Terça-feira, 12 de julho de 2011 - 07h15
FLOR DO MARACUJA
Resultado final da 30ª Mostra
Com um super espetáculo pirotécnico e o show musical de Paulinho Rodrigues e Banda Waku’mã, foi encerrada a 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá. O secretário da Secel Francisco Leilson Chcão, fez discurso de agradecimentos aos que colaboraram com o sucesso da festa, em especial aos grupos folclórico “Que souberam valorizar nosso esforço”.
A coordenação da Comissão de Apuração e Premiação comandada pela Gerente de Cultura Bebel, durante a solenidade de encerramento, divulgou a classificação que informa os grupos vencedores e os que foram rebaixados para o grupo de acesso.
Classificação Geral
Boi Bumba
Corre Campo – 640,2 (campeão)
Diamante Negro – 639,2 (2º lugar)
Az de Ouro – 634,4 (3º lugar)
Tira Teima – 607,8 (4º lugar)
Vencedor – 599,7 (5º lugar)
Marronzinho – 598,2 (6º lugar)
Boi Mirim
Brilhantinho – 623,6 (campeão)
Mimosinho – 623,3 (2º lugar)
Estrelinha – 616,9 (3º lugar)
Veludinho – 609,2 (último lugar)
Quadrilha Adulta
A Roça é Nossa – 413,9 (campeã)
Girassol das Três Marias – 413,5 ( 2º lugar)
JUABP - 413,4 (3º lugar)
Rádio Farol - 413,1 (4º lugar)
Rosa de Ouro – 405,1 (5º lugar)
Rosa Divina – 404,0 (6º lugar)
Arrasta Pé de Matutos – 402,1 (7º lugar)
Flor da Primavera – 397,8 (8º lugar)
Arrasta Pé de Candeias – 397,2 (9º lugar)
Cabuletê – 397,0 (10º lugar)
Matutos do Triângulo – 396,5 (11º lugar)
Mocidade Junina - 391,5 (12º lugar)
Forte Príncipe – 371,8 (13º lugar)
Nação Caipira – 364,9 (14º lugar)
OBS – A quadrilha Mocidade Junina recebeu dos jurados 401,5 pontos, mas, como não retirou uma alegoria da área do arraial, foi punida com menos 10 pontos ficando com 391,5
As quadrilhas Forte Príncipe e Nação Caipira voltam a disputar as eliminatórias no grupo de acesso que devem acontecer ainda este mês, no Arraial do Esperança da Comunidade.
Quadrilha Mirim
Rádio Farol – 405,4 (campeã)
Rodopio do Nacional – 397,2 (2º lugar)
Matutinhos do Triangulo - 389,4 (3º lugar)
Matutinhos da Princesa – 388,9 (4º lugar)
A Roça é Nossa – 383,3 (5º lugar)
Arrasta Pé de Candeias – 382,6 (6º lugar)
Rosa Divina – 382,5 (7º lugar)
Rosa de Ouro – 377,8 (8º lugar)
Matutos da Nova Estação – 336,1 (9º lugar)
OBS: As quadrilhas Rosa de Ouro e Nova Estação descem para o grupo de aceso
A festa folclórica acabou, mas, os “causos” a serem resolvidos continuam latentes.
***********
Falando sério, foi o melhor Flor do Maracujá em termos de iluminação, apresentação dos grupos, cumprimento do horário, decoração, enfim de organização,
**********
O secretário Chicão e sua equipe estão de parabéns pela parte que lhe coube.
********
Só não podemos dizer o mesmo da sonorização.
**********
Aliás, os amigos lembram que até elogiei a sonorização do Kaka Erse Mendes.
**********
Só que alguns músicos das bandas de forró e dos grupos folclóricos que se apresentaram no Flor do Maracujá me procuraram e alguns até chegaram a me questionar: “Tá ficando doido Zekatraca, escrevendo que o som do Maracujá está bom”. Sério como eu não havia percebido que as bandas de forró não estavam gostando da sonorização do arraial.
*********
Devo explicar que a turma reclamava não da aparelhagem (que é de primeira) do Kaká.
*********
Reclamavam dos técnicos que estavam operando as mesas de som.
**********
Principalmente do cidadão que estava operando a mesa que ficava no palco. O cara além de ser “boçal” não respeitava ninguém.
**********
Esse moço maltratou não só os ouvidos do público, mas, abusou da paciência dos dirigentes dos grupos folclóricos, quando esses exigiam mais qualidades na sonorização.
**********
O cara não sabe mixar nada, acho que confunde mixar com “mijar”.
*********
Entre os grupos que foram “descaradamente prejudicados pela falta de qualidade na mixagem do som, citamos a Rádio Farol.
**********
Por vários momentos a quadrilha do Severino ficou dançando praticamente sem som nos chamados “PAs”, só ficava o som do palco (retorno).
*********
O som do microfone do Amo do boi Diamante Negro também falhou muito e assim foi com vários grupos.
**********
Vejam bem, não estamos aqui criticando a aparelhagem de som do Kaka, estou dizendo que o técnico responsável pela mixagem do som, é que não é devidamente habilitado.
**********
Tanto que por causa dessa falta de profissionalismo, a empresa pode perder o contrato do Festival de Guajará Mirim - Duelo da Fronteira. Aí Kaká troca imediatamente esse cara.
*********
Será que a falta de capricho na qualidade da sonorização, foi de propósito, na tentativa de jogar a organização e principalmente o secretário da Secel contra os grupos e o povo.
**********
Se foi essa a intenção, o tiro saiu pela culatra, pois, todos os dirigentes de grupos folclóricos sabiam que a Secel não tinha nada a ver com a contratação da sonorização.
**********
Por isso escrevi acima, que a equipe da coordenação foi ótima na parte que lhe coube.
**********
A quadrilha A Roça é Nossa campeã da 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás dentro dos critérios de julgamento da Confederação Brasileira de Grupos de Quadrilhas mereceu o título.
**********
É como diz o presidente da quadrilha Rosa Divina Roberto Matias: “Em Porto Velho existem três tipos de quadrilha: A Cearense (Roça é Nossa e Arrasta Pé de Matutos); a inventada aqui (Rádio Farol e Juabp) e a autentica de Porto Velho (Rosa Divina e Triângulo)”
*********
Como os jurados vieram do Acre e viram como os jurados julgaram as quadrilhas que participaram do Festival Nacional que aconteceu ano passado em Rio Branco cujo regulamento beneficia o estilo de quadrilha dançada no Nordeste. A Roça é Nossa deu de lapada na Rádio farol e na Juabp.
**********
A turma da quadrilha Cabuletê, questionou a nossa pesquisa, porque não colocava a quadrilha em boa classificação.
**********
Colocava sim amigos! É só procurar ler a coluna do dia sete (quinta feira passada), na qual dava o seguinte resultado: 1º lugar Quadrilha Arrasta Pé de Candeias, seguida da Arrasta Pé de Matutos, Rosa Divina, Rosa de Ouro, Flor da Primavera, Gira Sol das Três Marias, Cabuletê, Forte Príncipe e Nação Caipira.
**********
Na classificação final vocês só ficaram na frente da Triângulo (que merecia melhor classificação), Mocidade Junina (porque foi punida com menos 10 pontos).
**********
Gostaria apenas de saber aonde foi que o boi Vencedor errou tanto, para ficar em penúltimo lugar! Só não ficou em último, porque o Marronzinho deixou de apresentar o quesito “Doutores”.
*********
Vamos encerrar parabenizando mais uma vez, a equipe de coordenação da 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás na pessoa do secretário Francisco Leilson Chicão.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando