Sábado, 12 de maio de 2012 - 09h20
CURTADOC
Farra do boi e corrida de pombos
A relação entre humanos e animas é tratada em Bicho-Homem, episódio do CurtaDoc que será exibido na terça-feira, 15 de maio, às 21h, no SescTV, com reprises na quarta-feira (16), à 1h e no sábado(19) às 22h. O professor de cinema Alfredo Manevy comenta o tema e os dois documentários selecionados: Farra do Boi (1991), de Zeca Pires e Norberto Depizzolatti e De volta para casa (2010), de Richard Valentini. Ambas as histórias acontecem no litoral de Santa Catarina, a primeira revela a tradição polêmica da farra do boi, enquanto a segunda registra um esporte curioso com pombos.
O CurtaDoc é uma realização da produtora catarinense Contraponto com direção de Kátia Klock. A série, em sua segunda temporada, faz um panorama da produção de curtas-metragens no gênero documentário, em episódios semanais com uma hora de duração. Os curtas são comentados por produtores, cineastas e pesquisadores e discutem os mais variados assuntos da cultura brasileira. Os filmes exibidos também estão disponíveis na íntegra no www.curtadoc.tv.
Farra do Boi, de Zeca Pires e Norberto Depizzolatti, aborda a polêmica em torno desta manifestação cultural em Santa Catarina. Traça um breve histórico mostrando opiniões contrárias e favoráveis, com depoimentos de pescadores, historiadores, jornalistas, da psicóloga Nise da Silveira e da atriz Lucélia Santos. O curta é dividido em quatro partes: origens, preparativos, tribunal e farra.
Em De volta para casa, de Richard Valentini, o foco é uma corrida de pombos-correio que acontece todos os anos na Grande Florianópolis. Mostra também o Campeonato de Columbofilia, realizado na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, em que 1.500 pombos-correio são soltos para cumprir um trajeto de 800 quilômetros. O documentário registra o dia a dia e os desafios dos criadores e como a população da região se relaciona com esse esporte exótico.
O programa encerra com o quadro Curtas Palavras. Nessa edição, os cineastas Gilberto Scarpa, Jorge Oliveira e Gualberto Ferrari opinam sobre a produção atual de documentários.
O canal SESCTV está disponível para todo o Brasil pela TV por assinatura, pelo sistema DTH: Sky (canal3), Oi TV (canal 28), GVT (canal 228) e CTBC (em diferentes números de canais) e em mais 77 operações de TV a cabo em todo o território nacional.
Ao lado de artistas, crianças e músicos, Fafá de Belém participa de movimento de combate à pedofilia, no próximo domingo (13), no intervalo da final do jogo entre Fluminense e Botafogo, no Engenhão (RJ)
**********
A cantora Fafá de Belém, Embaixadora da Campanha Nacional de Enfretamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, lidera, neste domingo (13), Dia das Mães, mais uma ação em prol da causa. Junto com ela, crianças, adolescentes e artistas, entram em campo carregando uma grande bandeira, no intervalo do jogo final entre Botafogo e Fluminense, no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e marca o início das atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio).
***********
Fafá de Belém recebeu o convite para o posto de Embaixadora diretamente da ministra de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário. No lançamento da campanha, em fevereiro deste ano, a cantora lembrou que "as crianças e adolescentes são alegres e receptivos. Tem gente que se aproveita disso para roubar deles a alegria de toda uma vida”. Na ocasião, Fafá fez um apelo à sociedade “achou uma situação estranha, denuncie. Não vamos pecar por omissão".
*********
O objetivo do movimento é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de protegermos crianças e adolescentes contra a violência sexual, crime que alcança 1/3 de todas as denúncias de violações dos direitos desse segmento da população, de acordo com dados do Disque 100.
***********
A iniciativa da SDH/PR é resultado de parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e tem o apoio da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, do Botafogo de Futebol e Regatas, do Fluminense Football Club, do Instituto Marista de Assistência Social e do Grupo Atitude.
*********
Ótima atitude!
**********
Por falar em festividade.
**********
Tem um pessoal em Guajará Mirim que está criando o Boi Bumbá Chateadinho – O Verdinho da Pérola do Mamoré.
**********
Na realidade trata-se de um grupo muito grande de pessoas que está “Chateado” com o que está acontecendo dentro da diretoria de cada grupo.
*********
É tanto disse-me-disse que muitos dos simpatizantes dos dois grupos, resolveram externar seus protestos contra os fatos que podem influir na realização ou não do Duelo na Fronteira este ano.
**********
Por outro lado, nossas fontes “mamoreanas” nos dão conta, que uma outra turma, criou o Boi Bumbá “CORAJOSO” ou “FURIOSO”.
*********
Já o pessoal do contrário quer saber, com qual Boi irão disputar o título de melhor no Duelo na Fronteira este ano, caso o Festival aconteça.
*********
Se com o Boi Azul Escuro dirigido pelo Léo, Silvio e Cia.
**********
Ou com o Boi Azul Claro formado pelos dissidentes do Malhadinho do Cleiton e do Peta.
*********
As fontes dão conta que o “Corajoso” faz parte da torcida “GARRA” recém criada pelos que não concordam com a atual diretoria do verdadeiro Boi Malhadinho.
**********
Uma coisa é certa, em virtude de tanta “confusão”, o Festival está ameaçado de não acontecer por falta da apresentação da prestação de contas da diretoria anterior do Malhadinho.
***********
Inclusive ontem a noite 11, aconteceu reunião para decidir sobre qual realmente será o nome do novo grupo, se “Corajoso” ou “Furioso”.
***********
Conversamos com o Peta via telefone e ele nos garantiu que não tem nada a ver com a criação do novo Boi e nem quer mais saber desse negócio de Boi Bumbá. Tá bastante chateado o Josias.
**********
Por outro lado, a pedido do ex-secretário de cultural Dayan Saldanha, o prefeito Atalibio vai convocar a presença do diretor Silvio do Malhadinho e da vice presidente do Flor do Campo Ivete para ver se conegue uma conciliação entre os dois grupos, já que os dois dirigentes não se “bicam” de jeito nenhum.
***********
Tudo isso acontecendo e eu aqui no jornal fico sabendo... É como dizia o cabo Ramos “É conversar com quem sabe e beber com quem paga”.
************
Ontem no gabinete do secretário da Secel, aconteceu uma reunião que deve ter sido muito importante, já que estavam presente o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, o presidente da Fundação Iaripuna Tatá a Gerente de Cultura da Secel Bebel e a deputada estadual Epifânia Barbosa.
**********
O negócio foi para assinarem convenio de uma emenda da deputada em favor da Fundação Cultura Iaripuna.
**********
Será que é a emenda em favor das Escolas de Samba que se refere a aplicação de Oficinas de aprimorarão da mão de obra carnavalesca e até de oficinas para formação de Julgadores de Escolas de Samba?
*********
Legal a preocupação da Epifânia em colocar emenda a favor das nossas entidades culturais.
*********
Neste sábado a diretoria do Boi Bumbá Corre Campo se reúne, para definir sobre o desenvolvimento do tema e a apresentação dos personagens que estará defendendo as cores vermelha e branca no Flor do Maracujá deste ano.
**********
Hoje acontece o lançamento do DVD do sambista Marquinho do Cavaco. A festa vai acontecer no Consensual.
*********
Que todas as Mães sejam felizes! Que Nossa Senhora Mãe de Jesus abençoe a todas. FELIZ DIA DAS MÃES!
EVENTO
Prefeitura coordena 10ª Semana Nacional de Museu
Museus em um Mundo em Transformação – Novos Desafios, Novas Inspirações é o tema deste ano
A prefeitura de Porto Velho através da Fundação Cultural Iaripuna, coordena a partir da próxima segunda feira dia 14, a 10ª Semana de Museu. A programação está marcada para acontecer no Armazém nº 2 as Estrada de Ferro Madeira Mamoré local que abriga exposição de peças e fotografias da Ferrovia que está completando 100 anos de sua inauguração.
A Semana Nacional de Museus este ano tem como tema: “Museus em um Mundo em Transformação – Novos Desafios, Novas Inspirações”e vai acontecer de 14 a 20 de maio com atividades das 8h00 as 12h00.
A programação inicia segunda feira as 8h00 com o Eixo Temático: Centenário, Patrimônio, Acervo e Memória com o lançamento do livro: Catálogo – Acervo do Museu Ferroviário da Professora Yedda Borzacov.
A partir de terça feira a programação é a seguinte:
DIA 15/05/2012
Mesa de diálogo - Tema: Centenário, Patrimônio, Acervo e Memória - Palestrante Professor e Arquiteto Giovani do IPHAN e Professor da Unir: Edinaldo Bezerra Freitas.
DIA 16/05/2012
Tema: Painel de Exposições Fotográficas e Documentários. Palestrante: Luiz Brito (documentarista fotográfico). palestrante: Carlos Levi (produtor cultural)
DIA 17/052012
Tema: Música, Poesia e Patrimônio Cultural. Palestrante Professor e Músico Rubens Vaz – Binho. Palestrante: Professor e Poeta Jean Ricardo Medeiros de Souza
DIA 18/052012
Tema: Cem Anos Entre Trilhos, Reconhecimento, Saber e Memória. Palestrante: Anísio Gorayeb. Palestrante: Professor e Historiador Francisco das Chagas Silva.
DIA 19/05/2012
Café Cultural - Tema: Visita Guiada: olhar,conversa e prosa no complexo da estrada de ferro Madeira Mamoré – E.F.M.M Guias: Paulo e Ray
DIA 20/05/2012
Por Do Sol Cultural - Palestra:Agradecimentos, Perspectivas e Desafios - Altair dos Santos Lopes – Presidente da Fundação Cultural Iaripuna.Atrações Culturais: musica regional, dança popular, capoeira egrupo de dança.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando