A família se fez presente, muitos amigos como Hiran Brito Mendes, sorria e também fazia uso do lenço, pois muitas daqueles história ele vivenciou.

Quando silvinho chamou o pai ao palco a coisa ficou vermelha, ele não sabia que iria cantar com o filho.

Aí silvinho conta a história de quando o Silvio bebia, e foi emocionante, fez o velho lembrar-se do feito para parar, foi pela filha Aline, e ele cantou. (graças a deus eu estou recuperado).

Teresa, responsável por tudo, Aline, Silvinho, Manelão, Hiran, Maracanã, e tantos outros amigos, era só lágrimas de felicidade de ver seu pequeno menino, no palco homenageando o pai.

Foi para mim nos meus 59 e meio de vida, um dos momentos mais bonitos que vivi em termos de homenagem, como já disse, em vida, foi prá chorar.

Parabéns aos brilhantes músicos, arranjos perfeitos para xote, baião, harmonia impecável no Sax, violão balançado perfeito, percussão, em mãos de quem sabe, né Bira e Bia.

Esse trabalho precisa ser mostrado de novo, tivemos uma sexta, bastante concorrida, merece apresentação em outro espaço, precisa ser visto por mais amantes da boa música, da homenagem de um filho para seu pai.

E como diz o poeta Adaídes (Dadá) dos Santos:

...Ser poeta nesta terra/Terra do velho porto/É como cantar marchinha/No dia do senhor morto/Por que falar de tristezas/Por que falar só de morto/Se o que eu trago no jeito/Quase tudo é desse porto.
Parabéns Silvio Santos, pelo filho Silvio José!!!!!!

(*) Carlinhos Maracanã.- Agitador Cultural e amigo da família

 

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)