Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 17/05/12



CURTA AMAZONIA

Cinema Brasileiro no Sesc Esplanada

Não queira comparar nossas produções autorais independentes com as produções feitas pelos americanos

O festival de cinema Curta Amazônia que vai acontecer em Porto Velho no mês de junho de acordo com seu idealizador Carlos Levy, praticamente já fechou toda a programação de exibição e festeja o recorde de inscrições que recebeu filmes de vários gêneros. Veja aqui os números do 3º Curta Amazônia, edição 2012:

86 ficções, 43 documentários, 28 animações, 16 longas, 12 experimentais e 12 vídeos-clipe e 6 filmes convidados. “Você é o nosso convidado a partir do dia 23 de junho até o dia 28 no Sesc Esplanada, prestigiar o Cinema Brasileiro com todas sessões gratuitas”.

O convite desafia os cinéfilos rondonienses. “Venha curtir os filmes brasileiros feitos por jovens talentos e diretores consagrados do Cinema Brasileiro, além de filmes portugueses que atravessaram o Oceano Atlântico e inscreveram seus filmes aqui em Rondônia na Amazônia e tire suas conclusões”. Levy chama a atenção para o seguinte: “Não queira comparar nossas produções autorais independentes que muitas das vezes não conseguem chegar a nenhuma das 2.200 salas de cinemas comerciais existentes no país, com as produções feitas pelos americanos. Por essas e outras razões é que o Festival estará sempre aberto e prestigiando as produções independentes brasileiras e estrangeiras com legendas em português, produções que possam chegar até o público rondoniense, filmes que não fazem parte dos grandes circuitos comerciais”.

O 3º Curta Amazônia conta com empresas e entidades públicas que acreditam nesse potencial e promovem o Cinema Brasileiro e ajudam a desenvolver e criar esse hábito em Rondônia, de assistir filmes brasileiros, por exemplo, a Eletrosul do sistema Eletrobrás do Governo Federal, o Sesc Rondônia do sistema Fecomércio/RO, a Secretaria Estadual de Cultura do Governo da Cooperação, ABD Rondônia, Fórum dos Festivais, Aqui Publicidades, Imprensa Rondoniense, Zekatraca, .Fundação Iaripuna, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Emater,

Nos dias 29 e 30 de junho o Festival acontecerá na Praça Madeira Mamoré a partir das 19 horas. Curta Amazônia esse é 100% rondoniense. (AI)


 
 

Brasil Sabor hoje as 9h00 no auditório do SEBRAE. É a abertura da sétima edição do maior festival gastronômico do planeta, diz o convite.

***********
Em Porto Velho mais de 40 estabelecimentos (restaurantes), participam do empreendimento.

 Lenha na Fogueira 17/05/12 - Gente de Opinião

**********
Você vai saborear a nossa culinária, bem mais em conta, durante a realização do festival. Basta dar uma olhada no ambiente e se deslumbrar com o banner do Festival, é só sentar, pedir, comer e pagar mais barato. É um barato o festival gastronômico!

**********
Um evento que está bombando é a Semana Nacional de Museus que em Porto Velho, está acontecendo no Armazém nº 2 da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que também é conhecido como Museu da Madeira Mamoré.

*********
As atividades começam às 8h e vão até o meio dia.

*********
Hoje quem vai palestrar, cantar e declamar é o poeta, músico e professor Rubens Vaz o grande BINHO. Esse sabe das nossas coisas.

*********
Depois do Binho quem vai palestrar é o professor e também poeta Jean Ricardo Medeiros de Souza.

*********
Agora, quem realmente toma conta do ambiente com performances improvisadas, é o diretor de patrimônio da iaripuna Poeta Mado.

*********
Sempre depois das palestras, Mado comanda os estudantes presentes, em encenações teatrais improvisadas e que tem como objetivo, mostrar aos alunos de uma maneira totalmente descontraída, a história da Ferrovia Madeira Mamoré.

*********
Ainda podemos admirar as telas do artista rondoniense Assis Chateaubriand, todas com motivos que lembram a saga que foi a construção da Estrada de Ferro.

********
Amanhã estamos aguardando com ansiedade, a aula que o Anisinho Gorayeb com certeza vai nos proporcionar, com a palestra sobre o tema: “Cem anos entre trilhos, reconhecimento, saber e memória”. O Anisinho se especializou na história da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e suas palestras a respeito do assunto, são consideradas de ótima qualidade.

*********
Amanhã também teremos a palestra do professor Chiquinho que é outro que não fica a dever a ninguém, quando o assunto é história de Rondônia.

*********

Por falar em centenário, o tema da XXXI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá é justamente o “Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”.

********
A Comissão Coordenadora do maior arraial folclórico de Rondônia foi apresentada terça feira a tarde no gabinete do secretário da Secel e logo em seguida, se dirigiu ao Parque dos Tanques local onde será montado o Arraial, para começar a estudar a localização do “Curral” de dança e da Praça de Alimentação.

*********
O local tem uma área imensa e com certeza a equipe da Secel saberá explorá-la da melhor maneira possível.

*********
Aliás, estive acompanhando a visita da equipe da Secel ao Parque dos Tanques e vi que a montagem dos camarotes e da área Vip que vai receber osLenha na Fogueira 17/05/12 - Gente de Opinião convidados do show da Ivete Sangalo estão praticamente prontos.

*********
Zezinho do Maria Fumaça que agora é evangélico estava comandando a montagem da estrutura, que também vai abrigar o show de “LOUVOR” que sua empresa, Maria Fumaça vai realizar no mesmo local na semana após a realização do show da Ivete. É como diz o ditado: “Uma vela pra Deus, outra pro Diabo”.

*********
O Mercado Cultural voltou a abrigar os espetáculos musicais. O projeto responsável pela abertura e a festa de aniversário de três anos de inauguração, foi o Jam Bera comandado pelo Tino Alves que aconteceu terça feira.

*********
Hoje o Heitor Almeida coordena a Seresta Cultural que com certeza, vai contar com apresentações de ótimos seresteiros e boêmios como é o caso do amigo Arthur Quintela especialista em Jovem Guarda. Estarei fazendo percussão para os cantores de bolero, salsa, samba canção e mambo!

*********
Quem ainda não está acreditando muito que o Mercado Cultural já voltou a funcionar a todo vapor, é o poeta da cidade, compositor Ernesto Melo.

********
Pois ele distribui nota informando que a Fina Flor do Samba desta sexta feira 18, vai acontecer no Pioneiros Pub.

*********
Se é assim, agenda aí para amanhã dia 18, a realização da Fina Flor do Samba a partir das 20h00 no Pioneiros Pub na rua Rogério Weber- Baixa da União.

*********

Porém, hoje o negócio é a Seresta Cultural no Mercado Cultural a partir das 20h00.

*********
Por falar em Mercado Cultural o presidente da Fundação Iaripuna Altair dos Santos Lopes o Tatá, está pensando em realizar mais um show com a “Trinca de Reis”: Bainha, Silvio e Ernesto Melo.

 Lenha na Fogueira 17/05/12 - Gente de Opinião

**********
Será uma ótima para a história do samba em Porto Velho e do estado de Rondônia.

********
Bom mesmo será se o Tatá conseguir registrar em vídeo, o show com os três bambas do samba da região amazônica.

********
Será um registro e tanto, levando-se em consideração que juntos Bainha, Silvio e Ernesto representam realmente a Fina Flor do Samba de Rondônia.

**********
Tatá quer realizar o show ainda durante as comemorações dos três anos de inauguração do Mercado Cultural. Vale salientar que foi o Trinca de Reis quem inaugurou o ambiente, que hoje é referencia em se falando de encontro cultural.

*********
Não sou nenhum vidente, nem adivinhão, cartomante ou coisa que o valha. Mas tenho certeza que meu Vasco da Gama derrotou o Corinthians ontem à noite! Essa coluna foi encerrada as 15h20 do dia 16 de maio de 2012, portanto, 6 horas antes do inicio do jogo. Confirma aí “framenguista”!



 

DESAFIO

Porto Velho X Santo Domingo

No próximo dia 30 de maio acontece o “Dia do Desafio” e Porto Velho participa pela oitava vez do evento que envolve e mobiliza o município sob a coordenação da primeira-dama. Este é o segundo ano que os portovelhenses concorrem contra os guatemaltecos. Em 2010, Porto Velho venceu a cidade de Villa Nueva com mais de 146 mil participantes e este ano a cidade adversária será Santo Domingo Suchitepéqez. A primeira-dama, Lucilene Peixoto, vem mobilizando todas as secretarias para que promovam entre seus servidores uma participação em massa e a capital consiga mais uma vitória.

O Dia do Desafio é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde que acontece todos os anos, na última quarta-feira do mês de maio. Desde 2000 o Sesc/São Paulo coordena o evento no continente americano, e é responsável por fornecer ferramentas para que o evento seja realizado de acordo com as características de cada local.

Durante todo o dia serão realizadas atividades físicas e o intuito é mobilizar e reunir o maior número possível de pessoas. “Vale realizar qualquer tipo de atividade como caminhada, corrida, pratica de ginástica, pular corda, natação, entre outras modalidades”, disse Lucilene.

Programação

A abertura oficial do Dia do Desafio vai acontecer a partir das 8h em frente à prefeitura. O evento vai contar com a presença de representantes de cada uma das secretarias do município, assim como alunos de escolas municipais e estaduais, alunos e professores de academias de ginástica, alunos e técnicos do Sesc e ainda terá a “Rua de Lazer”, promovida pela secretaria municipal de Esporte e Lazer (Semes), DJ, animadores de quadrilha, palhaços e malabaristas. Proveniente de uma parceria entre prefeitura e a Fundação Hemeron estarão sendo realizadas coletas de sangue onde toda a população pode participar.

O encerramento será a partir das 16h30min no Parque da Cidade onde a prefeitura estará disponibilizando além da rua de lazer, a tenda esporte, tirolesa, escalada, banda de música, DJ e um aulão comandado pelas academias de Porto Velho.

Toda a população de Porto Velho pode participar realizando atividade nas empresas, associações de moradores, escolas ou reunindo a vizinhança, as participações devem ser registradas pelos telefones 3901-3634 ou 3901- 3001.

 
 




 
FOLCLORE  

Festas juninas começam em maio

As festas juninas, que reúnem apresentações de grupos de danças folclóricas, em Porto Velho começam no dia 25 de maio com a abertura do Arraial Flor de Cacto no campo 1º de Maio localizado no bairro Caladinho Zona Sul. A partir da abertura do Flor de Cacto os arraias passam acontecer na capitalLenha na Fogueira 17/05/12 - Gente de Opinião de Rondônia como é o caso do “IX Arraiá Especiá” promovido pela Associação Pestalozzi e que vai acontecer no dia 1º de junho na Vila da Base Aérea – Clube 14 Bis localizado a avenida Jorge Teixeira ao lado da Policlínica Oswaldo Cruz. Várias atrações estarão se apresentando entre elas danças folclóricas, quadrilhas, além das barracas com comidas típicas da época. A entra da é franca!

Outro  evento considerado de grande porte é o Arraial da Zona Leste – ArraiaLeste que está em sua 5ª edição e vai acontecer entre os dias 8 e 17 de junho no campo de futebol do JK – 1 atrás da Paróquia de São Tiago. Parque de diversão, comida típica, bois bumbas, as melhores quadrilhas fazem parte da programação folclórica, enquanto os show de Carlos Guery, Anacondas do Forró, Meninos da Viola, Peão da Viola & Eduardo e Musical Raio de Sol serão as atrações musicais da festa comanda pelo Maykon da MK. No ArraiaLeste acontece também a escolha da Garota Zona Leste e o sorteio de uma moto 0 km. Informações pelo telefone 9971-3407 ou 9272-3185.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)