Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 20/08/11


 Lenha na Fogueira 20/08/11 - Gente de Opinião

 ENCONTRO

Rádio Farol no Brasil de Todos os Tons

A quadrilha de Porto Velho representa Rondônia em Florianópolis

A quadrilha “Os Caipiras do Rádio Farol” de Porto Velho embarca para Florianópolis (SC), na próxima terça feira 23, onde participa do XI Encontro das Nações – Brasil de Todos os Tons uma realização da prefeitura de Florianópolis. A Rádio Farol vai ao encontro com o apoio irrestrito de prefeitura de Porto Velho cujo prefeito Roberto Sobrinho autorizou a Secretaria Municipal de Educação –Semed, assim como a Fundação Iaripuna a viabilizar o que fosse necessário para que a quadrilha representasse o estado em evento tão importante. Entre os dias 23 e 27 deste mês a capital catarinense vai respirar a cultura brasileira através de apresentações de grupos folclóricos de todas as regiões do Brasil. Da região Norte estarão se apresentando além da Rádio Farol o Boi Garantido de Parintins, do Nordeste entre outros estados, o Maranhão leva o Bumba-Meu-Boi enfim, todas as regiões do Brasil estarão representadas pelos seus grupos folclóricos.

O presidente Severino Castro da quadrilha Rádio Farol aproveita a oportunidade para registrar os agradecimentos em nome de toda a diretoria e dos brincantes da quadrilha campeã dó Arraial Flor de Candeias, ao prefeito Roberto Sobrinho, presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes – Tatá e a secretária da Semed Fátima Ferreira. “Graças a essas, nosso grupo vai a Florianópolis representar Rondônia”, finalizou Severino

JUABP dança no Ceará

A quadrilha JUABP terceira colocada no Flor do Maracujá embarcou na noite de ontem rumo a Fortaleza (CE) de onde segue para a cidade de Iguatu para participar do “São João Fora de Época” daquela cidade cearense. A quadrilha do João Big conseguiu apoio junto a deputado estadual Epifânia Barbosa e da prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna. O grupo folclórico de Porto Velho deve desembarcar no Ceará na próxima terça feira já que a viagem de ônibus até Iguatu (CE) dura quatro dias.

Outros grupos de quadrilhas que também devem se apresentar em outros estados brasileiros são: “A Roça é Nossa” que vai para Terezinha (PI) e a Girassol das Três Marias que foi convidada a se apresentar em Brasilia (DF)

 


Viu aí como nossos grupos folclóricos de Quadrilhas estão podendo!

 

***********

Pelo menos os quatro primeiros colocados no Flor do Maracujá, estarão participando de eventos fora do estado de Rondônia.

 

**********

Rádio Farol, Juabp, Girassol das Três Marias e A Roça é Nossa, estão de viagem marcada, rumo a Santa Catarina, Ceará, Brasília e Piauí respectivamente.

 

*********

O primeiro grupo a embarcar, foi à quadrilha Juabp que saiu ontem a noite de Porto Velho rumo à cidade cearense de Iguatu onde representa Rondônia do “São João Fora de Época”, uma competição que envolve grupos de quadrilhas de quase todas as cidades nordestinas mais a Juabp de Porto Velho (RO).

 

**********

Depois, ou melhor, na madrugada de quarta feira 23, é a vez da Rádio Farol embarcar no aeroporto Governador Jorge Teixeira em Porto Velho rumo ao aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis (SC).

 

*********

Em setembro, a Girassol se apresenta em Brasília e a Roça é Nossa em Terezina (PI).

 

**********

Diz o Aluizio Guedes presidente do Boi Bumbá Diamante Negro que no dia 18 de dezembro, seu boi também embarca para Florianópolis. Escrevi 18 de dezembro!

 

*********

Vale salientar que os grupos que estão viajando para se apresentar fora de Rondônia conseguiram apoio da prefeitura de Porto Velho

 

**********

Temos que parabenizar o presidente da Iaripuna Altair Lopes – Tatá e a secretária da Semed Fátima e em especial ao prefeito Roberto Sobrinho que autorizou seus subordinados a apoiarem os grupos folclóricos.

 

*********

E mais, a prefeitura vai realizar através da Fundação Iaripuna várias atividades relativas à Semana do Folclore.

 

**********

O Dia Oficial do Folclore é 22 de agosto, portanto, na próxima segunda feira, porém, como o Tatá resolveu iniciar a programação relativa à data somente quando tivesses com a grana do cachê dos grupos que vão se apresentar, na conta da Iaripuna e como essa grana só foi aprovada quinta feira passada e só vai pra conta da Fundação na próxima semana. As comemorações pelo dia do Folclore só devem acontecer no próximo final de semana.

 

********

E vai ter inclusive “Meia Lua” de Boi Bumbá. Sabe o que é isso?

 

**********

Reúnem-se alguns cantadores de toada de Boi Bumbá e esses participam de uma espécie de desafio. É muito bacana!

 

*********

Peças teatrais como aquela que foi apresentada durante o “Amazônia Encena na Rua”. “O Casamento da Filha da Catirina”, dança de grupos de quadrilhas e outras danças folclóricas farão parte da programação que deve acontecer no final de agosto e no final de setembro.

 

**********

Na do final do mês de setembro já será a festa da emancipação do município de Porto Velho cuja data magna é 2 de outubro.

 

*********

No dia 2 de outubro o Tatá quer promover o encontro dos Bois Bumbás envolvendo o Diamante Negro e o Corre Campo.

 

*********

 

Pelo visto, a turma está acordando e sentindo que valorizar a cultura da nossa cidade e estado, é bem melhor que valorizar as culturas que não tem nada a ver com a gente.

 

*********

Se o nosso negócio é brincar de Boi Bumbá e dançar Quadrilha que se ajude essas brincadeiras folclóricas.

 

*********

Precisamos acabar com esse negócio que o bom é o que vem de fora. Rondônia e Porto Velho em particular já tem sua identificação cultural, seja na dança, nos costumes, na culinária.

 

**********

Nosso costume é pescar e comer tambaqui e Jatuarana moqueada.

 

*********

Nossa dança é Quadrilha e Boi Bumbá!

 

*********

Além disso, adotamos o costume gaúcho de comer churrasco e o carioca de dançar samba e comer feijoada, do Pará nos acostumamos com o Carimbó e com o pato no tucupi. Do nordeste herdamos o Forró e assim sucessivamente.

 

*********

Passamos até a freqüentar rodeios de touro nas feiras agropecuárias.

 

*********

Porém ninguém tem uma manifestação popular tão envolvente como o desfile da Banda do Vai Quem Quer que reúne quase toda a população de Porto Velho brincando carnaval ao som das marchinhas próprias.

 

**********

Estamos exportando nossa maneira de dançar Quadrilha e de brincar Boi Bumbá.

 

*********

E ainda tem uns “babacas” que dizem que Rondônia não tem identidade cultural!

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)