Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 19/02/13


 Lenha na Fogueira 19/02/13 - Gente de Opinião

SHOW MUSICAL

Beto Cezar começa turnê de lançamento do CD Vida Linda por São Paulo

O cantor e compositor Beto Cezar se apresenta no dia 2 de março, no Bar Brahma, uma das casas de espetáculo mais conceituada de São Paulo capital. O show faz parte do lançamento do CD “Vida Linda”, uma produção de Carlos Colla com direção musical de Alceu Maia e coprodução de Leandro Barros maestro do programa Luciano Huck. Beto Cezar vai mostrar seu trabalho na unidade do Bar Brahma Aeroclube e será acompanhado pelo grupo “Sambajh” de São Paulo.

O CD Vida Linda conta com 11 músicas de autoria do próprio Beto Cezar, Carlos Colla, Alceu Maia e Cristóvão Nascimento entre outros. “Além dessa apresentação já temos show agendado em Belo Horizonte e outras cidades mineiras”, disse Beto Cezar. Nascido em Porto Velho Rondônia Beto Cezar ha muito tampo, tenta emplacar suas músicas a nível nacional. “Após três CDs com produção própria e praticamente não ver acontecer nada nacionalmente, resolvi investir num trabalho mais bem elaborado e então tive a sorte de conhecer o Carlos Colla que se interessou pelo meu trabalho e o resultado foi o CD Vida Linda que posso garantir, não deixa nada a dever a produção dos grandes artistas brasileiros”, declara o cantor.

Em Porto Velho Beto Cezar se apresenta todos os sábados na Feijoada do Hotel Vila Rica e na Roda de Samba do Mercado Cultural. O CD pode ser solicitado através do telefone: 9223-4450.

Bar Brahma

Em um hangar com 12 metros de altura e 770 metros quadrados de espaço, o Bar Brahma Aeroclube tem uma decoração que mistura a história da aviação com a tradicional identidade do Bar Brahma. Dentre os elementos que se assemelham com a matriz, está o palco, onde acontecem apresentações com grandes nomes da música brasileira de quarta a sábado.

Dividido em quatro ambientes, o espaço ainda tem um deque, um café, e um mezanino, com uma parede de vidro de onde se poderá ter uma exclusiva vista do pôr-do-sol do Campo de Marte.



 



 

Deu na coluna do Carlos Sperança:

 

*********

O Putódromo

 

*********

Esta surgindo o embrião de um “putódromo” em Londrina (PR), por iniciativa do vereador Roberto Fu (PDT). Ele quer um espaço próprio para a prática do lenocínio na cidade, afastando prostitutas, gays e travestis que exercem a profissão, dos bairros residenciais e da região central. A polêmica é grande.

************

Isso nos fez lembrar o que aconteceu em Porto Velho com os “puteiros”, que tiveram que sair do centro da cidade na década sessenta.

 

*********

O compositor Bainha na música “Tempo Bom”, que é mais conhecida como “Sou da Sete de Setembro”, cita as casas de prostituição que existiram em nossa cidade desde a década de quarenta como.

 

*********

Mãe Preta Adelicia, Tambaqui de Ouro, Anita, Maria Eunice e tantas outras como boate da Iracema.

 

**********

Quando alcancei a adolescência, passei a frenquentar as casas de prostituição que naquele tempo, também eram conhecidas como “Casa de Mulher Solteira”.

 

*********

A maioria ficava no espaço das ruas: D. Pedro II (Anita e Maria Eunice); Afonso Pena: (Tambaqui de Ouro, Madame Elvira (Tartaruga) e Mãe Preta), A Deusa era na Joaquim Nabuco já pro lado do Batuque de Santa Bárbara nas proximidades da hoje rua Bolívia. Tinha o “puteiro” da Adelicia o único fora da rota, porque ficava no bairro da Olaria.

 

**********

Com o crescimento da cidade (naquele tempo Porto Velho só ia até a Joaquim Nabuco), as autoridades acharam por bem acabar com os lupanares do centro da cidade.

 

*********

Era o tempo do garimpo manual de cassiterita e a cidade chegou ao que ficou conhecido como Trevo do Roque com a rua Kennedy (hoje Jorge Teixeira) aberta. Ali foram abertas novas casas. Como Eldorado, Bar da Brahma e muitas e muitas outras. Era um burburinho só, durante a noite.

 

*********

E a cada crescimento da cidade essas casas foram sendo fechadas ou levadas para mais longe, ao ponto de fecharem de vez. A única casa de prostituição daquela época que ainda funciona é a Boate Nova Olinda mais conhecida como Maria Eunice que fia a rua D. Pedro II esquina com a Tenreiro Aranha.

 

*********

Uma coisa foi observada na época que acabaram com as casas de prostituição. Porto Velho passou a registrar grande ocorrência de estupro. A moçada não tinha onde procurar prazer e então pegava as meninas que saiam dos colégios e mandavam ver.

 

*********

Agora vem a notícia de que esse vereador do Paraná está querendo implantar o “Putodromo”, tomara que a idéia pegue. Quem vai gostar caso isso venha acontecer também em Rondônia, é meu amigo que tem grande “talento” para freqüentar esse tipo de casa.

 

*********

Antes que alguém cobre a falta da citação da Taba do Cacique, esclareço: A Taba do Cacique nunca foi “puteiro”, era um restaurante que após as 23h00 se transformava em boate frequentada pelas mulheres solteiras que moravam nas “Pensões” que fechavam a meia noite.

 

*********

Uma das profissões mais antigas do mundo é a de Prostituta, por isso essas profissionais merecem todo nosso respeito.

 

Lenha na Fogueira 19/02/13 - Gente de Opinião
 

*********

Curta Amazônia.

 

*********

Com determinação e persistência a organização do mais novo empreendimento cultural de Rondônia, o 4º Festival de Cinema Curta Amazônia, informa que estão abertas as inscrições de filmes a partir de fevereiro até o dia 20 de abril de 2013. Mandem seus filmes em DVD ou pen-drive e faça parte desse importante evento cultural aqui em Porto Velho -Rondônia - Amazônia - Brasil. Festival que acontece de 3 a 8 de junho em Porto Velho, durante 6 dias.

 

**********

As produções podem ser brasileiras e estrangeiras, esse ano estamos abrindo a categoria de média-metragem, atendendo inúmeras solicitações de realizadores no ano passado. O Festival avança na busca incessante de sua consolidação, criando janelas alternativas de exibição de filmes independentes dos nossos diretores e realizadores que acreditam que é possível fazer filmes de qualidade nesse país plural, fortalecendo a cadeia produtiva do Cinema Brasileiro.

 

**********

Os filmes que estarão concorrendo na Mostra Competitiva devem ser produzidos a partir de 1º de janeiro de 2008, filmes de longa, média e curta-metragem, nos gêneros de animação, experimental, documentário e ficção, além da categoria vídeo-clipe com produção até 5 minutos.

 

********

Para conhecimento de todos, os filmes de curta-metragem devem ter a duração até 15 minutos já inclusos os créditos, os filmes de média-metragem com duração até 69 minutos e os de longa-metragem acima de 70 minutos até 90 minutos, padrão adotado pela Agência Nacional de Cinema, a Ancine.

 

*********

Informações sobre a ficha de inscrição e regulamento no site oficial do evento www.curtamazonia.com.

 

**********

 

A Golda e o Levy são os organizadores do Festival Curta Amazônia.

 

 


 

POLITICA DE ESTADO

SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL (SINAPIR)

O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) foi apresentado aos participantes do Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas, no dia 31/01/2013, a criação do Sinapir está prevista no Estatuto da Igualdade Racial, a regulamentação acreditamos que será institucionalizada no dia 21 de março de 2013, quando a SEPPIR completará 10 anos de sua criação.

O Sinapir representa uma forma de organização e de articulação voltadas à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais existentes no país.

São objetivos do SINAPIR: promover a igualdade racial e o combate às desigualdades sociais resultantes do racismo, inclusive mediante adoção de ações afirmativas; formular políticas destinadas a combater os fatores de marginalização e promover a integração social da população negra; descentralizar a implementação de ações afirmativas pelos governos estaduais, distrital e municipais; articular planos, ações e mecanismos voltados à promoção da igualdade racial e; garantir a eficácia dos meios e dos instrumentos criados para a implementação das ações afirmativas e o cumprimento das metas a serem estabelecidas.

 




A expedição Kon-Tiki

A expedição Kon-Tiki relata uma das mais ousadas aventuras marítimas que deu origem a filme que concorre ao Oscar. Dois povos antigos com crenças, culturas e instrumentos comuns, mas separados por um oceano. A semelhança entre polinésios, na Ásia, e os ancestrais dos incas, na América do Sul, levaram o geógrafo norueguês Thor Heyerdahl a embarcar numa das expedições oceânicas mais ousadas da história moderna. Ele e outros cinco aventureiros construíram uma jangada a vela, tal qual as construídas pelos povos antigos, e se lançaram ao mar para provar que seria possível atravessar o Pacífico com técnicas ancestrais. O relato dessa aventura de 8000 quilômetros, realizada no fim da década de 40, deu origem ao best-seller A expedição Kon-Tiki que ganha edição revisada segundo o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O livro da José Olympio Editora chega às livrarias no momento em que o filme homônimo, a maior produção da história do cinema norueguês, concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Dirigido por
Serviço
A expedição Kon-Tiki (Kon-Tiki Ekspedisjonen) Thor Heyerdahl Tradução de Agenor Soares de Moura 284 páginas; 16x23 cm R$ 35,00. Grupo Editorial Record/ José Olympio Editora.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)