Quinta-feira, 18 de julho de 2013 - 05h08
Meu caro Escriba Zé Macedo Katraca
Na lexografia Aureliana temos que: identidade é: "...1. Qualidade de idêntico...". "...3. O aspecto coletivo de um conjunto de características pelas quais algo é definitivamente reconhecível ou conhecido...". 5ª. Edição - Ed. Positivo, pag. 1118.
Intrigante Zé, desta feita como de outras, feliz sua dição escrita nesta quarta (17.Jul), que discorre etnologicamente e de feição singular, sobre a total e entranhada presença de "Identidade Cultural" nos gestores da cultura nos estados nordestinos, tecendo acurada sinédoque entre a cultura de lá com a daqui, e de outros Estados da Federação. Precisa e fundamentada observação, não nos deixa envaidecidos da matéria comentada, mormente aos nossos destinos enquanto "resistores" da sina de fazer cultura em Rondônia. Como o "tempo é o senhor da razão e a história julgará os retrógrados", brevemente, também considerando a "voz rouca" vinda das ruas, poderemosm u d a r este estado de coisas, e devolver os ignorantes ao seu total e original estado de torpor. Identidade temos no sangue. Aqui, sobra talento, faltam oportunidades e reconhecimento... valorização... políticas públicas... Oxalá, os agentes artísticos em todos os níveis de atuação, aliados aos milhares de fazedores de saberes integrantes dos etnocentros produtores de cultura em Rondônia (Quadrilhas Juninas e Bois-Bumbás), não acreditem em qualquer promessa, e, a exemplo de alguns eleitos, não tenham memória curta. Ao escolher, o façam com discernimento e sabedoria... Deixemos os outros, mas nós, não podemos esquecer de que "...braços e mentes forjam cantando/a apoteose deste rincão...". De novo sem ser novamente, merecemos respeito...
Abraços.
Paulinho Rodrigues
O Projeto Varadouro dirigido pelo Chicão Santos e pela Zaine Diniz do Grupo O Imaginário foi o único Projeto de Porto Velho contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura.
*********
O diretor Chicão Santos esteve presente terça feira 16, na sede da Petrobras no Rio de Janeiro e vibrou muito, quando viu no painel, o nome do seu Projeto “Varadouro” entre os 67 contemplados com o patrocínio.
*********
Varadouro que tem no elenco o Bira Lourenço e Leo Carnevale conta com a seguinte sinopse: O ator vive diversos personagens que conquistaram, construíram as terras, os rios, as florestas: coronel de barranco, aventureiros, encantados, a reflexão sobre caminhos do ser humano, sentimentos diante da imensidão que transborda do rio e da floresta. A peça será encenada nas Praças: João Pessoa/PB, São Luís/MA.
********
Mais uma vez, O Imaginário eleva o nome de Rondônia ao patamar mais alto da cultura nacional. Valeu Chicão e Zaine!
*********
Coisa, que parece não está acontecendo com o Arraial Flor do Maracujá, esse, ta servindo de chacota nos meios culturais até fora do estado de Rondônia.
********
Na realidade o Arraial Flor do Maracujá 2013 virou novela. Cada dia acontece um capítulo.
*********
Aliás, não é bem novela é uma série, na qual a cada dia uma história é liberada.
********
Depois do anuncio de que os grupos não iriam se apresentar no Arraial, decisão tomada em reunião acontecida no inicio do mês de junho.
*********
A Secel enviou à reunião da Federon verdadeira Tropa de Choque e conseguiu a garantia da participação dos grupos no evento que está completando 32 anos.
*******
Nesse meio tempo, a prefeitura através da Funcultural anunciou que iria realizar o Arraial Municipal - Arrasta Pé do Madeira” e os dirigentes de grupos folclóricos passaram para o lado da presidente Jória Lima.
********
Infelizmente o caso entre os grupos folclóricos e a Funcultural não foi amor, foi paixão.
********
Resultado: Foi só dois grupos, um de Boi Bumbá e um de Quadrilha, ameaçarem a Funcultural de que não iriam participar caso o evento fosse Festival, quer dizer, com disputa entre os grupos, para a presidente desistir, pois ficou com medo desses grupos promoverem “Tempestade”, denegrindo a imagem da prefeitura via meios de comunicação. Tudo balela!
********
Com a desistência da Funcultural em realizar o Arraial Municipal, a Federon convocou reunião para dizer que os subsídios prometidos pela Prefeitura aos grupos, teriam que utilizar na montagem das apresentações do Flor do Maracujá.
********
Não sei que diabo aconteceu! Pois na reunião de terça feira 16, a maioria dos dirigentes mais uma vez, se deixaram influenciar pelos dirigentes daqueles dois grupos folclóricos: o de Boi Bumbá e o de Quadrilhas e
*********
Acataram a sugestão de levarem à professora Nazaré Silva da Secel que os grupos folclóricos só irão se apresentar na XXXII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Flor do Maracujá se não acontecer a disputa. Quer dizer, que o Flor do Maracujá seja realmente apenas Mostra de Dança de Quadrilha e Boi Bumbá.
********
Só quem não concordou com essa condição, foram os grupos Quadrilhas: Rádio Farol, JUABP, Girassol das Três Marias, A Roça é Nossa e Rosa Divina. Os bois bumbas Corre Campo e Az de Ouro adulto e Estrelinha mirim.
*********
Diz a professora Nazaré que vai reverter essa decisão.
********
Enquanto isso o pessoal do Movimento Reforma Cultural Popular, ainda deve estar esperando a resposta das reivindicações entregues à secretária da Secel.
********
Diz o K-1: “Pode espertar sentado!”.
SESC
Exposição fotográfica “Fases e Frases”
Está aberta até o dia 10 de agosto na Galeria de Artes do Sesc Centro, em Porto Velho, a exposição “Fases e Frases”, do fotógrafo Gabriel Ivan. A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h às 16h e aos sábados das 11h às 14h.
A exposição “Fases e Frases” é o resultado da junção de fotografias e frases, ambos registrados pelo próprio artista ao longo de sua carreira, revelando valores narrativos, transmitindo impulsos e sensações sobre o cotidiano social.
Gabriel Ivan formou-se em História da Arte em São Paulo e Fotografia pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, trabalha com fotografia desde os 15 anos de idade e já participou de inúmeras exposições coletivas.
A Galeria de Artes do Sesc Centro está localizada na Avenida Presidente Dutra, na região Central, próxima ao Correios da Avenida 7 de Setembro.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando