Terça-feira, 12 de novembro de 2013 - 05h03
Hino do Asfaltão é do Toninho
“Eu não aguento, eu não aguento não, ver nossa cultura de pires na mão”. Comesse refrão (de virada), o samba da parceria Toninho Tavernard e Marquinhos do Cavaco conquistou a preferência dos jurados na noite do último sábado 09, durante o concurso do samba enredo da Escola de Samba Asfaltão para o carnaval de 2014.
Sete parcerias participaram da disputa, que aconteceu na sede social do Sindsef. Rudi Prado que teve o samba defendido pela cantora Priscila e pelo cantor Hudson Mamed; Eduardo Tavernard e Anderson Machado defendido pelo Walfredo da Esquina; Bainha, Oscar e Zé Baixinho defendido pelo Marcelo Luna; Pastoras Cristina, Léia, Silvia, Vanilce e Wilma com os interpretes Jânio e Sabirila; Mávilo Melo e Waldison Pinheiro defendido pelo Waldison; Fina Batuca Thoba, Danilo e Eduardo defendido pelos próprios e Toninho Tavernard e Marquinhos do Cavaco defendido pelo Toninho.
Vamos tentar fazer uma analise sobre o samba de cada parceria: Rudi Prado - Apesar da boa letra, a melodia ficou muito longe do pique de um samba enredo, por isso ficou em último o lugar; Pastoras -Que me desculpem as meninas que por capacidade, já colocaram dois sambas na avenida. Na minha humilde análise o samba deste ano foi o pior já produzido por elas (ficou em sexto lugar); Eduardo e Anderson - Estava mais para samba de empolgação e por isso ficou em quinto lugar. Trio de Ouro (Bainha, Oscar e Baixinho) - Talvez por ser integrado por compositores consagrados no naipe samba enredo e por isso são mais exigidos pelo público e jurados, o samba apresentado tinha ótimo refrão, mas, para avenida é daqueles considerado “pesado”, não empolgou os jurados e terminou em quarto lugar; O samba da dupla Mávilo Melo e Waldison Pinheiro - Estava sendo considerado por quem já o havia escutado como dos melhores, porém, talvez por em determinado verso apresentar o que os entendidos em samba enredo chamam de, ter que “enrolar" a língua para cantar, ficou apenas com o terceiro lugar. Enquanto isso, os meninos da Fina Batucada -Quase conquistam a maioria dos jurados, não fosse um dos interpretes desafinar em terminado trecho da música, quem sabe chegariam lá, o samba é muito bom. Disse talvez para o samba da Fina Batucada! Porque quando o Toninho Tavernard - Começou a cantar seu samba em parceria com o Marquinhos do Cavaco, foi como uma ducha de água fria caindo da cabeça das demais parcerias, pois, é um samba que já nasceu campeão, tanto que não foi contestado por nenhum dos concorrentes.
A escola de samba Asfaltão vai dar trabalho para as concorrentes no carnaval de 2014, principalmente no quesito Samba de Enredo.
Porto Velho, Teu Valor Cultural é a Riqueza e o Brilho do Meu Carnaval;
De: Toninho Tavernard e Marquinhos do Cavaco
Eu não aguento, eu não aguento não,
Ver nossa cultura de pires na mão [Refrão]
Eu vou cantar, eu vou
E junto com o meu povo festejar
Meu Tigre é só emoção
Porto Velho, uma lenda, uma paixão
Entre histórias e mistérios, surge a minha inspiração
Cultura, folclore e riqueza, a mãe natureza
Abençoou este rincão.
O Caiari, a Diplomatas, Castanheira desfilavam
Em homenagem a cultura popular
No Boi Bumbá, o Corre Campo e o Az de Ouro
Rádio Farol iluminando quem brinca no Flor do Maracujá
Salve a Mãe Esperança
Em sua elegância a nos abençoar
Sarava,Oxóssi, o batuque vai pegar
Caô, Xangô, salve a Rainha iemanjá (B I S)
No encanto dessa poesia.
