Quarta-feira, 20 de julho de 2011 - 06h45
ENCENA NA RUA
O casamento da filha do mapinguari
O Festival de teatro de rua está acontecendo na praça da EFMM
O Festival Amazônia Encena na Rua chega a sua terceira noite apresentando no anfiteatro do complexo Madeira Mamoré as seguintes peças:
19h00 – Exercício Número II – Bufo e Zitinha com a Entreatos Companhia de Arte de Belém (PA).
20h00 – O casamento da filha do mapinguari com a Cia Vitória Régia de Manaus (AM).
21h00 – A farsa do advogado Silva Santos com a Cia do Lavrado de Boa Vista (RR).
A solenidade de abertura oficial do Festival aconteceu na última segunda feira e contou com a presença do representante da Caixa Econômica Federal James, secretário da Secel Francisco Leilson Chicão, presidente da Fundação Iaripuna Tatá e representante do Sesc Tertuliano. Entre os discursos proferidos destacamos o do secretário da Secel que elogiou a iniciativa do Associação Cultural O Imaginário na pessoa do Chicão Santos e da Zaine Diniz e foi super aplaudido ao anunciar que o Festival Amazônia Encena na Rua do próximo ano vai fazer parte da programação oficial do governo estadual relativa às comemorações dos 100 anos da inauguração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. “O governo estadual não medirá esforços para firmar parceria com O Imaginário para que o Festival aconteça durante as comemorações do centenário da Estrada de Ferro”, disse Chicão.
Após os discursos o grupo “Ponto de Inicio” tomou conta da arena apresentando o espetáculo “Meu Boi Precioso” uma história baseada no “Auto do Boi Bumbá” muito bem apresentada pelos integrantes do grupo comandado pelo Elcias Vilar – A apresentação do “ Meu Boi Precioso” encantou a platéia que literalmente lotou as arquibancadas do anfiteatro. “Muito engraçada a apresentação”, disse a espectadora Berenice se acabando de rir das presepadas das personagens, Catirina, Pai Francisco, Cazumbá, Coronel Tenório, as quatro filhas da Catirina enfim, todos os integrantes do elenco. O destaque mesmo vai para o BOI e seu “miolo”.
Encerrando a noite de abertura entrou em cena o Grupo de Circo e Teatro Rosa dos Ventos com o espetáculo “Saltibembe Mambembancos”, que com suas pernas de pau e malabaris, levou a platéia do delírio por mais de uma hora e meia.
O Amazônia Encena na Rua é uma produção da Associação Cultural O Imaginário que conta com o apoio do governo federal através do MinC – Funarte; do governo estadual através da Secel, governo municipal através da Iaripuna e Semed, Sesc/RO e com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Antes de entrarmos no assunto Amazônia Encena na Rua o Festival de teatro de rua que está bombando na praça da Madeira Mamoré
**********
Vamos voltar a Guajará Mirim precisamente, sobre o concurso que escolheu a Cunhã Poranga do Boi Bumbá Flor do Campo.
**********
A coluna de ontem causou o maior rebuliço na Pérola do Mamoré, a fila em frente ao supermercado do Candury dobrava o quarteirão com todo mundo querendo comprar o Diário da Amazônia “só para ler o que o Zekatraca havia escrito a respeito do concurso”.
**********
Acontece que o Arthur Quintela recebeu nossa coluna via e-mail por volta das três horas da tarde e imediatamente postou em seu Blog. Blog que é lido em Guajará porque o Quintela é cunhado do Léo fundador do Boi Malhadinho e a turma do Boi Contrário acessa para saber se existe alguma novidade no Boi azul.
**********
Estou eu no cabeleireiro (antigamente era barbeiro), quanto toca meu celular, era o advogado do Boi Flor do Campo (no momento não recordo seu nome), questionando o que estava escrito na coluna. Ouvimos seu relato contestador e colocamos o espaço da coluna, a disposição da diretoria do Bumba do bairro Almirante Tamandaré para os esclarecimentos necessário.
*********
O que o senhor envia publicaremos na íntegra. Prometemos ao Doutor Advogado.
*********
Só que até o fechamento dessa coluna não havíamos recebido nenhuma linha do respeitável Advogado.
*********
Sendo assim: invocamos nossos informantes dentro do Flor do Campo (Zekatraca Vermelho) e ficamos sabendo que aconteceu na noite de segunda feira 18, uma reunião a portas fechadíssimas onde a roupa suja foi lavada
*********
Nessa reunião, ficou acertado que o resultado do concurso que elegeu a jovem Ana Lessa como Cunhã Poranga está valendo.
*********
A presidente Estelina então convocou todos os membros da diretoria a se empenharem no trabalho dos barracões. “Não podemos abrir mão do nosso principal objetivo, que é trazer para nossa sede, o título de Tri Campeão consecutivo do Festival”.
**********
Os aplausos foram ouvidos na praça da Catedral Nossa Senhora dos Seringueiros.
*********
Resultado: A paz voltou a reinar na nação Flor do Campo.
**********
Queremos deixar claro às pessoas que lêem esta coluna, que o Zekatraca é um personagem que está em vários locais ao mesmo tempo, pois não se trata apenas de uma pessoa, é uma equipe que atua em vários locais e cidades. Nós aqui na redação, apenas digitamos ou “colamos” as informações que nos são passadas pelos Zés Katracas.
**********
Se não, não saberíamos que a reunião da direção do Flor do Campo que aconteceu segunda feira, começou a “boca da noite” e terminou quase a meia noite.
**********
Bom! O negócio agora é o Amazônia Encena na Rua:
***********
Juntamente com a programação já iniciada de espetáculos de teatro e dança, o Amazônia Encena na Rua complementa a programação dessas duas modalidades artísticas com o Ciclo de Oficinas, que se iniciou ontem dia 19 das 8h00 as 12h00.
***********
No que diz respeito ao teatro, serão realizadas oficinas de Teatro de Rua, com Marcelo Bones (MG) e de Bonecos Gigantes, com Wertenberg Nunes (TO). E da parte da dança, será realizada a oficina de Dança Indiana, com Beatriz Brooks (RR).
**********
O Amazônia Encena traz consigo também uma programação de Ciclos de Debates que giram em torno tanto do Teatro quanto do Público e também sobre a própria cidade. Os debates começam hoje dia 20 e irão até o dia 22 sempre das 15h até as 17h na EFMM.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando