Sábado, 17 de setembro de 2011 - 07h54
Algumas das gravuras foram selecionadas para a X Bienal Internacional
Entre o dia 23 de setembro e 24 de outubro o público vai poder apreciar a exposição de Gravuras e Desenhos da artista plásticas Angella Schilling e convidados na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
“A exposição será formada de gravuras em metal, xilogravuras e desenhos de minha autoria e de artistas/alunos da nossa região que apresentarão xilogravuras” disse Angella.
Algumas das Gravuras que participarão da exposição foram selecionadas para a X Bienal Internacional de Gravura Prêmio Acqui, na Itália e também gravuras que participaram da 5° Bienal Nacional de Gravura Olho Latino, em São Paulo, onde a artista recebeu o Prêmio “Olho Latino”.
A exposição também contará com uma Instalação, formada por diversos Estandartes, remetendo á Idade Média, quando se tem notícia da primeira gravura realizada no mundo ocidental, por volta de 1350 - 1400. Quando os nobres os usavam para marcar seus castelos, enfeitar festas ou para os combates e torneios. “Assim também fizemos ‘nossos’ estandartes, marcando nossa identidade, onde o espaço era o limite da criação de cada artista. A diferença é que trazemos ao público uma técnica medieval com nova roupagem, além de apresentarmos gravuras com visão contemporânea muito pessoal, onde cada artista faz sua pesquisa e elabora seus projetos”, informou Angella Schilling.
A artista plástica Rita Queiroz faz o seguinte comentário sobre a obra de Angella: “O trabalho de Angella Schilling é matematicamente estudado e pesquisado, mas, a emoção está em primeiro lugar. Não falo apenas como crítica de arte, mas também como colega de profissão, a técnica que ela ensina é a de uma grande mestra. Aquela que ensina tudo o que sabe e não tem medo de se doar, pois, ela sabe que cada pessoa é um universo diferente. Nós precisamos de oficinas deste nível, aqui em nossa região, para que esses especialistas saberes sejam repassados para as novas gerações”, disse Rita Queiroz.
A exposição conta com o apoio do governo estadual através da Secel.
A partir das 14h deste sábado 17, acontece mais uma rodada do Subsolo no Cine Sesc Esplanada, com a participação dos representantes do grupos:
********
Das 14 as 15h - Grupo de Teatro Minemônico – Nery Rodrigues; Das 15h às 16h–· Grupo de Teatro Sentidos – Téo Nascimento e das 16h às 17h– Centro de Teatro de Bonecos – Greg.
*********
Estabelecido como campo de propostas, reflexão e retroalimentação, o SUBSOLO destina-se a expor as criações artísticas, as identidades e as formas de comungar dessa grande pangea: arte. Contudo, essa ferramenta e espaço não são apenas para possibilitar um conhecimento denso dos grupos, intérpretes e Cias. que criam na cidade portovelhense.
*********
O intuito é, também, proporcionar uma reflexão interna – uma procura apropriada, um trabalho de arqueólogo – para permitir uma localização estética do grupo, principalmente no contexto cultural estabelecido na cidade. Portanto, o projeto SUBSOLO permite uma nova forma de produzir conhecimento e reflexão ou, pelo menos, aponta caminhos significativos. No SUBSOLO, os grupos de teatro de Porto Velho apresentarão suas trajetórias teatrais, construindo um mapeamento histórico da linguagem. Andressa Romão –Técnica de Artes Cênicas Fabiano Barros – Coordenador do Programa Cultura do SESC Rose Viegas – Jornalista Silvio Santos – Jornalista.
**********
Amanhã, 18 também no Cine Sesc Esplanada, é a vez de mais uma MESA GIRATÓRIA.
**********
O tema da Mesa de amanhã é: Políticas Públicas: Gestão e Fomento para as Artes Cênicas.
*********
O mediador é nada-mais nada menos que o: Silvio Santos (Zé Katraca).
********
E os sabatinados serão:· Altair dos Santos Lopes – Presidente da Fundação de Cultura de Porto Velho – Iaripuna;
*********
Francisco Leilson - Secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Rondônia.
*********
Convidados: · Elcias Vilar – Representante e Suplente da Região Norte na Setorial de Teatro CNRC; · Ruymar Pereira e Evaldo Leão – Representantes da Federação Rondoniense de Teatro.
