Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 20/08/13


Grande Zé - Parabéns pela matéria com o Afonso Loks. Conheço e tenho muito respeito por ele. E por todos os que, como ele, o Peruano, o Peerin, o Camata, o Gutierrez, com todas as dificuldades conseguem manter jornais e programas nos nossos municípios. Sou leitor da coluna, mas domingo tenho mania de guardar todas, o que, aliás, já disse a você. Torço que você selecione as que entenda serem melhores e as publique em forma de livro.  Abraço, Lúcio Albuquerque

*********

Obrigado mestre Lúcio Albuquerque – Ainda entrevistarei todos os citados. Quanto à publicação em livro, é um sonho que se Deus quiser ainda realizarei!

 


Ontem foi o aniversário do meu amigo e parceiro Ernesto Melo o poeta da cidade. Parabéns “Velho”, que Deus continue iluminando essa mente privilegiada que como ninguém sabe cantar Porto Velho.

 

********

Quem anda na berlinda é o Coletivo Fora do Eixo, que em Porto Velho tem o amigo Altomar (Bode) como um dos principais colaboradores.

 

********

A Revista Veja e a Folha de São Paulo vem publicando uma série de reportagens sobre a FdE.

 

********

Esta correndo nas redes sociais o artigo: Luz no fim do eixo – de autoria do articulista Álvaro Pereira Júnior que é graduado em química e jornalismo pela USP, com especialização em jornalismo científico pelo MIT e trabalha no programa "Fantástico", na TV Globo e ainda escreve aos sábados, a cada duas semanas, na versão impressa da Folha Ilustrada.

 

********

Na defensiva, admitindo erros. Quem diria, foi essa a imagem nos últimos dias de Pablo Capilé, o outrora inabalável líder do coletivo Fora do Eixo.

********

Até há pouco, só quem sabia do Fora do Eixo (originário de Cuiabá), surgido em festivais independentes, hoje tentando colar também em movimentos populares -- era a turma pequena que acompanha o cenário musical. Já escrevi muito e criticamente sobre o FdE. Por anos, na "grande mídia'', uma voz solitária.

********* 

Mas vieram as manifestações de junho, as transmissões da Mídia Ninja (ao vivo, de dentro das passeatas) e a revelação de que os ninjas eram bancados pelo Fora do Eixo.

******** 

Seguiu-se um interesse natural, culminando no programa "Roda Viva" da semana retrasada. Os entrevistados foram Capilé e Bruno Torturra. Mesmo que boa parte dos entrevistadores não entendesse nada, fez-se uma pergunta crucial: de onde vem o dinheiro do FdE?

******** 

Assim, já de início, foi possível saber que a tropa do revolucionário, do antiestablishment, do inimigo do capitalismo Pablo Capilé vive de dinheiro de governos e de grandes corporações (por meio dos chamados "editais"). De qualquer governo (PT, PSDB etc.) e de qualquer corporação (Petrobras, Vale, Banco do Brasil, Itaú Cultural, o que pintar).

********* 

No geral, Capilé e Torturra saíram-se bem. Ironicamente, parece que o bom desempenho foi o estopim da reação. Como se algumas pessoas tivessem dito: "O Fora do Eixo vai sair por cima? Já me dei mal com eles, sei quem são. Vou contar tudo". Uma tormenta se armou na internet.

********* 

Começou com o depoimento da cineasta Beatriz Seigner, que se ligou a eles e sentiu-se enganada. Prosseguiu com o testemunho de Laís Bellini, ex-militante, apontando as semelhanças com uma seita. E aumentou com dezenas de outros desabafos.

*************

Pablo Capilé enfrenta pela primeira vez a exposição pública. O resultado tem sido devastador. Artigo completo na Folha de São Paulo  http://folha.com/colunistas.

 

********

Tá vendo aí “caboco”


 


Biblioteca Francisco Meireles será reaberta
 

Após 30 dias fechada para reforma, a Biblioteca Municipal Francisco Meireles será reinaugurada no próximo dia 27, às 10 horas. As obras que iniciaram no dia 16 de julho, foram realizadas pelo Exército Brasileiro, que firmou parceria com a prefeitura através da direção da biblioteca e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).Lenha na Fogueira 20/08/13  - Gente de Opinião

Conforme a administradora da biblioteca, Lucileyde Feitosa, os militares designados para reformar o prédio eliminaram várias infiltrações, retiraram o mofo, consertaram a instalação hidráulica, o sistema de drenagem e fizeram a pintura geral. Com o apoio da Eletrobrás Rondônia foram trocadas 60 lâmpadas, pois a maioria estava queimada. “Além do apoio da Semed, do Exército e da Eletrobrás, contamos com a ajuda de voluntários que doaram tintas e outros materiais. Com isso, a prefeitura economizou cerca de R$ 80 mil”, informou.

Lucileyde e o diretor da Francisco Meireles, Adson Muniz, ainda buscam apoio da comunidade para conseguir vidros para três janelas e assistência técnica para fazer funcionar os elevadores, que estão parados desde 2003, ano em que ocorreu a última reforma. Junto com os demais servidores que trabalham no local, eles conseguiram até películas para colocar nos vidros. “Contamos com a generosidade e doações de pessoas que ainda acreditam na cultura”, comentou Lucileyde.

Para Adson Muniz, a biblioteca não é só um espaço de leitura, mas pode ser também um importante ponto turístico da cidade e local aprazível para que os artistas plásticos exponham seus trabalhos. “Agradecemos a todos que direta ou indiretamente tornaram a reforma deste importante espaço uma realidade. O local estava insalubre tanto para nós quanto para os frequentadores”, desabafou.

Criada em 1973 e inaugurada dois anos depois, atualmente a Francisco Meireles conta com 60 mil títulos, sala específica para deficientes visuais com material em Braile, sala de leitura infanto juvenil e ainda possui o maior acervo de literatura regional, dentre outros.

Ainda existe um grande desafio para a atual administração da Biblioteca Francisco Meireles, que é reaver 1.850 livros que foram emprestados e não devolvidos, no período de 2005 a 2013.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)