Terça-feira, 20 de setembro de 2011 - 06h13
POLÍTICAS PÚBLICAS
Gestão e Fomento para as Artes Cênicas
A Mesa Giratória sobre Políticas Públicas: Gestão e Fomento para as Artes Cênicas, que aconteceu domingo passado 18, dentro da programação do Festival Palco Giratório do Sesc, protagonizada pelo secretário da Secel Francisco Leilson Chicão, vice presidente da Fundação Cultural Municipal Iaripuna Berenice Simão, Representante e Suplente da Região Norte na Setorial de Teatro CNRC Elcias Vilar; representantes da Federação Rondoniense de Teatro Ruymar Pereira e Evaldo Leão e Silvio Santos (Zekatraca) como mediador. De acordo com a coordenação do Sesc, foi a mais extensa em comparação com as duas últimas. “Essa durou mais de três horas” disse Fabiano Barros. A Mesa de domingo também foi a que obteve maior número de internautas acompanhando os debates: “Chegamos ao pique de mais de 800 pessoas curtindo o evento via face book o que nos leva a estimar, que mais de 1500 pessoas estivesse acompanhando” constatou Rafael do Coletivo Caos responsável pela postagem na Internet.
Um dos temas mais discutidos foi sobre a implantação do Sistema de Cultura e da Lei Estadual e Municipal de Incentivo a Cultura. Francisco Leilson Chicão ao ser questionado sobre o assunto disse que a minuta da Lei Estadual de Incentivo está na PGE para receber o parecer do procurador daquele órgãos há alguns dias e que até o final deste mês, esse parecer deve ser dado e então o Projeto de Lei vai para a apreciação do governador que o encaminhará a Assembléia Legislativa. A representante da Fundação Iaripuna Berenice Simão, provocou discussão entre os membros dos grupos de teatro presentes no Audicine Sesc, ao convocar as entidades que trabalham com artes cênicas, a irem à luta. “Vocês precisam se manifestar, bater na porta do gabinete do prefeito, do gabinete do presidente da Câmara e dos gabinetes dos vereadores, no sentido de forçar a homologação da Lei de Incentivo e do Sistema de Cultura”. A partir desse momento, os dirigentes de grupos de teatro presentes, passaram a questionar a direção da Federação de Teatro de Rondônia que estava fazendo parte da mesa através do Evaldo Leão e do Ruymar Pereira maior interação “pois há muito tempo a Federação não convoca reunião para pelo menos dizer que ainda existe” reclamou Téo Nascimento do Grupo Sentidos no que foi apoiada pelos representantes dos grupos Titânica Almicio e Grupo Dá o Bote Elizeu.
O presidente da Federação Ruymar Pereira concordou com os colegas dizendo: “É uma dicotomia muito grande, o fato de estarmos fortalecidos e enfraquecidos ao mesmo tempo”, enfatizou prosseguindo: “Fortalecidos porque praticamente todos os grupos estão em atividade, muita atividade. Enfraquecidos, porque devido a essas atividades, deixamos de lado a luta por questões importantes como é o Sistema de Cultura”. O representante e Suplente da Região Norte na Setorial de Teatro CNRC,Elcias Vilar, discordou da representante da prefeitura municipal. “O interessante é que para se formar os demais conselhos, como o de Saúde, o Conegro etc... Não vimos às entidades fazendo barricada na frente da prefeitura. Porque nós os artistas das artes cênicas temos que agir dessa forma, quando a homologação da Lei de Incentivo e da implantação do Sistema de Cultura é um dever dos governos”.
Nas considerações finais, os representantes das entidades que trabalham com artes cênicas em Porto Velho, foram unânimes ao elogiarem as atuações, tanto da Fundação Iaripuna como da Secel. “Hoje a cultura está bem representada, pois tanto o Chicão como a Berenice e o Tatá são militantes culturais. São do nosso meio e isso está fazendo com que a nossa cultura seja valorizada”,
Esse negócio de redes sociais é o maior barato. Através dessas redes uma pessoa, seja artista ou de qualquer outra profissão, em poucos minutos, pode se transformar em celebridade ou pelo menos, ser conhecida por centenas de pessoas.
*********
É o que esta acontecendo com duas colegas jornalistas, que estão curtindo férias por aí e como têm mania de escrever e são adeptas de redes como twitter e face book, estão nos colocando a par de tudo que estão fazendo.
********
Por exemplo, a jornalista e agora empresária do ramo de confecções de marca, Luciana Oliveira encontra-se no Rio de Janeiro e conectada 48h no face book posta tudo que está vivenciando.
********
Como é o caso: O Ronaldinho Gaúcho está no mesmo hotel que estou!
********
Acho que fui a única hospede do hotel a tirar foto com Ronaldinho.
********
A mais preocupante pela colocação: Vou dormir do lado do Ronaldinho, ou melhor, no quarto ao lado!
********
Isso é empolgação de flamenguista, ou seja, é consolo para flamenguista que está há nove rodadas sem sentir o que é vencer um partida de futebol.
********
Quem segue a Lu no face book ou no twitter sabe que estou escrevendo a verdade. Pena que no Botafogo tem um “LOUCO”!
********
A outra colega que está bombando no face book e dessa vez o negócio é muito mais bacana!
*********
É nossa amiga Emille Souza, aquela que é considerada a rainha dos comerciais do canal 25 – Shoptv. Ela tá que tá fazendo o maior sucesso.
*********
A jovem assessora de comunicação da Secel casou e foi passar a lua de mel em Tambaba.
********
Leia-se na praia de naturismo de Tambaba! Até aí tudo bem.
********
Acontece que a menina não conformada em somente agora estar conhecendo os dotes do noivo e marido, achou de mostrar tudo que tem e que pode oferecer ao seu marido, para quem quiser ver e desfrutar apenas através do olhar.
********
Ontem de manhã na Secel, em todas as salas que tivesse alguém conectado a Internet, logo a noticia chegava:
********
Você já viu? – Viu o que? A Emille nuazinha na Internet ela e aquele pedaço de homem, o marido dela?
*******
Cadê, cadê? – Acessa aí o face book. E a fila ia ficando cada vez maior para ver o escultural corpo da Emille pelada juntamente com seu marido também pelado, curtindo a beleza que é a praia de Tambada.
********
Os comentários postados na rede é que são bacanas. A menina do “sapinho” está fazendo o maior sucesso. Até ontem a tarde já tinha recebido a visita de mais de “Dez Mil” Internautas.
********
Se a direção da Play Boy ver as fotos da Emille com certeza, o casamento não vai durar muito tempo.
********
A não ser se o noivo/marido não for muito ciumento. Em Tambaba é uma coisa, na revista será outra.
********
Nota cem mil para a Emille e seu marido pela ousadia.
********
Voltando a terra:
********
Domingo durante a Mesa sobre Políticas Públicas – Gestão e Fomento para as Artes Cênicas.
*********
Ficamos sabendo que o pessoal ligado em teatro é desunido. Pelo menos foi o que a Diretora do Grupo Sentidos Téo Nascimento colocou em participação da plenária durante o debate.
********
Aliás, durante os Subsolo que também está acontecendo junto ao Palco Giratório do Sesc, a jornalista Rose Viegas todos os sábado, pergunta aos dirigentes dos grupos participante, sobre se os integrantes de grupos prestigiam as apresentações de outros grupos?
**********
A resposta sempre é a mesma. Que acontece até de um falar mal do espetáculo do outro.
*********
Sobre essa falta de entrosamento, pois a palavra correta nesse caso, é falta de entrosamento e não desunião.
*********
O presidente da Federação de teatro Ruymar Pereira disse o seguinte ao se reportar sobre a cobrança da Téo.
********
É uma dicotomia muito grande, o fato de estarmos fortalecidos e enfraquecidos ao mesmo tempo,
********
Fortalecidos porque praticamente todos os grupos estão em atividade, muita atividade.
*********
Enfraquecidos, porque devido a essas atividades, deixamos de lado a luta por questões importantes como é o Sistema de Cultura e a Lei de Incentivo.
************
Como as questões foram mais em cima da gestão municipal, a professora Berenice foi a grande estrela da Mesa Giratória que contou também com a participação do secretário da Secel Francisco Leilson Chicão.
**********
Por uns momentos o mediador que era eu, perdeu as rédeas da discussão e o Alexandre assessor do Chicão cobrou no ar.
********
Já que o Silvio não está mediando, medio eu, pegando o microfone.
********
Acontece que só tinham dois microfones e a coordenação achou de pegar o do mediador para atender a plenário e por alguns minutos ficamos sem poder controlar os ímpetos dos participantes.
********
Nos mais, segundo disseram, foi a Mesa que mais conseguiu participantes presenciais e pela Internet.
SUBSOLO
Grupos de teatro se reúnem no Sesc
O próximo Subsolo acontece dia 24 a partir das 14h no Cine Sesc
Na tarde deste último Sábado (17/09) aconteceu o terceiro encontro do projeto Subsolo - Arqueologia do Teatro Portovelhense, com grupos de teatro de Porto Velho apresentando suas trajetórias teatrais e suas experiências artísticas. Os jornalistas Silvio Santos “Zé Katraca” e Rose Viegas fizeram perguntas aos grupos, numa conversa em formato de entrevista, transmitidas ao vivo aqui no Blog. Os grupos presentes neste encontro foram: Grupo de Teatro Sentidos e Cia Titânica de Teatro. Os grupos Minemônico, Cuniã e CTB não puderam comparecer e participarão nos próximos.
Grupo Sentidos
Teo Nascimento e outros integrantes do Sentidos foram os primeiros a contar sua trajetória, começando com o seu surgimento. O nome Sentidos originalmente veio de uma performance que realizaram em uma praça, e acabou ficando como nome do grupo. Teo relatou a preocupação do grupo em relação à integração do teatro com outras formas de arte, como a dança, tanto que em agosto deste ano o grupo criou um núcleo de dança chamado “Nós Dançando”. Outro projeto do grupo é a Oficina de teatro permanente que acontece aos domingos, para pessoas a partir de 14 anos interessadas a começar a fazer teatro. As inscrições ficam abertas durante todo o ano (mais informações pelo telefone 9206-3478). Teo enfatizou também a importância de que os atores e grupos de teatro participem dos eventos culturais, oficinas e discussões, e que prestigiem os trabalhos dos outros grupos, como forma de melhorar seu próprio trabalho. Espetáculos mais marcantes do grupo: “A Vassoura da Bruxa” e “TPM”.
Cia Titânica
Em seguida foi a vez da Cia Titânica de Teatro, originalmente nascida na igreja Nossa Senhora do Amparo, com apresentações baseadas em temas religiosos, como a Semana Santa. O grupo recentemente participou de um festival de teatro cristão em São Paulo e ganhou vários prêmios, como melhor espetáculo e melhor atriz, porém, Almício Fernandes esclarece que a Cia. Titânica também se preocupa em alcançar outros níveis, em busca de um reconhecimento como grupo de teatro de Porto Velho, embora sem esquecer sua identidade. Por sua origem comunitária, o grupo está sempre aberto para quem quiser participar e fazer parte dele. Sobre suas produções futuras, Almício aproveitou para anunciar a estreia do espetáculo “Onde está Mimi?”, dia 22/10 no Teatro Banzeiros, uma comédia adulta. Alguns espetáculos da Cia.: “Herança de Caim” e “De Cara com o Natal”
Outros temas se tornam comuns aos encontros: os meios que os grupos utilizam para financiar suas produções, como acontece o diálogo com o poder público, quais as dificuldades que eles encontram para fazer teatro em Rondônia e as aspirações dos grupos para os próximos anos.
O próximo Subsolo acontece dia 24 a partir das 14h no Cine Sesc, com a presença dos grupos: Peripécias, Raízes do Porto, Abstractus e Minemônico. Já no dia 01/10, no mesmo local e horário, os convidados são os grupos Êxodo, Dá O Bote e O Imaginário.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando