Quinta-feira, 18 de outubro de 2012 - 05h13
EXPOSIÇÃO
Vidro sobre pintura chapada
A artista plástica Maria de Nazaré Carvalho Laguinha artisticamente conhecida como Nasartes, abre as 20h00 desta quinta feira 18, na Casa da Cultura Ivan Marrocos a exposição, “Vidro sobre pintura chapada”. A exposição fica na Ivan Marrocos até o dia 29 deste mês com visitação gratuita todos os dias, inclusive aos domingos.
Segundo o administrador da Casa da Cultura artista plástico Geraldo Cruz, o trabalho desenvolvido pela Nasartes é digno de qualquer galeria de artes, pela beleza e qualidade. “Nos orgulhamos em poder receber e disponibilizar ao público de Porto Velho a obra dessa artista”, disse Cruz.
Maria de Nazaré Alves Carvalho Laginha, conhecida artisticamente como Nasartes, nasceu em Guajará Mirim-RO, éautodidata.
Após um grave acidente, passa a fazer arte com mais frequência, como parte do tratamento recomendado pelo médico.
Somente com um ano e cinco meses nas artes plásticas, dá aulas de mosaicos para os ribeirinhos no Ponto de Cultura Arte e Vida Rio Madeira, a convite da artista plástica Rita Queiroz.
Já participou de várias exposições coletivas e oficinas de capacitação na Casa da Cultura Ivan Marrocos e tem priorizado a pesquisa como embasamento para o seu trabalho. Criou uma técnica através da qual vem desenvolvendo a atual coleção:
Serviço
Exposição - Vidro Sobre Pintura Chapada
Data: Do dia 18 ao dia 29 de outubro
Local: Casa da Cultura Ivan Marrocos
Abertura: dia 18 as 20h00
Entrada: Gratuita
Na próxima semana, a Secel inicia os encontros preparativos da Conferencia Estadual de Cultura que tem como objetivo a implantação do Sistema Estadual de Cultura
**********
Se o governo de Rondônia está trabalhando a implantação do Sistema Estadual de Cultura e em conseqüência a criação do Fundo Cultural e do Conselho de Cultura não dar para acreditar que a Secel será extinta.
*********
O Sistema Estadual de Cultura de Rondônia é constituído de três Leis:
*********
LEI N. 2.745, DE 18 DE MAIO DE 2012. - Institui o Sistema Estadual de Financiamento à C u l t u r a – SEFIC,
*********
Dispõe sobre seu funcionamento e dá outras providências.
*********
LEI N. 2.747, DE 18 DE MAIO DE 2012, - Cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura – FEDEC/RO, integrante do Sistema Estadual de Financiamento à Cultura - SEFIC.
*********
LEI N. 2.746, DE 18 DE MAIO DE 2012. - Institui o Sistema Estadual de Cultura – SEC e dispõe sobre sua composição.
*********
Se vai ter o Sistema de Financiamento da Cultura o governo tem a obrigação de disponibilizar recursos para que os Projetos Culturais sejam financiados pelo estado de Rondônia.
*********
Quer saber de uma coisa, quando o Sistema Estadual de Cultura estiver funcionando a todo vapor, e isso, segundo o secretário da Secel Emanoel Nery fazendo ecoar as previsões do Chicão Santos diretor do O Imaginário, a Cultura em Rondônia não mais andará de “pires na mão”.
*********
Vai faltar liga pra amarrar tanta grana. Talvez seja por isso, que estão querendo acabar com a Secel. No meu entender não querem extinguir a Secel, tão mesmo é querendo tirar o PC do B fora.
*********
É briga de gente grande! Na realidade, quem sofre com isso é o produtor cultural que quer apenas ver seu projeto colocado em prática e nada mais.
********
Agora vamos entrar numa praia cheia de “conchas” de todos os tipos e tamanhos, que é o carnaval de rua de Porto Velho e do estado de Rondônia como um todo.
*********
É preciso lembrar aos carnavalescos mais afoitos, que os desfiles dos blocos e escolas de samba em 2013 começa na primeira semana do mês de fevereiro, ou seja: O Galo da Meia Noite desfila no dia 07 de fevereiro e a Banda do Vai Quem Quer no dia 09. Terça feira de carnaval será dia 12 de fevereiro.
**********
Como em Porto Velho a Fesec decidiu que os desfiles das escolas de samba acontecem três dias após o carnaval oficial, as escolas vão se apresentar em 2013, nos dias 14 Sexta Feira e Sábado dia 15 de fevereiro.
**********
Isso quer dizer que o prefeito que for eleito em 28 de outubro deste ano, vai ter no máximo 45 dias para realizar o carnaval de Rua de Porto Velho após sua posse no dia 1º de janeiro de 2013.
*********
Levando-se em consideração que em inicio de mandato o prefeito ainda não sabe realmente o que existe de saldo nos cofres da prefeitura, vai ser difícil conseguir ou repassar os subsídios das entidades carnavalescas com tempo hábil para a montagem dos enredos.
********
Lembro que no primeiro ano do prefeito Roberto Sobrinho não aconteceram os desfiles das escolas de samba justamente por falta de recursos.
********
Sendo assim, é muito importante que os dirigentes de blocos carnavalescos de trio elétrico, e de escolas de samba, participem da reunião com o candidato Mauro Nazif amanhã dia 19 as 20h00 no CDL que fica na Carlos Gomes ao lado da Loja Americana.
*********
Não estamos pedindo voto pra ninguém, o que estamos querendo dizer é que temos que colocar o “home” na parede e fazê-lo assumir (caso seja eleito), que repassará com antecedência de pelo menos trinta dias os subsídios as escolas de samba e blocos.
**********
O mesmo devemos exigir do candidato Lindomar Garçon. Não podemos nos empolgar com palavras bonitas e nem com promessas. O negócio é sério e precisa ser tratado com a maior lisura possível.
*********
Devemos solicitar dos dois candidatos que divulgue assim que sair o resultado das urnas, a equipe que vai fazer parte da Fundação Iaripuna.
*********
Nossa sugestão é que, assim que se conhecer o nome do prefeito, este nomeie de imediato, uma Comissão para tratar dos desfiles carnavalescos dos blocos e escolas de samba.
*********
Dessa comissão deve fazer parte o futuro secretário de Planejamento, Fazenda Municipal, Meio Ambiente, Eventos de Grande Porte, Iaripuna, Semsau e todos os órgãos que estarão atuando durante o carnaval.
**********
Vamos para a reunião do candidato levando essa sugestão. Os demais segmentos culturais terão tempo para pensar melhor, mas, o carnaval é em cima da posse. Se não agirmos com sabedoria o negócio pode se transformar num verdadeiro “Caos”.
*********
Andei consultando os orixás e fui informado que o futuro prefeito de Porto Velho será aquele cujo número começa com o algarismo 4. Será?
SUCESSO
Maria Clara lança CD no Rio de Janeiro
Na produção musical do CD estão os tarimbados Carlos Colla, e Michael Sullivan
A partir de novembro, Rondônia terá uma representante nobre no cenário musical do Brasil. Trata – se da portovelhense Maria Clara de dezoito anos que lança o seu primeiro CD no mês que vem.
Ela acaba de assinar contrato com a Universal do Brasil, gravadoraresponsável pelo seu primeiro CD que já está a caminho das lojas do País, tendo como título Menina Bonita, faixa principal com versão assinada pela jovem artista.
A obra será lançada com treze músicas das quais oito são de autoria da própria intérprete que há dois anos está no Rio de Janeiro se preparando para estrear no mercado fonográfico.
Segundo ela, a primeira música a ser trabalhada nas emissoras de rádio e TV é “Violetas”, assinada por compositores goianos. “Wood River de minha autoria e que já faz sucesso no Yotube, principalmente em Rondônia também faz parte do CD”, adianta.
O seu ritmo é o sertanejo pop, estilo novo, ditado pelas melodias que ela mesma compõe sob os aplausos de dois feras da música nacional que lhe acompanham nessa empreitada.
Na produção musical do CD estão os tarimbados Carlos Colla, compositor preferido do rei Roberto Carlos, e Michael Sullivan, nome que dispensa comentários quando o assunto é trabalhos artísticos.
Questionada sobre o desafio, Maria Clara garante que está preparada. “Estoudiariamente nas aulas de canto e dança coreografada”, diz sorridente Clarinha para depois anunciar: “Contarei com uma banda própria que já está sendo formada no Rio de Janeiro com jovens muito talentosos”.
Paralelamente a rotina de preparação para brilhar nos palcos, a nova estrela do pop sertanejo é acompanhada por uma equipe de marketing que começará brevemente os trabalhos de divulgação da sua carreira nas emissoras de rádio, TV, imprensa e redes sociais, além da concepção do site oficial que está em fase de finalização.
Nos dias 22, 23 e 24 deste mês, Maria Claraestréia em alto estilo integrando um super time de nomes consagrados na festa nacional da música em Canela no Rio Grande do Sul. Durante o esperado show, a menina bonita cantará para apresentar seu trabalho, o qual promete orgulhar Rondônia e conquistar o Brasil. Pelo menos talento e beleza não lhe faltam para se destacar nacionalmente. (AI)
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando