Sexta-feira, 17 de agosto de 2012 - 05h35
FLOR DO MARACUJA
Secretário Chicão recebe folcloristas
O Regulamento da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás será a principal pauta da reunião de hoje
Uma comissão de dirigentes de grupos folclóricos filiados à Federon se reúne na manhã desta sexta feira 17, com o secretário da Secel Francisco Leilson Chicão as 10h00 no prédio do relógio.
A reunião tem como principal objetivo, discutir o Regulamento que vai reger as apresentações dos grupos folclóricos durante a XXXI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás durante o Arraial Flor do Maracujá marcado para acontecer entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro. “É necessário que se forme urgentemente uma comissão mista com membros da Federon e Secel com o objetivo de promover as adaptações no regulamento do Flor do Maracujá 2012”, disse o presidente da Federon Silfarney Silva. Os folcloristas na oportunidade irão Sugerir ao secretário algumas adaptações a ser aplicadas na montagem do “curral de dança” do Flor do Maracujá como a colocação da batuca dois bois e banda assim como os tecladistas dos grupos de quadrilha ao lado e não na frente do palco como de costume. “Temos que deixar a entrada da arena livre, para que nossos cenários e elegorias sejam montados sem atropelo”, disse Silfarney. O professor Severino presidente do grupo Rádio Farol e tesoureiro da Federon alertou os companheiros na manhã de ontem durante encontro na Fundação Cultural Iarupuna que: “À hora é de nos unirmos em prol do objetivo maior que a realização do Flor do Maracujá, por vamos nos colocar a disposição do Chicão para juntos tocarmos nossa festa folclórica”. Finalizou.
De volta as origens – O boi bumbá Corre Campo está de volta à Baixa da União local onde nasceu.
*********
Desde ontem 16, os ensaios do Gigante Sagrado estão acontecendo no espaço do estacionamento do Shopping Popular e da Feira do Produtor na Rogério Weber local onde foi a verdadeira Baixa da União.
*********
Os ensaios que vinham acontecendo no campo da AFA passam para o Shopping Popular em virtude do campeonato de futebol promovido pela Associação Futebolística do Areal que passa a acontecer justamente onde o Corre Campo vinha ensaiando. Na oportunidade, a presidente Maria José Brandão – Branca agradece a direção da AFA na pessoa do “Gato Felix”.
*********
Todo dia, só não aos domingos, o Corre Campo ensaia no estacionamento do shopping popular a partir das 21h00.
*********
Enquanto isso o Aluizio Guedes presidente do bumbá Diamante Negro me apresentou o estilista responsável pela confecção das indumentárias do seu grupo para o Flor do Maracujá deste ano.
**********
O cidadão veio de Manaus e me disse que também é o estilistas do Caprichoso de Parintins há mais de dez anos. A disputa do segundo lugar vai ser boa no Flor deste ano.
*********
Basta lembrar que conheci durante o Duelo na Fronteira os integrantes de uma tribo de Humaitá (Os Mangabas), que estarão se apresentando pelo boi bumbá Az de Ouro de Porto Velho.
*********
Enquanto isso o presidente do boi Vencedor Edvan Vereador que também é a Catirina do boi Malhadinho de Guajará Mirim conseguiu firmar parceria com o Léo do Boi.
***********
Enquanto o Vencedor emprestou alguns instrumentos para o boi azul este cedeu as fantasias dos principais personagens como Cunhã Poranga, Rainha do Folclore, Porta Estandarte e outras para o Vencedor se apresentar no Flor do Maracujá
*********
O presidente do boi Tira Teima Sardinha e sua diretoria também estava no Duelo na Fronteira e me disse que não perde de jeito nenhum pro Vencedor.
*********
O mais calado entre os dirigentes de boi é o Estevam presidente do Marronzinho e com isso, todo ano ele bate no Az de Ouro ficando com o terceiro lugar.
*********
Depois de tanto disse-me-disse principalmente provocado pelos sites de noticias.
*********
O secretário da Secel Francisco Leilson Chicão continua. Inclusive tem reunião com o governador Confúcio Moura marcada para a próxima terça feira 21, a tarde.
**********
Isso quer dizer que pelo menos até lá ele continua secretário. Descobrimos também que pela vontade do governador o Chicão vai continuar secretário da Secel.
**********
Quem está tentando tira-lo da secretaria são alguns membros do seu partido o PC do B.
**********
Essa pressão dos membros do PC do B junto ao governo provou inclusive, um comentário do governador Confúcio: “Esse pessoal não deixa o Chicão trabalhar sossegado”
**********
Inclusive a direção do PC do B reuniu quarta feira e escolheu três membros cujos nomes devem ou já foram enviados ao governador, são eles: Alder (secretário do Partido), Clotilde (Presidente do diretório municipal) e Emanuel Nery (filho do presidente Manoel Nery). Caso o governador decida mesmo exonerar o Chicão um desses será o novo secretário da SECEL. O resto é especulação
**********
Por enquanto o Chicão ta mais seguro que objeto colado com super Bond.
**********
Tanto que hoje de manhã recebe o pessoal da Federon para tratar do Flor do Maracujá.
**********
Enquanto isso em Guajará:
*********
Uma pena que a imprensa de Rondônia não se interesse tanto em divulgar o Duelo na Fronteira. Notícias negativas como acidentes e apreensões de droga pipocam em todos os sites e uma celebração da Cultura Popular como dos Bois Malhadinho e Flor Campo seja negligenciada.
***********
Exceção feita ao querido Silvio Santos, que desde a primeira edição do evento, dá destaque em sua prestigiada coluna, além, claro, da REDETV RO, que transmite ao vivo a festa, escreve Dayan Saldanha.
**********
A Associação Lentes do Madeira e o Fotoclube Rondônia tem a honra de convidar todos a participarem das comemorações do dia Mundial da Fotografia, que ocorre dia 19 de agosto na Casa de Cultura Ivan Marrocos, localizada na Av. Carlos Gomes com Rogério Weber das 17h00 as 21h00.
*********
Faremos um Fotovaral, Exposição de Fotografias, sorteio de brindes e o 1° Café com Foto do Fotoclube Rondônia e Associação Lentes do Madeira. O Café com Foto consiste em projetar seu trabalho no telão e comentar como a foto foi feita.
**********
Contaremos com a participação do Fotógrafo e Documentarista Luiz Brito com uma amostra de seus diversos trabalhos, dentre eles o livro Revelando Porto Velho, que já está em sua segunda edição e o Paraense Walteir Costa, fotógrafo que tem diversos trabalhos publicados em jornais, revistas, livros, dentre outros. A participação é gratuita e aberto a todos.
HISTÓRIA
Expedição Rondon e Roosevelt vira documentário
Por - Emmanoel Gomes (*)
O cineasta francês Alex Valenti, autor de vários filmes e documentários, visita Vilhena para conhecer a nascente do rio Roosevelt.
A intenção é a produção de um filme documentário sobre o centenário desse marcante episódio histórico e através de uma nova expedição, constatar as mudanças ocorridas pela ação dos colonizadores na região.
O cineasta possui uma trajetória com mais de vinte e cinco anos como documentarista, seus trabalhos são difundidos e divulgados nos principais canais de televisão do mundo. É especialista na modalidade “documentário de descoberta”.
A produtora executiva do projeto e proprietária da empresa MPC & Associados Luciana Boal Marinho está à frente do projeto.
Participa ainda do trabalho Jean Robert, importante produtor que atuou na mini série da rede globo de televisão Mad Maria.
Jean Robert, parceiro desde a época da Mad Maria, mini-série da rede globo que revelou ao Brasil a história da Madeira Mamoré está fazendo vários contatos com o objetivo de realizar o documentário, nesse sentido fez o convite para que, como historiador e militante cultural desse apoio ao projeto, convite que me honra, pois sou um motivador nato de ações que se propõe a divulgação e preservação da história.
Durante os trabalhos de sondagens da rede globo, recebi o convite do seu Diretor Regional Antonio Campanari, para fazer uma espécie de acompanhamento, isso ocorreu dois anos antes do inicio das filmagens da Mad Maria. Durante as filmagens participei como colaborador do projeto quando conheci o produtor Jean Robert que atua em Manaus.
Por algum tempo tenho divulgado que essa região, local em que se situa a cidade de Vilhena, foi palco de muitas pesquisas com destaque nacional e internacional. Desde então, venho divulgando as iniciativas ocorridas ao longo da história, com o objetivo de despertar projetos que as contemplem as necessidades didáticas e revelem ao grande publico as grandes expedições científicas ocorridas em nossa terra.
Vilhena e Rondônia que faziam parte do Mato Grosso foram palco da expedição Rondon que atraiu importantes cientistas nacionais e internacionais, eles realizaram estudos e pesquisas que alimentam museus em todo o mundo.
Esse trabalho grandioso, repleto de descobertas importantes, com imensa variedade de espécies dos três reinos naturais: o mineral, vegetal e animal são desconhecidos dos professores e estudantes da atualidade.
A comissão Rondon era constituída por praças oficiais do exército brasileiro e civis. Participavam ainda da comissão importantes naturalistas, como zoólogos, botânicos, geógrafos e etnólogos, sobretudo do Museu Nacional do Rio de Janeiro.
Dentre eles, destacam-se na zoologia Alípio de Miranda Ribeiro, Arnaldo Blake Santana e José Geraldo Kuhlmann; em geologia e mineralogia Cícero de Campos e Euzébio de Oliveira; na antropologia Edgard Roquette Pinto; e na botânica Frederico Carlos Hoehne e João Geraldo Kuhlmann.
Mais tarde tivemos os estudos e pesquisas do antropólogo Claude Lévi-Straus que resultou na obra prima da antropologia do século XX, Os Tristes Trópicos. Boa parte da obra se dedica aos estudos dos povos indígenas que habitavam essas terras.
Foi um momento especial de felicidade receber o contato do Jean sobre tal projeto.
De início mobilizamos os amigos da Fundação Cultural de Vilhena, o professor Edson que é o Delegado de Ensino e os comandos da polícia militar e bombeiros para apoio ao projeto, todos abraçaram a causa e se dispuseram a receber os executores do projeto em Vilhena nos dias 17,18 e 19 de agosto.
O prefeito José Rover também nos atendeu de braços abertos, pois a cidade de Vilhena poderá se tornar palco, set de filmagem, de um importante documentário.
A prefeitura vai oferecer uma estrutura mínima para a visitação da nascente do rio da Dúvida, atual rio Roosevelt que foi o palco da expedição em 1914.
Por sua vez, o governo do Estado também oferece importante contrapartida para realização deste projeto.
O diretor Alex Valenti desenvolveu uma ampla pesquisa nos Estados Unidos sobre a expedição Rondon Roosevelt, vem se dedicando, já por algum tempo, para que o projeto seja realizado o mais breve possível.
O envolvimento e entusiasmo das autoridades locais e militantes da cultura podem influenciar para que Vilhena se transforme em um ponto de filmagem importe para este e muitos outros projetos culturais.
(*) O autor é professor e historiador, membro da Academia Vilhenense de Letras.
emmanoel-mardulce@hotmail.com
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando