Lenha na Fogueira
A 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá foi encerrada na noite de domingo (16), com o espetáculo dos grupos Yaporanga e Waitku Mayakan, que protagonizaram o “Duelo Tribal”.
********
Pela primeira vez a Federon realizou o Duelo. Podemos garantir que os dois grupos proporcionaram ao público que mais uma vez lotou as arquibancadas, um espetáculo de alto nível. De parabéns a direção da Federon pela feliz idéia e a direção dos dois grupos.
*********
Foram 14 dias de festa folclórica e muito forró na arena da “Cidade da Cultura”, nos quais os grupos folclóricos “Chutaram o Balde” e mostraram que a Cultura Popular necessita de mais apoio.
********
Lembrando que o apoio financeiro foi repassado aos grupos folclóricos pela Empresa Marquise.
*********
O governo do estado entrou com a estrutura de arquibancada, tendas e banheiros químicos.
*********
Enquanto a prefeitura comandou apenas o Trânsito na rua Lauro Sodré, recolheu o Lixo do Parque e nada mais. Nem mesmo o valor prometido pelo prefeito em discurso no dia do lançamento do Arraial ocorrido no mês de maio foi cumprido.
********
Nenhum membro da Funcultural de Porto Velho apareceu na arena de apresentação do Flor do Maracujá nas 14 noites do evento. E olha que toda noite a barraca da 1ª Dama ficava lotada de puxa saco.
********
A turma do governo estadual até prestigiou, em especial, o superintendente da Sejucel Rodnei Paes que praticamente foi todas as noites. O superintendente da Setur Júlio Olivar também prestigiou o Flor do Maracujá com sua presença. O presidente da Assembléia deputado Maurão de Carvalho também marcou presença. Valeu!
********
E o caso de três quadrilhas terem ficar empatadas em Primeiro Lugar! Muita gente não entendeu.
********
Acontece que se esqueceram de colocar no Regulamento das apresentações dos grupos, aquele Artigo: OS CASOS OMISSOS SERÃO DISCUTIDOS PELA DIRETORIA.
*********
Outra omissão foi o Artigo que fala sobre se houver empate. Era para terem colocado, que, em caso de empate em todos as notas válidas (no caso apenas três de cada item), a Comissão Recorreria às notas descartadas e quem nessas notas, tivessem alcançado maior número de Notas DEZ ficaria com o título.
********
Se eles tivessem aplicado esse critério a Campeão seria a junina A ROÇA É NOSSA.
********
Em segundo lugar ficaria a Rádio Farol e em terceiro a Mocidade Junina. Esse seria o resultado correto. Porém...
********
Não sei se vocês se lembram, que coloquei na coluna de domingo, que a campeã seria ou a Rádio Farol ou a Rocinha. Teve alguém que me chamou de “Mãe Diná” de Porto Velho.
*********
O triste do Flor do Maracujá deste ano, foi que os bois bumbas não aceitaram participar da disputa, alegando que o recurso foi muito pouco. Concordo com eles, porém, com exceção do boi Vencedor, os demais fizeram ótimas apresentações.
********
Apesar de terem combinado em não colocar alegorias, alguns bumbas levaram esse elemento o que provocou acirrada discussão via Watts da Guarnecer.
********
O certo foi que me senti e ainda estou, bastante feliz com a homenagem que meu Boi Bumbá Corre Campo prestou a minha pessoa.
********
Independente de estar concorrendo ou não, muitas pessoas que assistiram a apresentação dos bumbas no Flor do Maracujá deste ano, disseram que a melhor foi a do Corre Campo. Será? Eu acho que foi a do Vencedor que recebeu 8 Mil e não colocou nada!
*********
Conversei bastante com o Werner Botelho considerado o “MAGO” das fantasias de bumbas na Amazônia. O cara entende da brincadeira de Boi Bumbá, seja do boi tradicional ou no estilo Parintins. Obrigado Werner pelos elogios a nossa apresentação. Ele também conversou muito com dona Branca.
********
Ô língua...
A última noite da 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá, contou com as apresentações do boi mirim Estrelinha, quadrilha mirim Rádio Farol, boi bumba adulto Corre Campo e quadrilha adulta Juabp
Prestando homenagem ao Amo de Boi Silvio Santos o Corre Campo fez belíssima apresentação sendo aplaudido de pé ao sair da arena.
As apresentações folclóricas foram encerradas com o espetáculo “Abracadabra” apresentado pela junina Juabp. A quadrilha do Areal da Floresta armou a lona do circo na arena do Flor Maracujá e fez belíssimas apresentações, inclusive com teatro de marionetes, malabaris, perna de pau, palhaços e outros truques. Apesar da ótima encenação, a Juabp ficou apenas com o 3º lugar no concurso.
Pela primeira vez em 36 anos, três grupos de quadrilha junina ficam em 1º lugar no Flor do Maracujá.
Os jurados classificaram com 420 pontos as juninas, A Roça é Nossa, Rádio Farol e Mocidade Junina em primeiro lugar. Isso só aconteceu, porque os dirigentes dos grupos de quadrilhas suprimiram do Regulamento da 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás, o artigo sobre Casos Omissos. O corpo de jurados contou com cinco avaliadores, porém, das cinco notas, duas teriam que ser descartada a Maior e a Menor. Os três grupos nas três notas válidas empataram em todos os quesitos, assim foram proclamados vencedores da 36ª Mostra que aconteceu no Arraial do Flor do Maracujá.
Resultado final
1º Lugar - A Roça é Nossa, Rádio Farol e Mocidade Junina com 420 pontos.
2º lugar Matutos do Guaporé 419,9;
3º lugar JUABP 419,8;
4º lugar Girassol com 419,6;
5º lugar Flor da Primavera 419,5;
6º lugar Rosa Divina 418,9;
7º lugar Estrela do Norte 418,8
8º lugar Rosas de Ouro 418,8
9º lugar Nova Estação 418,7
10º lugar Forte Príncipe 418,7;
11º lugar Matutos do Socialista 417,7 e
12º lugar Estrela Divina com 416,5 pontos
Quadrilha Mirim
1º lugar Radio Farol 419,9
2º lugar Roça é nossa 419,5
3º lugar A Rosas de Ouro 419,5
4º lugar Nova Estação 419,1
5º lugar Rosa Divina
Resultado do Duelo Tribal
1º lugar Yaporanga 393,9
2º lugar Watiku Mayakan 393,1
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)