Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 16/05/12


MUSEUS

Exposição fotográfica e palestras na programação

O Ibram em visita técnica orientou que o Museu da forma que está ficasse fechado para visitação

A programação alusiva a 10ª Semana Nacional de Museus prossegue no dia de hoje 16, com a abertura da exposição fotográfica e documentários do fotógrafo Luiz Brito. A Programação acontece até o dia 20 no galpão nº 2 da Estrada de Ferro Madeira Mamoré sempre das 08h as 12h00. Segunda feira passada 14, durante a abertura que contou com a presença do secretário da Secel, presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes, professora Yedda Borzacov e de Luiz Brito na mesa e com a presença de alunos da 8º e 9ª série do colégio Murilo Braga e os alunos do 2º ano do colégio Castelo Branco e público de modo geral. O presidente da Iaripuna falou à nossa reportagem sobre o acontecimento: “Essa é a 10ª Semana Nacional do Museu e a gente aproveita o momento para realizar as ações, de palestras, exibição fotográfica, lançamento do acervo em forma de catálogo, para dar ênfase a Madeira Mamoré ao nosso contexto histórico cultural e acima de tudo, para darmos uma sinalização futura do que vem a ser o Museu da Estrada de Ferro. O galpão rotunda está sendo adequado para este fim, é uma obra que vai durar em torno de 18 meses com previsão de entrega para abril de 2013, para que o IBRAM entre juntamente com a prefeitura de Porto Velho fazendo a orientação, a conceituação técnica, para tirarmos o acervo desse galpão nº 2 que funciona provisoriamente como Museu” disse Tatá. Perguntado sobre o porquê o Museu não abre durante a semana, Tatá explicou. “Quanto à questão do Museu não abrir é o seguinte: O IBRAM quando fez uma visita técnica a Porto Velho orientou que o Museu da forma que está (no galpão nº 2), não é Museu, requer toda uma questão de adequação, de reparos e eles aconselharam que não ficasse funcionando”, diante dessa orientação, prossegue Tatá “tivemos uma conversa muito boa com o IPHAN para que nos finais de semana, tenhamos o Museu aberto para visitação pública. Nesse momento estamos negociando a possibilidade de mantermos o Museu aberto pelo menos por mais dois dias”.

A programação para o dia de hoje conta com palestra do fotografo e documentarista Luiz Brito e do produtor cultural Carlos Levy. A abertura está marcada para as 08h00.




A XXXI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá começou pra valer ontem à tarde, com a formação da Comissão Coordenadora.

*********
O secretário da Secel Francisco Leilson convocou os integrantes das comissões para reunião ontem a tarde para definir em qual equipe cada um vai atuar.

**********
Isso quer dizer que o Flor do Maracujá está no ar, ou seja, começa a funcionar. Dentro em breve a Comissão responsável pela reserva de barracas publica edital dizendo que as inscrições estão abertas, assim como a Comissão Artística responsável pelas apresentações dos grupos folclóricos, também passa a receber as inscrições dos grupos interessados em se apresentar.

*********
Nesse caso existe um acordo com a Federação de Grupos Folclóricos – Federon no sentido da responsabilidade das inscrições dos grupos aptos a se apresentar no Flor do Maracujá.


**********

Garantido mesmo são os grupos de Bois Bumbás, Corre Campo, Diamante Negro, Az de Ouro, Veludinho e Vencedor no segmento Boi adulto.

**********
Quanto aos grupos de Quadrilhas apenas os 12 melhores classificados no Flor do Maracujá do ano passado estão garantidos os demais terão que passar pela eliminatória.


********
Desculpa, foi mal. A eliminatória já aconteceu, só não lembro quais os dois grupos adultos e os dois mirins que conseguiram se classificar para o Maracujá deste ano.

*********
Então é isso. O Projeto solicitando recursos para vos grupos folclóricos filiados à Federon já foi deu entrada na Secel e aguarda apenas a burocracia para que o convênio seja assinado.

*********
O Flor do Maracujá deste ano vai acontecer entre os dias 22 de junho de 1º de julho, no Parque dos Tanques local onde até o ano passado aconteceu a Expovel.

*********
Então folclorista, providencia a roupa caipira que a festa vai começar!

***********
Por falar em grupo folclórico, ontem a Rosana e o Silvio ambos da atual diretoria do Boi Bumbá Malhadinho de Guajará Mirim passaram a manhã na Secel,

**********
O objetivo da visita, foi regularizar a documentação do Boi Campeão do Duelo na Fronteira.

*********
Agora o pessoal comandado pelo Léo, pode bater no peito: “Somos da diretoria do Boi Malhadinho de fato e de direito”;

*********
Não tem mais disse-me-disse, a diretoria do Boi Malhadinho conta entre outros com o Léo (fundador do bumbá), Silvio, Edileusa, Rosana, Arthur Quintela entre outros.

*********
Na oportunidade a Rosana nos passou o nome das dançarinas e dançarinos que estarão defendo os Itens do Malhadinho:

*********
Cunhã Poranga – Daiane Felício, Porta Estandarte – Raissa Paes; Sinhazinha – Tayna dos Santos; Rainha do Folclore – Hayane; Levantador de toadas – Tany Melhem; Rainha da Marujada – Deany Lima e Auriene; Amo - será surpresa – Pajé – outra surpresa. O artesão chefe é o K-Bral.

*********
Agora tanto o Boi Bumbá como o Ponto de Cultura Malhadinho são dirigidos pelo pessoal da atual diretoria.

**********
Agora vai! “Só ta faltando dinheiro” confessa Silvio da Nova Era.

*********
Por falar em Pérola do Mamoré, este final de semana vai acontecer o lançamento do livro da escritora Tereza Chama com a história de Guajará Mirim.


*********
Na realidade a Academia de Letras de Rondônia se reúne em Guajará Mirim a partir de sexta feira. A Pérola do Mamoré será a capital intelectual de Rondônia durante dois dias. Sexta e Sábado.

**********
Enquanto isso, aproveitando que a cidade vai abrigar muita gente neste final de semana, a direção do Boi Flor do Campo realiza sábado dia 19 uma super feijoada com show de seus principais Itens.

**********
Marcaremos presença nos dois eventos. Sexta feira devo jantar com meu amigo Leonilson Souza o eterno Amo do Malhadinho e sábado, o Ariel disse que patrocina a feijoada no Flor do Campo.

*********
Já em Porto Velho os Bois Corre Campo e Az de Ouro prometem começar a ensaiar na próxima semana.

*********
O Diamante Negro já está ensaiando há algumas semanas. Aluizio Guedes por sinal faz o maior lobe do Diamante em seu programa da rádio Rio Madeira FM. Ainda bem que a Rio Madeira só pega na Zona Sul.

*********
Pro lado da Zona Leste e Zona Norte quem domina é o Corre Campo.

*********
Por falar nisso, a direção do Diamante, leia-se Aluizio Guedes deve contratar os artesãos que vão trabalhar os cenários e alegorias para as apresentações no Flor do Maracujá em Manaus.

**********
Já o Az de Ouro fechou com a equipe do Melk e ainda ganhou o compositor Nelson que há algum tempo veio de Parintins e mora em Porto Velho. O cara é bom de composição de toada e samba enredo.

*********
Pelo Corre Campo tudo indica que o Saulo Toscano diretor de barracão vai trabalhar com o artesão Bomba e com o Ismael Barreto. Esse último falta confirmar.

*********
Quem está muito calada é a diretoria do bumbá Vencedor. Cadê o Boi “Vereador”.

********
A maioria dos brincantes do Vencedor estão morando no Conjunto Habitacional que recebeu os moradores do Bairro do Triângulo e Baixa da União inclusive o Grampoula.

*********
E aí Fábio Góes o Vencedor vai ou não vai se apresentar no Flor do Maracujá deste ano?

*********
Para encerrar! Você acha que Rondônia deve ajudar a escola de samba Acadêmicos do
Tucuruvi que se propões a contar a história do nosso estado no carnaval do próximo ano. Manda e-mail para zekatraca@diariodaamazonia.com.br  ou para zekatracasantos@gmail.com  
 


 


MEIO AMBIENTE

Seminário ambiental – Sem água, sem folha, sem orixá


Nesta sexta feira dia 18, a Associação Centro de Cultura Negra e Religiosidade Afro-Amazônica, abre no Teatro Banzeiros o Seminário Ambiental “Omi Kosi, Ewe Kosi, Kosi Orisa, - Sem água, sem folha, sem orixá”, que tem como objetivo discutir e reconhecer o potencial da religiosidade brasileira de matriz afro indígena como uma das referencias para a elaboração de conhecimentos a favor da questão ambiental. A abertura está marcada para as 19h30 do dia 18 com a apresentação do vídeo “Omi Kosi, Ewe Kosi, Kosi Orisa”. As 20h50 palestra: "Afros religiosos de Rondônia e questões socioambientais, um debate que ainda não aconteceu”, palestrante Ogã Marco Antonio Domingues Teixeira, professor a Universidade Federal de Rondônia, doutorado em Ciências Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará. Moderadora Ekede Graça

Sábado dia 19, as atividades começam as 10h00 com o Painel “Os impactos das construções das usinas hidrelétricas para as religiões de matriz Africana em Porto Velho – Locais de cultos, matas, rios e igarapés” expositor, Sacerdote Umbandista Wagner de Ogum – Vice presidente da Fecauber. Debatedores: Ialorisa Marinilde de Oya, Babalorisa Marconi de Ode, Ekede Laura Jane de Oxum e Mãe Rita de Cássia.

As 14h00 – Painel: Religiosidade Afro Brasileira e as práticas da preservação do meio ambiente – Construção compartilhada com o público presente a partir de três questões para o público presente.
Domingo dia 20 acontece no espaço cultural Vrena a oficina de culinária Afro com a Mãe Nilce de Yansã


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)