Mamoré a ferrovia o mundo ouviu falar
E o brilho forte e cintilante,
Rio Madeira fascinante
Vem a fome saciar
O banho nos igarapés
A brincadeira de criança, na roda de ciranda
Minha escola vem mostrar
Pra ser feliz não tem idade
Como é linda esta cidade
E o povo do lugar [Eu não aguento...]
Com a realização do concurso que escolheu o samba enredo das escola de samba Asfaltão, cujo escolhido pelos jurados foi o samba da parceira Toninho Tavernard e Marquinhos do Cavaco, as coisas passam a ficar mais claras.
********
Agora os compositores que estavam se “escondendo” ou utilizando “laranjas”, como autores de seus sambas para outras escolas, já podem mostrar a cara.
*********
Acontece que o regulamento da escola de samba Asfaltão recomenda as parecerias, que não assinem samba de outra escola de samba para o mesmo ano. Diz que o vencedor do concurso tem obrigação de se dedicar única e exclusivamente a defender o samba da escola, ficando impedido de participar de outra agremiação como compositor.
********
Assim sendo, duas parcerias que estavam participando do concurso do Asfaltão deixaram de assinar seus sambas que serão cantados por outra agremiação no carnaval do próximo ano.
********
Pra quem não sabe ou não se lembra, o compositor Mávilo Melo é o autor do samba da escola Acadêmicos do São João Batista para o carnaval de 2014. Acontece que ele queria mesmo era colocar um samba da escola Asfaltão escola a qual pertence há muito tempo e tem parceria com o Waldison Pinheiro. Aí concordou que o Walci do Cavaco, Pai Beto e Banana Split assinassem como autores do samba da azul e branco. Se o Mávilo quiser pode assinar o samba da João Batista agora, pois não tem mais compromisso com o Asfaltão.
********
O compositor Bainha também está livre para assinar o samba da escola Acadêmicos do Armário Grande. Até sábado, ele ainda estava em dúvida se assinava o samba da escola da família Davis, pois, poderia ganhar com seus parceiros Oscar e Zé Baixinho o samba do Asfaltão.
********
Com a parceria ficou fora do samba da escola do Tigre agora pode assumir de vez o samba do Armário Grande. Inclusive o Bainha cantou um pedaço do samba pra mim lá na sede do Sindsef sábado passado, no intervalo da divulgação do resultado do concurso do Asfaltão. Acho até que o Bainha sentiu que seu samba não seria o escolhido e começou logo a divulgar o samba do Armário Grande que por sinal, pelo menos a parte que ele cantou pra mim é muito bom!
********
Já pensou se o Armário Grande ganhar o carnaval com o samba do Bainha?
*******
Por falar em carnaval, o presidente da Fesec Rogério Nunes garantiu que os desfiles das escolas de samba no carnaval de 2014 irão acontecer mesmo, no Parque dos Tanques.
********
Pelo menos, disse Rogério, “A Jória me disse que conversou com a Eluane superintendente da Secel, que lhe tranquilizou quanto a liberação do Parque dos Tanques para a realização dos desfiles das escolas de samba em 2014.
********
O carnaval no próximo ano, além dos desfiles das escolas de samba e dos blocos de trio elétrico, está caminhando para a volta do chamado “Carnaval do Povo”, este projeto com outro nome é claro, está em discussão dentro da Fesec, falta apenas fechar algumas parcerias, cujas negociações estão bastante avançadas, para a divulgação oficial começar a frequentar as mídias.
********
Só que caso, os carnavalesco concordem com a realização desse carnaval popular, os desfiles das escolas terão que acontecer nos dias oficiais do carnaval, ou seja, 2, 3 e 4 de março. Vale salientar que em Porto Velho o carnaval começa com o desfile da Banda dos Imigrantes que acontece uma semana antes do desfile da Banda do Vai Quem Quer.
********
O carnaval popular caso aconteça, vai começar no dia 28 de fevereiro uma sexta feira e vai até o dia 4 de março, terça feira de carnaval.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando