Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 14/07/12


 Lenha na Fogueira 14/07/12 - Gente de Opinião

O artista plástico Assis Chateubriand abre exposição especial, em homenagem ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré no próximo dia 20 deste mês, na Casa da Cultura Ivan Marrocos. Convidada a escrever sobre a obra do artista, a também artista plástica Angella Schilling assim se expressou: Especial é o artista, que em traços rápidos e ágeis traduz muito bem a grandeza desta obra do início do século XX no oeste da selva amazônica.

Sem o uso de cores consegue com sua técnica, mostrar grande beleza, e com movimentos audaciosos traz à tona toda a dramaticidade deste grande empreendimento.

Assis executa um trabalho contemporâneo de uma força ímpar, resultado da sua própria visão de vida – mostrando coragem, superação, vigor e grande criatividade. Transporta-nos ao tempo em que homens de várias nações abriam caminho no meio da selva com intuito de trazer progresso e melhorias para este Brasil.

O artista dedica sua vida à arte assim como esta mostra é dedicada ao centenário desta obra faraônica.

O artista plástico portovelhence Assis Chateubriand iniciou seus estudos em Arte ao ingressar no Instituto Agroindustrial de Manaus participando de oficinas de artes plásticas, assim como de oficinas de música, dança e teatro.

Começou a desenvolver seu trabalho na década de 80, dedicando-se à pintura figurativa com tema regional.

Sua produção artística é ágil e significativa, permeada de símbolos que caracterizam nossa região.

Vive de sua produção artística, consolidando-a através de mais de 100 exposições no norte do Brasil.

Outra característica de Assis é preocupar-se com questões que envolvem a inclusão dos deficientes visuais e físicos no ambiente cultural, adaptando os espaços de exposições.

 




 

FOTO HISTÓRICA
 
Lenha na Fogueira 14/07/12 - Gente de Opinião

 
Fotografia aérea da cidade de Porto Velho em meados dos anos setenta. Destaque para a catedral metropolitana, colégio Dom Bosco, prefeitura, Cefar (Brigada), prédio do Porto Velho Hotel (hoje Unir centro), palácio Presidente Vargas e aeroporto Caiari e ao fundo o rio Madeira. Nota-se que à margem esquerda do rio só existia mata. (foto acervo família Lima)
 



 

Entre os dias 12 e 28 de julho o Sesc Rondônia realiza em Porto Velho um dos maiores eventos de artes da Região Norte, a Mostra Sesc Amazônia das Artes. O projeto propõe estimular a produção cultural e promover um intercâmbio entre diferentes manifestações artísticas de todos os estados do Norte, bem como o Piauí, Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

*********

O Amazônia das Artes reúne em Porto Velho uma mostra de espetáculos de dança, música, teatro e exposição artística. A abertura da temporada aconteceu quinta-feira (12), na Área de Convivência do Sesc Esplanada com a exposição “Caóticos” do artista do Acre, Babu e show musical com os rondonienses Ciro Medeiros (MPB) e Fábio Carvalho (Hip Hop).

**********
Durante o Amazônia das Artes todas as apresentações são gratuitas; são sete espetáculos teatrais, seis shows musicais, duas oficinas e uma exposição de artes plásticas com grandes nomes e companhias do país.


***********
Neste sábado acontece o espetáculo “A Serpente” com o Grupo OFIT a partir das 20h30.

**********
Domingo te o show musical com Luê e Grupo que vem do estado do Pará. O show começa as 20h30 no teatro 1 do Sesc Esplanada. A entrada em todos os espetáculos do Sesc Amazônia das Artes é gratuita.

***********

A Igreja Metodista Wesleyana Central de Porto Velho realiza neste sábado (14), a partir das 18 horas, na rua Paulo Leal (entre as ruas Marechal Deodoro e Joaquim Nabuco), a 3ª edição do Arraial com Jesus.

***********
O arraial terá comida típica, danças, louvores, apresentações e muitas brincadeiras. Toda a comunidade portovelhense está convidada a participar deste grande arraial. As comandas podem ser adquiridas com antecedência na secretaria da Igreja, na rua Paulo Leal, 465 ou durante o arraial.

**********

A Eletrobras Distribuição Rondônia realizará neste sábado em em várias cidades de Rondônia a tradicional Revoada de Pipas.

*************
Além das brincadeiras e do já esperado concurso de pipas, o evento pretende proporcionar o lazer saudável com a conscientização quanto aos riscos de soltar pipas junto à rede elétrica e do uso do cerol.



***********
Dia 14/07/12 – das 8h às 12h Em Porto Velho: Na Av. Rogério Weber, em área do 5º BEC, próximo a Estrada do Santo Antônio;

**********
Em Cacoal: Na Pista de Motocross, Bairro Habitar Brasil, linha 6.



***********
Em Ariquemes: Área pública entre Av. Tancredo Neves e Av. JK em frente à rádio FM Verde Amazônia



**********
Dia 21/07/12 – das 8h às 12h - Em Ji-Paraná: No CEDEL, Bairro BNH.

***********
Assim como nos anos anteriores, a Empresa estará resgatando o antigo hábito saudável de soltar pipas e ao mesmo tempo orientando os participantes sobre os riscos que a brincadeira pode trazer, caso não sejam tomados alguns cuidados:

***********
Risco de choque: Quem gosta muito de soltar pipa, deve deixar a brincadeira de lado nos dias de chuva. Se estiver relampeando, há o risco de sofrer uma descarga elétrica. Além disso, é importante ficar atento a antenas, fios eletrônicos ou cabos elétricos. Prefira lugares abertos, como campos ou parques

************
Risco de atropelamento: Tome cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para trás, pode ter algum veículo trafegando e você não perceber. A atenção deve ser redobrada com os motociclistas e ciclistas, já que a linha pode ser perigosa para eles. Não corra atrás da pipa você pode ser atropelado;

***********

Risco de corte com o cerol: Nunca coloque cerol na linha. Ele pode provocar cortes e causar acidentes pelas ruas. Os motoqueiros e ciclistas em geral, são as maiores vítimas do cerol.

***********
A Eletrobras Distribuição Rondônia convida a população de Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Ariquemes a participar da Revoada de Pipas 2012. Este será um dia marcado pela oportunidade de pais e filhos passarem horas agradáveis, praticando várias atividades juntos.



***********

Onde se lê Pipa, leia-se papagaio que o termo usada em Porto Velho para a brincadeira. Revoada de papagaios.

***********
É melhor empinar papagaio do que fica dando trela pra velho gaga – Não confunda empinar papagaio com birra de velho “gaga”.

**********
Frases com endereço certo:

**********
"Às vezes acontece que se discute porque não se chega a compreender o que pretende demonstrar nosso interlocutor."

*********
Por falar nisso, hoje os artistas plásticos vão pintar as locomotivas da Madeira Mamoré. O encontro está marcado para as 8h00 na estação.

**********
"Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia."



 

GUAJARÁ

Encontro universitário sobre linguagem

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do Campus Guajará-Mirim, promoverá o III Encontro Universitário sobre linguagem, cultura e sociedade, nos dias 19 e 20 de julho, a partir das 14h. O evento é em comemoração ao centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (E.F.M.M)  com as vozes e a escrita do nosso povo.  A comemoração será no Centro de Treinamento São José.

A programação conta com palestras, histórias orais, relatos, apresentação de poesia, lendas, músicas, teatros, exposição de banners, painéis e vídeos. As inscrições deve ser feitas nos dia 17 e 18 de julho no CEPLA/UNIR, no campus de Guajará Mirim. A taxa de inscrição é de 10 reais para acadêmicos e 20 reais para a comunidade em geral.


Em Vilhena

Neste sábado, 14 de julho, às 14 horas, acontece mais uma edição do Projeto de Extensão “Quarto 237 – Cinema e Comunidade”, vinculado ao Departamento de Comunicação Social/Jornalismo (DEJOR) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Vilhena. O filme escolhido para a 4ª edição do projeto é o longa-metragem "Tudo Sobre Minha Mãe”, dirigido pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar.

O projeto consiste em exibição de um filme e posterior comentário sobre a temática. A 4ª edição terá a participação de Geraldo Barboza de Oliveira Júnior, especialista na área de Antropologia.

O público-alvo do projeto são os membros da comunidade em geral e estudantes universitários e do Ensino Médio. As inscrições foram encerradas, mas a coordenação informa que não é preciso estar inscrito para assistir ao filme e aos comentários.

O projeto é realizado uma vez por mês, sempre aos sábados à tarde, no auditório da UNIR em Vilhena.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)