Quinta-feira, 19 de maio de 2011 - 06h17
Ta quase decidido! O Arraial Flor do Maracujá ou a 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás vai acontecer no mesmo local do ano passado, ou seja, no espaço pertencente à Sabenauto que fica no quadrilátero formado pelas ruas Tiradentes, Imigrantes, Uruguai e Cipriano Gurgel no antigo Distrito Industrial.
**********
E tem mais, o Arraial vai acontecer entre os dias, 30 de junho e 10 de julho O período ficou assim decidido em virtude da apresentação da peça O Homem de Nazaré pelo Grupo Êxodo que vai acontecer na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia nos dias 23, 24 e 25 de junho. Pela Bebel o Arraial começaria no dia de São João 24 de junho, uma sexta feira. Ela foi voto vencido.
**********
Enquanto isso, a 14ª edição do Arraial Flor de Cacto agora sob a coordenação do Francisco Clodoaldo Matos popularmente conhecido como Negaça e com assessoria do Luizão Gouveia esta marcado para começar no próximo dia 27.
*************
O Flor de Cacto mais uma vez, vai ser montado no campo 1º de maio no bairro Caladinho. A programação conta com apresentações dos grupos de Quadrilhas que se classificaram até o oitavo lugar no Arraial Flor do Maracujá do ano passado mais os dois grupos classificados nas eliminatórias que aconteceram no Arraial do Esperança da Comunidade também no ano passado.
***********
Apenas os bois bumbas Diamante Negro e Corre Campo fazem parte da programação do Flor de Cacto
***********
Segundo Negaça noventa por cento das barracas já foram comercializadas. ”Quem estiver interessado, pode entrar em contato através do telefone 9237-8252 quem sabe ainda consiga um espaço”
************
O Flor de Cacto este ano conta com o apoio do governo estadual através da Secel que disponibilizou a sonorização enquanto a prefeitura através da Fundação Iaripuna vai colocar as arquibancadas e camarotes.
***********
A coordenação do Arraial Flor de Cacto aproveita para registrar o apoio do Corpo de Bombeiros, Semtran, Emdur e do senador Valdir Raupp.
***********
Depois que publicamos a decisão do Juiz de Guajará Mirim sobre a anulação da eleição da diretoria executiva do bumbá Malhadinho, um canal de televisão procurou o Léo do Boi fundador do Malhadinho e confirmou o que demos em primeira mão.
**********
Só esperamos que os dois grupos que disputam a direção do boi azul da Pérola do Mamoré, cheguem a um consenso, para não prejudicar a realização do Festival Folclórico deste ano.
**********
Os dois grupos devem levar em consideração, que o Duelo da Fronteira atualmente, é quem movimenta turisticamente a cidade de Guajará Mirim e é quem gera o maior número de emprego e renda. A disputa interna não só prejudica o grupo de Boi Bumbá, mas, o Festival como um todo.
***********
Por falar em turismo:
**********
O superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, esteve nesta terça-feira, 17, em Rio Branco (AC), onde foi recebido pela secretária estadual de Turismo no Acre, Ilmara Rodrigues Lima, além de dirigentes e membros do trade turístico dos dois estados.
*********
Em pauta, uma exposição feita por técnicos da OTCA (Organización Del Tratado de Cooperación Amazónica), com sede em Brasília. Basicamente, foi exposta a necessidade de se trabalhar a imagem da região norte de forma integrada.
***********
Rondônia e Acre abriram o diálogo neste ano, na área de turismo, e assinarão um termo de cooperação mútua.
**********
No Sesc, de 09 de maio a 03 de junho o fotógrafo Beethoven Delano estará expondo seus painéis fotográficos na Galeria de Artes do Sesc Centro que funciona de segunda as sexta, das 8h às 17h e sábados das 10h às 14h. Os painéis retratam o modo de viver das pessoas através da arquitetura do lugar, os meios de transporte e as paisagens, apresentando ao público um registro poético da Amazônia.
***********
Já a prefeitura através da Fundação Iaripuna está com vasta programação alusiva a Semana Nacional de Museus, o galpão localizado na Praça da Madeira Mamoré que abriga peças que contam a história da construção da famosa Ferrovia do Diabo, fica aberto para visitação pública durante o dia todo, inclusive nos finais de semana.
***********
URGENTE:
**********
O FestCineamazônia - Festival Latino Americano de Cinema e Video Ambiental já está recebendo inscrições para sua nona edição que acontece de 8 a 12 de novembro próximo em Porto Velho.
************
Será aceita a inscrição de filmes (35 ou 16mm) nos gêneros Documentário, Ficção, Animação e Experimental até o dia 1º de agosto; os vídeos podem ser em qualquer formato com a duração de 1 a 26 minutos, no máximo. As obras com tempo superior a 26 minutos poderão, a critério da comissão organizadora, ser inscritas e exibidas nas mostras itinerantes dos bairros e cidades, fora de competição.
************
Uma modalidade também é dirigida aos profissionais de televisão que poderão participar apresentando trabalhos de vídeo-reportagem. Será a nona edição do Festival que já homenageou eminências do cinema, do teatro, da música e da literatura, como forma de reconhecimento de um trabalho que, de uma forma ou de outra, põe sempre em evidência a preservação do homem e da natureza.
**********
Hoje tem Seresta no Mercado Cultural. A música ao vivo começa a rolar a partir das 20h30.
**********
Vamos nos encontrar no Mercado Cultural morena!
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando