Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 21/05/13


SHOW

Minhas Raízes na Madeira Mamoré

O grupo musical Minha Raízes do Distrito de Nazaré, foi a grande atração na solenidade de encerramento da Semana dos Museus coordenada em Porto Velho pela Funcultural. A Semana dos Museus foi aberta segunda feira dia 13 com o tema “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social” e terminou domingo 19, com o show musical do grupo de Nazaré. Durante a semana a Funcultural ofereceu gratuitamente ampla programação cultural que contou Lenha na Fogueira 21/05/13 - Gente de Opiniãocom exibição de filmes históricos, exposição de fotografias digitais, visitas guiadas, apresentações de artistas, shows musicais, teatro, palestras de historiadores, mesas redondas à mostras de danças da região.

Entre os espetáculos musicais destacamos a apresentação do Bubu Jonshon, Taiguara, Zezinho Maranhão e Grupo Minhas Raízes. Apesar de todos merecerem destaque chamamos a atenção para o show apresentado pelo grupo do Distrito de Nazaré com o Tim Maia e o Túlio comandando seus filhos e sobrinhos numa viagem musical que canta as coisas vividas pelos ribeirinhos nos beradões dos igapós, furos, igarapés e lagos que deságuam ou vivem em função do Rio Madeira. Lendas do Boto, Dança do Seringandô e canções que falam da beleza do Madeira e seu banzeiro foram aplaudidas pelo público que prestigiou o evento na noite de domingo.

No final da apresentação Tim Maia convidou os presentes a prestigiarem a Festa de São Pedro que vai acontecer no Distrito de Nazaré no dia 6 de julho, com vasta programação cultural.



 

Lenha na Fogueira 21/05/13 - Gente de OpiniãoÉ isso aí Zekatraca! “Pelo menos estão fazendo alguma coisa...”

 

*********

Essa frase ouvi ao chegar num evento, onde o show era dos melhores mas, a produção deixava muito a desejar.

 

********

O cidadão que proferiu a frase, era um dos que estavam usufruindo das benesses financeiras que foram ou serão pagas pela produção.

 

********

Pego de surpresa, pois, não havia nem chegado direito ao ambiente, quando fui abordado pela pessoa com a já citada frase.

 

*********

Minha reação imediata foi responder: “É por isso que a cultura em Porto Velho está do jeito que está, pois pessoas como você aceitam qualquer coisa em troca de uma quinquilharia”, O cidadão não gostou muito da minha resposta. Mas, sorriu um sorriso amarelado e foi cuidar da parte que lhe cabia.

 

**********

Outro dia na Casa da Cultura Ivan Marrocos, a artista plástica Goreth Lira decepcionada com a falta de apoio às artes plásticas e as artes de um modo geral, no encerramento de uma exposição pegou seus quadros e tocou fogo.Gente de Opinião

 

**********

Aceitou Jesus e disse que agora só vai trabalhar com decoração.

 

*********

A artista plástica rondoniense mais conhecida mundialmente Rita Queiroz desembarcou domingo passado em Porto Velho, vindo de Anápolis (GO), disposta a encerrar as atividades do Ponto de Cultura Arte e Vida Rio Madeira que fica na localidade de Santa Catarina no baixo Rio Madeira.

 

********

Rita está super decepcionada com o governo estadual que não está nem aí para os produtores culturais em Rondônia.

 

********

E o cidadão por estar ganhando uns trocados, vem com essa conversa: “Pelo menos estão fazendo alguma coisa!”.

 

********

Na política essa máxima vem do tempo do Ademar de Barros que foi governador de São Paulo na década de 1950. Passou pelo governo Maluf e chegou ao Congresso Nacional de onde saiu e tornou-se sucesso em todo o Brasil.Lenha na Fogueira 21/05/13 - Gente de Opinião

 

*********

O governo de fulano de tal “Rouba mas, faz”.

 

*********

 

“Ele roubou mas pelo menos asfaltou as rodovias”. “Roubou mas, deixou alguma coisa para o povo”.

 

*********

O pior dessa falta de sensibilidade por parte de todos nós que trabalhamos a cultura em nossa cidade/estado, é se conformar com o que nos oferecem.

 

*********

A falta de recurso, não justifica um show mal produzido. Quando falo em produção estou me referindo a estrutura de iluminação, sonorizaão e ambiente onde o espetáculo será ou foi montado.

 

*********

Por incrível que possa parecer, na maioria das vezes, o público não está nem aí para detalhes como falta de iluminação artística ou falta de melhor sonorização, o público vai para assistir e aplaudir o artista que ele admira e pronto, o resto são detalhes que para o público não interessa e com isso, principalmente os produtores dos shows que são patrocinados pelo governo, muitas vezes recebem pelo que não colocaram e em conseqüência, pelo que não produziram.

 

*********

E nós artistas por não entendermos de como funciona o sistema, aceitamos nos apresentar apenas por um cachê ínfimo, quando deveríamos nos preocupar também com a estrutura aonde iremos nos apresentar. Tem iluminação artística? A sonorização comporta nosso equipamento? Os músicos, dançarinos e cantores terão direito pelo menos a água mineral? E por aí vai.

 

*********

Ao deixarmos o barco correr da maneira que os puxa saco do governo querem, a gente se lasca!

 

*********

Um espetáculo seja teatral, musical, de dança, literário, ou artes plásticas, tem que receber de quem o produz o melhor e maior respeito possível.

 

**********

Chega de fazer por fazer. Chega de: “Pelo menos estão fazendo” (merda)!


CARNAVAL

Serginho Procópio eleito na Portela

Tida como a escola de samba do Rio de Janeiro com maior número de torcedores em Porto Velho, a Portela realizou no final de semana, eleição para o Conselho Deliberativo e diretoria Executiva. Para que o leitor faça idéia de como a Portela é querida na capital de Rondônia, bastaLenha na Fogueira 21/05/13 - Gente de Opinião lembrar que o presidente eleito para o Conselho Deliberativo Coronel (da reserva) Moisés residiu por vários anos em Porto Velho, a chapa vencedora contou com o apoio do compositor Davi Correia autor de sambas para a escola de samba Os Diplomatas, além do presidente de Honra Monarco que sempre faz show em nossa cidade, sem falar que o carnavalesco Alexandre Lousada que foi convidado pela diretoria eleita para comandar o carnaval de 2014, também já residiu em nossa cidade e foi o autor do enredo “Madeira-Mamoré, A Volta dos que não Foram, lá no Guaporé”. Para quem não sabe a Portela é a Madrinha da escola de samba “Pobres do Caiari”. Por tudo isso, o resultado da eleição na Portela interessa aos carnavalescos de Porto Velho. O repórter Raphael Azevedo cobriu a eleição realizada domingo passado 19 para o jornal O Dia.

Apesar do apoio de portelenses famosos como Tia Surica, Monarco e Vilma Nascimento e da grande mobilização nas redes sociais, Serginho Procópio nunca acreditou que a eleição já estivesse vencida. Ao ser consagrado nas urnas como novo presidente da Portela, na noite deste domingo, o músico de 45 anos não se conteve e foi às lágrimas ao ser saudado por uma multidão que tomou a quadra. "Agora é hora de comemorar. A Portela é nossa e não pode esperar mais. Nós abrimos nossos corações e fomos ouvidos. Gritamos por socorro e fomos atendidos", disse Procópio, que é cavaquinista da Velha Guarda Show e filho do lendário Osmar do Cavaco.

O músico derrotou Nilo Figueiredo e vai comandar a azul e branco nos próximos três anos. A diferença foi de apenas três votos. Os vencedores foram escolhidos por 154 eleitores e a chapa da situação recebeu 151 votos. A chapa vitoriosa tem como vice o PM Marcos Falcon e ainda Monarco como presidente de honra.

O novo carnavalesco da azul e branco será Alexandre Louzada e o diretor de Carnaval será Luiz Carlos Bruno. Wantuir deverá ser anunciado como novo intérprete em breve e Danielle Nascimento é a nova porta-bandeira da escola.

Todos os grande nomes da escola apoiaram Procópio, entre eles Tia Surica, a lendária ex-porta-bandeira Dodô, Waldir 59, Paulinho da Viola, Noca da Portela, Teresa Cristina, Wilma Nascimento e compositor David Corrêa foram alguns deles.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)