*********
Por falar em Palco Giratótrio , neste final de semana a programação é das melhores, acompanhe:
********
No sábado, às 19h no Teatro Um, mais um espetáculo infantil: “Frankenstein” contra a história de uma criatura que ganha vida, mas é abandonada pelo seu criador e passa a andar pelas redondezas do castelo, o que causa grande susto nas pessoas.
*********
Domingo é a vez de “Âme Kalulua”, que vive trancafiado numa masmorra e sendo obrigado a pintar quadros para o rei. Âme Kalulua é o primeiro espetáculo da Cia. Polichinelo destinado ao público adulto.
*********
Utilizando a técnica de manipulação direta, o espetáculo possui bonecos maiores, com cerca de 1,40 metro de altura, que são movimentados à vista da platéia.
********
O ingresso para todos os espetáculos que acontecem no Teatro Um são trocados por 2kg de alimentos não perecíveis, a partir das 15h ou antes do espetáculo.
*********
Comerciário com carteirinha atualizada tem senha grátis. Os alimentos arrecadados serão doados para diversas instituições através do projeto Mesa Brasil Sesc.
********
Voltando a falar sobre a programação das nossas escolas de samba, chamamos a atenção para as atividades que acontecem neste sábado na escola de samba Asfaltão
*********
A escolinha de percussão da Asfaltão começa às 8h e vai até o meio dia. Leve seu filho ou filha até a Tenda do Tigre que a rua Jacy Paraná entre a Brasília e a João Goulart.
********
Quem sabe você percebe que dentro de casa você tem um artista percussionista.
********
É elogiável a iniciativa da diretoria da escola de samba Asfaltão.
********
Enquanto isso a escola de samba Os Diplomatas está disponibilizando o estúdio aos compositores que quiserem gravar os sambas que vão concorrer no concurso de samba enredo da escola para o carnaval de 2012.
*********
É como escreve o Tatá – O Bicho tá pegando nas escolas de samba de Porto Velho.
********
A Armário Grande promove feijoada no próximo dia 25 no Clube Castanheira que a rua da Harpa. Melhores informações através do telefone 3227-2779.
********
Já a escola Unidos da Rádio Farol vai promover uma festa no dia 2 de outubro quando será apresentado o Samba Enredo para o próximo carnaval.
********
To no Subsolo e na Mesa do Palco Giratório do Sesc. Fui!
OLHO
‘A escola Asfaltão, após anunciar o tema, Açaí – O Néctar dos Deuses da Floresta - da Amazônia para o Mundo, abriu a temporada de adrenalina no meio dos compositores da escola’
CARNAVAL 2012
Guerra fria – É a escolha dos sambas
Por: Altair Santos (Tatá) (*)
Foi dada a largada! O rufar dos tambores, ao longe, nos confundem os ouvidos como se fossem os trovões setembrinos de então, pipocando pelo céu. Até outubro chegar e com ele o calor das disputas nas escolas, vai rolar muito ti-ti-ti pelos bastidores. Enquanto isso as agremiações da cidade já se movimentam para o lançamento dos seus sambas de enredo rumo ao carnaval 2012. A escola Asfaltão, após ter anunciado seu tema, Açaí – O Néctar dos Deuses da Floresta - da Amazônia para o Mundo, abriu a temporada de adrenalina em alta no meio dos muitos compositores da escola dos bairros Santa Bárbara, Nossa Senhora das Graças, Mato Grosso e região. A fofoca é geral. Da Bica ao Antonio Chulé, do Takanã ao Remanso do Tucunaré, o assunto é um só: o samba do Açaí! Em menos de uma semana todos lançaram mão da sinopse e saíram por aí estudando o tema, formando parcerias, escrevendo quadras e versos, solfejando melodias e, é claro, cutucando os adversários numa divertida e bem humorada guerra fria, que enriquece e qualifica o concurso. Aos sábados, bem cedo, notamos que uma das mesas do Bar do Calixto tem sido religiosamente ocupada por um dos possíveis concorrentes, o professor Mávilo Melo que, na roda de amigos, de vez em quando, bem ligeiro e discretamente pros outros não manjarem, saca do bolso um pedaço de papel e nele rabisca algo. Rapidamente, mantendo segredo aos curiosos, enfia o rascunho de volta no buraco do pano (o bolso), olha pros lados e solta um riso mudo, com ar de contentamento, que exprime o prazer de quem fechou mais uma frase, um verso, um arranjo ou coisa e tal... será? No último final de semana acompanhamos uma atividade cultural da agremiação lá na Tenda do Tigre e o que se viu foi um festival de emoções afloradas, nervos à flor da pele, suores frios, olhares de soslaio, cochichos ao pé do ouvido, tiradas e desafios que aquecem o jogo e animam a disputa. Na dita atividade, enquanto o samba comia solto, o Oscar Knightz, representante do trio de ouro (formado por ele mais o Bainha e Zé Baixinho), aproveitou o intervalo, fez alguns anúncios da entidade e tascou dizendo que em poucos instantes cantaria um trecho do refrão do samba deles, pra todo mundo ouvir.
Expectativa
Pronto o zum zum zum foi geral. A expectativa se fez em alta com todos pagando pra ver. Quebraria ali, o mestre Oscar, o segredo musical guardado a sete chaves. O tempo passou e nada, tudo guerra de nervos, pura cena, tática de malandro passado na casca do alho, só pra ouriçar. Mesmo assim, foi o suficiente pras Pastoras (Sílvia, Vanilce e Vilma) ficarem de olhos e ouvidos bem abertos na espera da pequena deixa do concorrente. Mais tarde, com ar de desapontadas se mostraram convencidas que era apenas blá blá blá e que eles (o trio de ouro), pelo jeito, sequer tem um samba pronto. Elas, por seu turno, apostam que emplacarão de novo um bom samba e, para tal, confinam-se em falas miúdas, parece inclusive que andam fazendo a reza do terço e se apegando em pedidos pra Santa Bárbara lhes proteger e guardar. O Waldison Pinheiro (Misteira) que as vezes ataca de arranjador e guru das pastoras, apareceu por lá e danou a cantar uma frase meio improvisada lá, lá, lá, açaí coisa e tal, deixando alguns com a pulga atrás da orelha. Será que dessa vez ele deixa as pastoras e vai pra disputa sozinho, defendendo um samba próprio? O futuro dirá! O compositor e advogado Toninho Tavernard, calado e comedido como ele só, tem feito rápidas passagens pelas cercanias do quadrilátero Antonio Chulé Calixto/Remanso/Tenda. Ele chega, olha, saca alguma coisa e pronto, só volta na semana que vem. Pelas atitudes, com certeza está fazendo um samba com seu filho e parceiro Eduardo Neto. A juventude do Tigre leia-se, Danilo, Eduardo, Dudu, Carlinhos e Tobá, promete debutar na disputa com um samba de sacudir a poeira, ou melhor, balançar o açaizeiro. Os integrantes do recém criado grupo Fina Batucada, tem se reunido às escondidas e prometem além de garra e sangue novo, um samba forte pra esquentar a concorrência. Fernando Chapéu é outro que fica por ali a rodear. Fala com um, abraça outro, sorri e dá panca de quem vai competir. Estaria o pagodeiro do Takanã, preparando alguma surpresa? Aguardem! De sabor envolvente e teor vitaminado o enredo açaí tem despertado o interesse de outros bambas do samba local que tem marcado constante presença naquelas paragens, dentre eles, Ernesto Melo, Nilson (Mistura Brasileira), Marquinhos do Cavaco, Amarildo (Grupo Guaporé), Zezinho Maranhão e Alan, todos com suas reconhecidas patentes na arte de compor. No calor da disputa que se inicia aparece a figura do Val, o empreendedor e dinâmico gerente do Bar do Calixto, que de bobo não tem nada, tratou de lançar uma bolsa de apostas pra aquecer ainda mais os ânimos, envolvendo a disputa do Asfaltão que já está pra lá de fervendo. A sorte está lançada, façam suas apostas afinal, como diz o presidente da escola, Reginaldo Macumba, quem for podre que se arrebente ou então vá tomar açaí que alimenta e é bom pra saúde.
(*) O autor é Presidente da Fundação Cultural Iaripuna
tatadeportovelho@gmail.com
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando