Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 16/12/15


Governo entrega carteira
aos artesãos de Rondônia

Gente de Opinião
 
A Coordenadoria Estadual do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), vinculada à Superintendência de Esporte, Cultura e Lazer de Rondônia (Sejucel), entregará nesta quarta feira 16 as 9h30, no Museu da Memória Rondoniense, no Palácio Presidente Vargas, a Carteira Nacional do Artesão e Carteira Nacional do Trabalhador Manual.
 
Segundo o superintendente, Rodinei Antônio Paes, com a iniciativa, sobe para 80 o número de artesãos cadastros apenas em Porto Velho junto ao programa da Secretaria da Micro e Pequena .Empresa da Presidência da República
 
O cadastramento dos artesãos traz como benefícios uma maior facilidade na compra de materiais para produção artesanal, com incentivo fiscal, e apoio para participar de oficinas, feiras e exposições em todos os estados. “Com a carteira nacional o artesão poderá também participar gratuitamente das feiras regionais agropecuárias”, destacou Paes.
 
A coordenadora estadual do PAB, Wéllida Sodré, estima que há cerca de 10 mil artesãos atuando nos municípios de Rondônia. A partir de janeiro de 2016, a Sejucel intensificará o trabalho de cadastramento dos artesãos e trabalhadores manuais em todo Estado, com o objetivo de obter um diagnóstico sócio-econômico e cultural do setor.
 
Para cadastrar o artesão junto ao Programa de Artesanato Brasileiro, a coordenadora exercendo o papel de curadora do PAB analisa as peças e após preencher o cadastro (manual), joga as informações no sistema para emissão da Carteira. “A carteira é uma conquista do próprio artesão junto a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República” lembrou Rodinei Paes, destacando a importância do cadastramento para tornar possível fazer um diagnóstico de todos os artesãos no Estado. “Um relatório, um desenho sobre o que acontece nesse segmento em Rondônia”.

Com o diagnóstico a Sejucel irá desenvolver um plano de ação e de apoio ao segmento do artesanato, inclusive com realizações de feiras e exposições regionais para assegurar aos artesãos os meios de divulgação de seus trabalhos. Ele lembrou que há “verdadeiros artistas” nessa área em Rondônia, “tanto é que na feira nacional realizada este ano em Recife, antes mesmo do encerramento, os artesãos já haviam vendido todos os seus produtos”, enfatizou.

Lenha na Fogueira

A assessoria de comunicação é um dos segmentos da comunicação social (jornalismo) dos mais difíceis de ser exercida. Ser assessor de comunicação ou de imprensa, não é pra qualquer um não, ainda mais quando o assessorado exige que o assessor seja o “saco” de pancada.

********

Estou passando por essa experiência como assessor da Fundação Palácio das Artes – Funpar que é responsável pelo Teatro estadual. Recentemente não foi fácil enfrentar os colegas, quando os Cupins infestaram o Teatro Rondônia e quando o sistema de refrigeração do teatro deixou de funcionar. Era cacete em cima de cacete e graças a Deus, conseguimos acalmar os ânimos dos colegas mais afoitos, aqueles que tem gosto de “sangue” na boca e não perdem a oportunidade para “bater”, principalmente quando o Ente é o governo.

********

Ainda bem que parece, os colegas me consideram e as “porradas” deram pra ser assimiladas, no final tudo entrou nos conformes: Os Cupins foram debelados e o sistema de refrigeração voltou a funcionar as mil maravilhas e todos saíram ilesos do “Incidente”. Não quero puxar a brasa pra minha sardinha não, mas, se fosse outro assessor, com certeza o pau tava quebrando até hoje!

********

Isso tudo que relatei, foi para elogiar o trabalho da empresa que presta assessoria a Santo Antônio Energia. O responsável um jornalista de quem sou fã, José Carlos Sá, não deixa passar nada que diga respeito à sua assessorada, em branco. Assim foi no recém-episódio do pagamento dos cachês dos artistas que se apresentaram no aniversário de 101 anos de Porto Velho! Olha turma, a grana está prevista para sair nesta sexta feira dia 18!

********

E agora quando fiz um comentário sobre a falta da história dos índios no Memorial Rondon recém-inaugurado. Zé Carlos me pegou remando na contramão do Banzeiro e me jogou pro remanso à beira do barranco dizendo:

********

Zekatraca, a Oca construída pela Santo Antônio Energia que faz parte do Centro Cultural Indígena onde hoje está funcionando o Memorial Rondon, realmente não está de pé.

*******

Acontece, informa Zé Carlos, que deu um temporal tão forte naquela região que derrubou a OCA, daí você e todos que prestigiaram a inauguração do Memorial Rondon pensarem que a empresa responsável pela montagem do Memorial, havia demolido a Oca.

********

É como já disse, reforça Zé Carlos. A OCA foi vítima da ventania trazida pelo temporal. Porém, disse o Zé, sempre tem um porém: A Santo Antônio Energia está providenciando a reconstrução da TABA e em breve, você e todos que visitarem o Memorial, também vão poder visitar o espaço do Povo Indígena.

********

Isso é que é ser assessor de verdade. Tem assessor que em vez de defender a assessorada faz é “esculhambar” os repórteres o que causa antipatia entre o profissional da imprensa que apenas cumpre pauta e a empresa.

********

A atitude do assessor da Santo Antônio Energia nosso querido amigo José Carlos Sá é digna de elogios. Valeu Zé!

********

Em tempo de confraternização, ontem foi a nossa. Quero dizer, da turma da Sejucel. Rodinei e seu staf ofereceu café da manhã mais que reforçado aos trabalhadores da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer que formam a superintendência.


********

Antes da comilança, Rodinei fez um breve balanço dos seus 10 meses, à frente da Pasta que agora, cuida da Juventude, da Cultura, dos Desportos e do Lazer. Apesar da crise, os dez meses da administração do Rodinei tem muita coisa a festejar.

********

É como dizem, a administração do superintendente da Sejucel não foi pior nem melhor que as demais, foi apenas diferente.


Grupo coral e orquestra
apresentam cantata natalina

Gente de Opinião
 
Um coral de 85 vozes, acompanhado, ao vivo, por uma orquestra de 50 músicos, canta um repertório natalino de músicas tradicionais e contemporâneas na apresentação da cantata  'O Amor Nasceu', neste sábado (19/12), às 20h, no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho. A entrada é gratuita e os ingressos para o musical poderão ser retirados no local, na data da apresentação, das 9h às 11h.
 
Com duração de pouco mais de uma hora, a apresentação é uma realização da Fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Fundad).
 
O musical é composto por oito canções, que serão executadas pelo Conjunto Coral Harmonia Santa, sob o acompanhamento da orquestra Harmonia Celeste. A  apresentação terá a participação de um coro infantil e contará, ainda, com recursos teatrais. A regência é do maestro Mário Sidney da Silva e a produção de Josué Teté.

Criação de Gary Rhodes, a cantata traz uma seleção de músicas tradicionais, como a canção 'Vem Celebrar', propondo, ao mesmo tempo, uma releitura desses clássicos com a inserção de composições atuais.


Reapresentações

Como parte da programação natalina promovida pelo Estado, a cantata 'O Amor Nasceu' será reapresentada no próximo dia 21, no Palácio das Artes. No dia 25, noite de Natal,  coral e orquestra fazem exibição especial, às 19h30, no templo sede da Igreja Assembleia de Deus, localizado na rua José de Alencar, nº 3286, em Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)