Terça-feira, 17 de julho de 2012 - 05h04
EFMM – CENTENÁRIO
Artistas pintam patrimônio histórico
Mais de vinte artistas plásticos participaram do mutirão sugerido pelo secretário da Secel Francisco Leilson
Atendendo ao desafio do secretário da Secel Francisco Leilson Chicão, artistas plásticos residentes em Porto Velho, participaram na manhã do último sábado dia 14, do mutirão “Pintando o Centenário da Madeira Mamoré”. A ação que contou com a coordenação do diretor da Casa da Cultura Ivan Marrocos Geraldo Cruz reuniu mais de 20 artistas plásticos no pátio da estação do Madeira, com o intuito de limpar, lixar e pintar a locomotiva 18 e alguns vagões. Enquanto uns lixavam parte da máquina para receber a pintura, outros espanavam e até varriam as dependências dos vagões.
Para não cometer injustiças (por esquecimento), não divulgaremos os nomes dos artistas que participaram da ação no sábado e domingo, apenas registramos o empenho de todos em ver nosso acervo histórico preservado e preparado para a festa em comemoração ao Centenário da Inauguração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que vai acontecer no próximo dia 1º de agosto, coordenada pela Secel com o apoio de praticamente todas as secretarias do governo estadual.
Francisco Leilson Chicão expressou sua satisfação com os artistas plásticos que participaram e vão continuar participando, do mutirão da pintura, no decorrer desta semana. “Fiquei surpreso com a adesão de tantos artistas a ação que vai transformar nosso acervo patrimonial, digno da festa que vamos realizar no dia 1º de agosto”, disse o secretário.
A intenção dos artistas que estão participando da ação, é pintar todas as composições que se encontram no pátio da Estrada de Ferro em Porto Velho. “A máquina 18 além de pintada já está funcionando e até já apitou, vamos ajustá-la para que no dia da festa, ela faça o percurso do trecho entre o marco zero até a estação”, finalizou Francisco Leilson.
Porto Velho viveu um super fim de semana.
*********
Tudo começou sexta feira com o show em homenagem ao dia do rock na escadaria da Unir Centro.
*********
Na realidade, o som estridente das guitarras reverberava nas cordas do cavaquinho da Fina Flor do Samba que estava acontecendo no Mercado Cultural.
*********
Era praticamente um de frente pro outro e o mais interessante, ninguém atravessou o ritmo.
*********
A única coisa que continua atravessada na garganta do Ernesto Melo é a falta de higiene nos banheiros.
*********
Principalmente no banheiro das mulheres. O Velho falou ao pé do meu ouvido, que estava enojada com a falta de respeito, que “A tal de secretaria Semdestur tem para com o público que freqüenta o Mercado Cultural”.
*********
Na realidade, depois da tal reforma que segundo andaram propalando pelas quatro portas do Mercado Cultural, foi a primeira vez que fui prestigiar a Fina Flor do Samba e pelo que vi, nada foi feito em se falando de reforma. A merda continua fedendo nos banheiros do Mercado Cultural – Dá um jeito de limpar aquela sujeira Nepomuceno.
*********
Apesar da imundice. A Fina Flor do Samba mais uma vez foi sucesso. Carlinhos Maracanã e o seu “Embolada do 4” foi bastante aplaudido apesar do Caté Casara não ter comparecido, vai ver andava ‘correndo” feito um doido atrás de saber o endereço da Fina Flor do Samba.
*********
Aí veio o sábado e o Beto Cezar não se fez de rogado, botou a turma pra samba na sua Roda de Samba que foi até as 21h00 com muita gente no Mercado Cultural.
*********
E ainda fomos parar no Sesc apreciar os espetáculo do Sesc Amazônia das Artes.
*********
Por falar nisso o espetáculo de hoje 17, é “Expiação” com o grupo maranhense Pulsar Cia de Dança. O espetáculo começa as 20h30 e a entrada é franca no Sesc Esplanada.
**********
Bom! Domingo foi a vez da Turma da Mônica do Mauricio de Souza super lotar a avenida Farquar entre a 7 de Setembro e a Renato Medeiros.
********
Aí os pais dos meninos e meninas que estavam na Turma da Mônica aproveitaram e ficaram para assistir a última apresentação do “Cabaret”.
********
O anfiteatro da Madeira Mamoré jamais registrou tanta gente em suas dependência. Ô povo pra gostar dum CABARÉ!
*********
Começou ontem (16) as 19h00, a novena preparatória, programada para homenagear São Cristóvão o padroeiro dos motoristas. O período reservado pela paróquia para o preito culmina na festa do dia 29, data em que se comemorará com a carreata e missa solene em homenagem ao santo.
**********
A informação é do padre Antônio Fontinele, pároco da Igreja São Cristóvão, acrescentando que o ciclo inaugurado pela novena vai até o dia 24, sempre às 19h.
**********
A partir do dia 27 e até o dia 29, conforme estabelece a programação preparada pela Secretaria da Paróquia, às celebrações eucarísticas seguem-se os festejos próprios da temporada, com a realização do habitual Arraial de São Cristóvão, na quadra coberta ao lado da igreja, onde são promovidos sorteios e servidas comidas típicas ao som de bandas locais ao vivo.
*********
Entre os prêmios que serão sorteados este ano a organização da festa destaca uma TV LCD de 32” (dia 27), um Notebook (dia 28) e um CARRO GOL 1000, 4 portas com ar condicionado (dia 29).
**********
O ponto alto da homenagem, porém, acontece no dia 29 (domingo), com a tradicional carreata de São Cristóvão.
**********
Com a imagem do santo carregada em um caminhão, o percurso inicia em frente igreja, na Avenida Pinheiro Machado, seguindo em direção à Avenida Jorge Teixeira (BR-364). Lá, entra pela pista à direita e segue pelas ruas Almirante Barroso e Rogério Weber, tomando novamente a Pinheira Machado até a sede da paróquia. A benção dos veículos e motoristas acontece em frente à igreja São Cristóvão, ocorrendo, logo após, a celebração da santa missa com a presença do arcebispo de Porto Velho, Dom Esmeraldo Barreto de Farias.
***********
Para o padre Antônio Fontinele, “é sempre uma honra receber os fiéis nas novenas e nos festejos de São Cristóvão”.
***********
De acordo com o clérigo, a maior expectativa da festa reside nas atividades programadas para dia consagrado ao santo, principalmente na carreata que é acompanhada por centenas de pessoas devotas de São Cristóvão. “Toda a comunidade portovelhense, em especial a dos motoristas, está convidada para prestigiar a festa e pedir a São Cristóvão bênçãos para seu veículo e paz para o trânsito da cidade”, diz o padre.
*********
Conforme explica o pároco ao final, a festa de São Cristóvão, além de promover a integração da comunidade, visa arrecadar fundos para a construção do Centro Catequético e Pastoral da Paróquia.
VIDA
Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.
Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas
que eu nunca pensei que iriam me decepcionar,
mas também já decepcionei alguém.
Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
e amigos que eu nunca mais vi.
Amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.
Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
e quebrei a cara muitas vezes!
Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).
Mas vivi!
E ainda vivo!
Não passo pela vida.
E você também não deveria passar!
Viva!!
Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é muito para ser insignificante.
- Augusto Branco -
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando