Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 15/03/12



PALESTRA

Economia da Cultura no Banzeiros

Dezessete Pontos de Cultura do estado do Acre também participam do curso da Comuna S/A

A Secretaria Estadual de Cultura – Secel em parceria com o Pontão de Cultura Comunidade Santo Antônio – Comuna S/A, prossegue no dia de hoje 15, com o Lenha na Fogueira 15/03/12 - Gente de OpiniãoCurso de Formação em Gestão Cultural que está sendo ministrado no Centro de Formação Profissional de Educação de Porto Velho – Teatro Banzeiros, à rua José do Patrocínio, 512.

A programação foi aberta na manhã de ontem 14, com a presença do secretário da Secel Francisco Leilson – Chicão, do coordenador dos Pontos de Cultura Rondônia Dinho Reis, da Gerente de Cultura da Secel Bebel e dos técnicos da Comuna de Minas Gerais.

Além das representações dos Pontos de Cultura do estado de Rondônia participam também do curso, 17 Pontos de Cultura do estado do Acre.

Durante a abertura, o secretário Leilson lembrou da importância que representam as atividades dos Pontos de Cultura Rondônia que levam do artesanato a produção audiovisual sem esquecer as danças tradicionais da nossa região. “Amanhã (hoje) estaremos fazendo a entrega simbólica, dos cheques com os valores referentes à segunda parcela do convênio firmado entre os governos, federal, estadual e os Pontos de Cultura de Rondônia”, disse Chicão recebendo aplausos pela notícia.

A primeira aula que aconteceu durante o dia de ontem 14, Gestão Cultural e Planejamento Estratégico foi ministrada pelo professor e escritor Rômulo Avelar.

Hoje a professorada Ana Carla Fonseca Reis ministra aula sobre “Economia da Cultura: Oferta, Distribuição, Fruição, Monitoramento e Avaliação”

O curso termina amanhã dia 16, com o professor Otávio Pedersoli falando sobre Gestão Jurídico-Financeira/Prestação de Contas.



A direção da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia - Fesec enviou e-mail dizendo que já pagou alguns julgadores que atuaram nos desfiles das escolas de samba este ano.

*********

O interessante é que, segundo consta do documento enviado a este colunista, só recebeu quem procurou a Fesec ou ligou marcando local e horário para receber a mixaria, que tenho até vergonha de publicar.

*******
Vamos à justificativa da diretoria da entidade maior das nossas escolas de samba:

*********


Amigo Zekatraca,

*********

Lendo a sua coluna diária, vimos que o mesmo pergunta o porquê de alguns julgadores não terem recebido ainda o valor devido pelo empréstimo de seus conhecimentos no desfile das escolas de samba 2012. Gostaríamos de esclarecer que todos aqueles que procuraram a FESEC através de fone, email ou qualquer outro meio de comunicação receberam, porem alguns ainda não nos contataram e nem conseguimos contato. Gostaria então de fazer uso de sua coluna e pedir para que entrem em contato conosco através do fone 8454 6617 e ajustar um horário para receberem. Mais uma vez agradecemos pelo trabalho feito em prol do carnaval de Porto Velho e Rondônia em geral


**********
Roa essa aí Santiago!

***********

O interessante é que o Curso de Gestão Cultural que está sendo aplicado pela Comuna S/A de Minas Gerais em parceria com a Secel no teatro Banzeiros e que é destinado aos administradores dos Pontos de Cultura de Rondônia e Acre.

**********
Conta em sua maioria, com integrantes dos Pontos de Cultura do estado do Acre. 17 Pontos acreanos estão participando do curso, tem gente de Epitaciolândia que fica lá na fronteira com a Bolívia

***********
Enquanto isso, Rondônia que conta com 30 Pontos, não se faz presente nem com a metade dos conveniados.

*********
Pelo menos no dia de ontem, só estava no Banzeiros os Pontos: Orquestra em Ação, Arte e Vida Rio Madeira, Rádio Farol, Arrasta Pé de Candeias, A Roça é Nossa, Diz Farsa, Hurucunê – Wao, Batuque Cultural de Rolim de Moura, Maloca Digital e Toques.

**********
Apenas 10 Pontos, ou seja, exatamente Um Terço dos Pontos de Cultura de Rondônia.

 


*********
Como o Chicão anunciou que hoje vai repassar simbolicamente os cheques referentes à segunda parcela do convênio, com certeza o Banzeiros vai ficar pequeno pra tanta gente.

 


*********
Por falar em repasse, pelo menos até ontem a tarde, a prefeitura municipal de Rolim de Moura não havia concretizado o repasse dos subsídios prometidos às escolas de samba Acadêmicos da Liberdade e Falcões do Planalto.

*********
Isso prova o descaso do prefeito daquele município para com a cultura.

*********
Encontrei o Zé Maria da Falcões do Planalto com a mão na cabeça sem saber o que dizer ao estilista que confeccionou as fantasias da personagem do enredo Tereza de Benguela vivido pela Bebel e Imperatriz do Divino vivido pela Ana Célia.

********
O Pachequinho da Acadêmicos da Liberdade deve estar passando pelo mesmo aperreio, apesar de sua escola, segundo ele, ser toda montada na base da colaboração da comunidade (duvideodó).

 


********
Tião Serrai! Deposita os subsídios na conta das escolas de samba de Rolim. Olha o pleito de outubro aí!



*********
Ontem durante o almoço oferecido pela Secel aos que estão participando do Curso de Gestão Cultural que foi servido no Mercado Cultural.



*********
O pessoal do estado do Acre com certeza ficou de orelha em pé.

*********
Acontece que justamente, na hora que a Golda começou a servir, caiu uma chuva daquelas.

********
Até aí tudo bem! Porém os acreanos já ressabiados com a super enchente do Rio Acre começaram a ficar cabreiros, pois o Mercado Cultural começou a ficar “Alagado” e eles pensavam que ficariam ilhados mais uma vez.

********
É isso mesmo, o Mercado Cultural de Porto Velho não é um ambiente aconselhável para se passar chuva.

********
Tem goteira em todos os cantos. Parece que nem tem cobertura.

*********
Olha que a reforma ou a reconstruão ainda n/ao completou três anos.

*********
O ambiente já é ruim de acústica e agora pra completar, chove mais dentro do que fora.



*********

É uma esculhambação a maneira como a prefeitura cuida do patrimônio público de Porto Velho!

 


LIVRO

As Capas desta História

O Instituto Vladimir Herzog lançou nesta quarta-feira, 14, no restaurante Carpe Diem, em Brasília, o livro As Capas desta História.  A publicação reúne mais de 300 capas de jornais alternativos, clandestinos e produzidos no exílio durante o período do regime militar no Brasil. O livro recebeu o apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet.

A obra integra o projeto idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog, intituladoResistir é Preciso, que tem o objetivo de manter viva na memória do povo brasileiro a luta da imprensa durante a ditadura militar, época em que muitos profissionais do meio foram perseguidos e mortos. É um trabalho realizado por Vladimir Saccheta (pesquisa), José Luiz Del Roio (Contexto), Carlos Azevedo (Consultor) e José Maurício de Oliveira (editor de texto) e compreende o período entre o início do golpe militar (1964) e a época da aprovação da Lei da Anistia (1979).

O livro traz ainda capas de jornais considerados precursores das publicações dos anos de chumbo. São imagens de jornais que rodaram no exílio, em países como Chile, México, Suécia, Itália, França, Portugal e Argélia.

Na seção dedicada aos jornais clandestinos há publicações das principais tendências da esquerda que atuaram durante a ditadura, como a Ação Libertadora Nacional (ALN), de Carlos Marighella, que editou O Guerrilheiro e a VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares), de Carlos Lamarca, que produzia o Palmares. Aparecem nesta parte da obra jornais dos PCs (PCB e PCdoB), de organizações trotskistas e de grupos ligados à Igreja Católica.

Capas de jornais do movimento operário e  estudantil – O Movimento –, da imprensa satírica – Pif-Paf -, experimentos literários, além de publicações ligadas às causas ambiental, gay e negra também ganharam uma seção exclusiva. Periódicos elaborados por exilados e até agora inéditos no Brasil se destacam ao lado de capas de jornais mais conhecidos, como Pasquim, Opinião e o Unidade, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

O livro está associado a uma coletânea de 12 DVDs com depoimentos de 60 jornalistas que vivenciaram e enfrentaram as dificuldades da época, lançada em junho do ano passado. O material pode ser encontrado também no site do Instituo Vladimir Herzog.
 

Instituto Vladimir Herzog

Criado há apenas dois anos, o instituto já recebeu o Prêmio de Direitos Humanos, na categoria Verdade e Memória, em dezembro de 2011, concedida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, entregue pela Presidenta Dilma Rousseff e pela ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes.

Fundado em junho de 2009, o Instituto Vladimir Herzog tem por missão contribuir para a reflexão e produção de informações que garantam o direito à vida e o direito à justiça. Para isso, ao lado de outras nove organizações da sociedade civil, a entidade promove também ações como o Prêmio Vladimir Herzog, que alcançou em 2011 seu 33º ano consecutivo, reconhecendo o trabalho de profissionais da imprensa que deram destaque para temas relacionados aos direitos humanos, além de ter criado o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, que incentiva estudantes de jornalismo a produzirem pautas também ligadas a essa questão.

 (Fonte: Instituto Vladimir Herzog)
  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)