Quarta-feira, 14 de setembro de 2011 - 06h02
LGBT
Conferencia discute políticas públicas
Ariel Argob, fala sobre a implementação de
políticas públicas voltadas ao combate à discriminação
Com a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social, está acontecendo em Porto Velho “1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos da População LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais)”, O evento tem como principal pauta a implementação de iniciativas voltadas ao combate à discriminação e promoção de cidadania em Porto Velho. com o tema “Por uma cidade livre da pobreza e da discriminação: Promovendo a cidadania LGBT”, e está acontecendo desde ontem com término hoje 14, no auditório da Emater.
Para a secretária Benedita Nascimento, a conferência é fundamental para a sociabilização das ações de garantia de direitos para todos os cidadãos. As discussões serão divididas em três eixos: Exposição do Plano Nacional de Cidadania e Direitos Humanos de LGBT; Implementação de Políticas Publicas voltadas ao Combate à Discriminação e Promoção dos Direito Humanos e Cidadania de LGBT em Porto Velho e Implementação de Políticas Publicas de Combate à Pobreza e à Discriminação da População LGBT.
Desde agosto, diversos grupos organizados que atuam na defesa dos direitos e cidadania da população LGBT vem se reunindo para elaborar estratégias metodológicas para a realização da conferência. “A Semas, desde sua implantação, sempre buscou garantir os direitos para todos os cidadãos de Porto Velho, independente da sua classe ou categoria dentro da sociedade que estejam em situação de vulnerabilidade ou risco social, como também garantir que os diretos dos portovelhenses sejam garantidos, esta é sem dúvida uma administração que trabalha para todos", salientou Benedita.
Na abertura do evento que aconteceu ontem (13), foi aprovado o Regimento Interno do evento. Em seguida, a coordenadora estadual LGBT/SEAS, Denize Limeira, proferiu uma palestra sobre o Plano Nacional de Cidadania e Direitos Humanos.
Nesta quarta feira pela manhã, a gerente de políticas estratégias de direitos humanos da Secretaria Estadual de Assistência Social, Adriane Nascimento, falará sobre a implementação de políticas públicas de combate à pobreza e à discriminação da população LGBT. Logo após, será a vez do técnico da Unir de Guajará Mirim, Ariel Argob, fala sobre a implementação de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e promoção dos direitos humanos e cidadania de LGBT em Porto Velho.
Ressaqueado depois da festa dos 18 anos do Diário da Amazônia, estamos aqui sonolentos tentando saber da direção ou da coordenação do Palco Giratório do Sesc se o espetáculo programado para a noite de hoje vai acontecer.
*********
Acontece que na última segunda feira o espetáculo programado foi suspenso muito em cima da hora de sua apresentação.
*********
Como não divulgaram o cancelamento do espetáculo, muita gente se deslocou até o Sesc Esplanada com seus dois quilos de alimento para trocar pelo ingresso e até receberam o ingresso e não foram informados de que o grupo escalado para aquela noite, não se apresentaria. É preciso uma explicação plausível para a suspensão do espetáculo do que aquela: “Por motivo de força maior...”
*********
Hoje temos quase certeza de que o espetáculo programado vai acontecer, afinal de contas, o grupo responsável pela encenação é de Porto Velho – Cia de Artes Fiasco do Fabiano Tertuliano Barros que também é o autor do texto O Dragão de Macaparana.
*********
Assisti a essa peça no Amazônia Encena na Rua e posso garantir que é muito boa. Vai lá ao Anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e comprova o que estou dizendo.
*********
Por falar em festa, tem uma equipe da Secel, comanda pelo Dinho coordenador do Programa Mais Cultura que envolve os Pontos de Cultura, que está justamente em Guajará Mirim visitando os Pontos de Cultura, “Boi Bumbá Malhadinho” e “Boi Bumbá Flor do Campo”. É uma visita com o objetivo de verificar se a turma está realmente fazendo alguma coisa pela entidade.
*********
Aliás, a equipe que conta também com a participação do ex coordenador dos Pontos de Cultura José Monteiro vai visitar todos os Pontos de Cultura do Estado de Rondônia.
*********
A grana referente à segunda parcela do convênio entre o governo estadual e os Pontos de Cultura ainda não saiu, mas, a fiscalização está acontecendo.
*********
Aliás, o atual coordenador professor Dinho diz que “Os Pontos de Cultura já existiam antes do convênio, por isso tem a obrigação de estar funcionando com ou sem o repasse da segunda parcela do convênio”.
*********
Acontece que o governo assumiu um compromisso e esse compromisso, não está sendo cumprido por falta de ação, justamente da coordenação dos Pontos de Cultura que envolve também maior dinamismo do secretário estadual de cultura.
*********
Numa reunião que aconteceu no gabinete do secretário da Secel há alguns dias passados, o governador tomou conhecimento do problema e prometeu resolve-lo com a máxima urgência, mas, até agora ninguém falou e nem sabe a quantos anda essa promessa.
*********
Pode ser que esteja esperando o dia de “São Nunca” para pagar a promessa, aí meu irmão, “Inês é morta”.
*********
Porém, isso é problema que pode ser resolvido logo, basta ter vontade política e o secretário não se esquecer de lembrar o governador que o estado precisa se limpar perante o tesouro nacional para poder receber recursos.
*********
Pior mesmo foi a resolução tomada pela presidenta Dilma que proíbe repasse de recurso públicos para entidades culturais sem fins lucrativos.
*********
Isso quer dizer que os Editais estão todos cancelados. Digo os Editais cujos prêmios não foram pagos.
********
Parou tudo! Isso porque algumas Ocipes deram o cano em convênios com o Ministério do Turismo aí a presidenta se danou e suspendeu também os subsídios destinados ao Ministério da Cultura.
*********
Agora lascou-se de vez. É como disse nosso amigo e baluarte pela arte teatral em Rondônia Chicão Santos do O Imaginário:
********
“Zekatraca o ano de 2011, pode ser considerado nulo para os movimentos culturais”.
*********
Se a verba já era curta, com a suspensão dos repasses a coisa “engriguilhou” de vez.
*********
Desde quando a Ana Holanda assumiu o MinC que digo que a cultura brasileira deu um passo para trás.
*********
A mulher é muito elitizada, não quer saber de Ponto de Cultura, de Mais Cultura, de Ponto de Leitura e outros projetos considerados popular.
********
O negócio dela é repassar dinheiro para a Betânia montar site e batalhar pelos direitos autorais do seu irmão Chico Buarque de Holanda.
********
Saudades do Ministro Gilberto Gil!
********
A Divertsidade Cultural Brasileira está se transformando em “Divertimento” da Ministra. Assim não dá!
MUSICA
Festival Canta Rondônia
Entre os dias 28 de setembro e dia 13 de novembro, a Associação dos Compositores, Cantores e Músicos d Estado de Rondônia - ARTMUSIC realiza o “1º Festival Canta Rondônia”, cujo objetivo é dar oportunidade aos músicos de todos os segmentos, mostrar seu trabalho. “Ano passado o evento foi realizado, mas, não no formato festival e sim como mostra de música e mais, só participaram cantores de música gospel”, explica um dos responsáveis pela realização do evento Alkbal Sodré. Este ano o Festival vai acontecer contando com a participação de todas as categorias, ou seja: Música Inédita, Não Inédita, Gospel, MPB, Forró, Samba, Pagode enfim todos os ritmos.
As inscrições estarão abertas a partir dessa quarta feira dia 14, no Estúdio Verde a rua Raimundo Cantuária 1029, bairro do Areal ou na sede da Associçã a rua União 2587 bairro Socialista. Melhores informações através dos telefones: 3226-7500, 9274-0601 fala com Wandi Amorim.
Premiação
A coordenação do festival vai distribuir entre os vencedores R$ 5 Mil além de prêmios como cama Box, celulares, câmera digitais e muitos outros. As eliminatórias vão acontecer nos bairros da cidade as quartas, quintas, sextas, sábado e domingo em cada eliminatória classificam três músicas o que dá 15 músicas por semana. “No final ficarão 45 músicas”, informa o coordenador de sonorização do festival Alkbal Sodré
O Festival conta com o apoio do governo estadual através da Secel. O regulamento do estival estará à disposição dos interessados na sede da ARTMUSIC u no Estúdio Verde.
FESTCINEAMAZÔNIA
Grandes empresas apóiam o Festival
A 9ª edição do Festcineamazônia – Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental que acontecerá em Porto Velho, Rondônia, de 15 a 19 de novembro, no Teatro Banzeiros, contará com o patrocínio de uma grande empresa de telecomunicação Oi e apoio cultural do Oi Futuro. A parceria recém confirmada é importante para o desenvolvimento da cultura rondoniense, garantindo a realização do tradicional festival de cinema e vídeo.
O Festcineamazônia é um evento com tradição na região norte do Brasil e tem como objetivo integrar públicos e promover discussões e debates sobre a temática ambiental, tendo o ser humano como centro. O tema deste ano é: meio ambiente é tudo. “A Oi, através do Oi Futuro, é uma das maiores patrocinadoras privadas da cultura brasileira. Nesses dez anos de atuação do instituto conseguimos promover milhares de projetos culturais, presentes em todas as regiões do país, valorizando a diversidade cultural nas áreas de artes visuais, teatro, dança música e tecnologia”, afirma Maria Arlete, diretora de cultura do Oi Futuro.
Além da premiação dos filmes e vídeos da mostra competitiva, o festival homenageia a cada edição, personalidades com atuação no cinema e meio ambiente. Entre os homenageados estão Lucélia Santos (2003), Marcos Palmeira (2005), Marina Silva (2008), Stepan Nercessian (2009) e Zezé Motta (2010).
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando