Terça-feira, 21 de junho de 2011 - 06h28
FLOR DO MARACUJÁ
Secel abre Flor do Maracujá hoje à noite
Quadrilhas e bois bumbas se apresentam na festa de abertura do Flor do Maracujá
A coordenação da 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá, promove a abertura oficial do evento na noite de hoje 21, no pátio do prédio do relógio sede da Secretaria de Cultura – Secel.
A programação está marcada para começar as 19h00 com apresentação dos levantadores de toada e a Porta Estandarte de todos os Bois Bumbás adultos, filiados a Federon e que estarão se apresentando no Flor do Maracujá deste ano. Além dos bois os grupos de quadrilhas também irão apresentar suas Rainhas e alguns personagens como Casal de Noiva e Noivo, Juiz, Guarda, Padre, Velho e Velha e outros. O secretário Francisco Leilson Chicão, deve assinar o convenio juntamente com o governador e o presidente da Federação de Grupos Folclóricos – Federon.
Durante a festa, será servido coquetel aos convidados com bebidas e comidas típicas da época junina.
O Arraial Flor do Maracujá vai acontecer no quadrilátero formado pelas ruas, Imigrantes, Tiradentes, Uruguai e Cipriano Gurgel entre os dias 30 de junho e 10 de julho.
Serviço:
O que: Coquetel de abertura do Arraial Flor do Maracujá
Quando: Dia 21 terça feira
Horário: 19h00
Local: Pátio do Prédio do Relógio na avenida Farquar.
SAUDADE
Morre compositor e cantor Laio
Francisco Lazaro dos Santos popularmente conhecido como Laio, um dos melhores compositores rondonienses, autor de obras como “Aceiro” música que foi eternizada na voz da saudosa cantora Nega no CD “Amazônia em Canto” e que recentemente foi regravada pela cantora Priscila no CD “Bazar Amazônico” do Grupo “Os Anjos da Madrugada”.
Ainda no CD “Amazônia em Canto” Laio colocou voz naquela que é considerada sua obra prima em se falando de poema que faz ode a cultura regional, que é a música “Terreiros”. “Laio conseguiu de forma feliz e resumida sintetizar a cultura popular através da poesia que faz parte da música “Terreiros” que lembra as cantigas de roda e outras brincadeiras que fizeram parte da nossa infância”, lembra o escritor José Monteiro.
“Acende o fogo, torra castanha, limpa o pilão. Pila a farinha, torra o açúcar, cuida do sal. Tira o dedo daí, menino tu vai se queimar. Menino não brinca com fogo, brinca com a luz do luar, quem corre cansa, quem anda alcança, boneco duro rouba bandeira, brinca de roda, da machadinha, de macuchila, bela condessa... Tira o dedo daí, menino tu vai se queimar, menino não brinca com fogo...”
Outro estilo musical que fazia parte do repertório do Laio é a toada de Boi Bumbá, ele foi o levantador e compositor de toada dos Bois Rei do Campo do seu Chagas e do Diamante Negro (de 95 a 1997), além de ter criado a Banda de Toada “Encanto Moreno” que inclusive gravou um CD que fez muito sucesso na década de 1990 tendo como carro chefe a toada “Brincar Bumbá” – “Brincar Bumbá é alegria do povo, é ser feliz de novo, no Flor do Maracujá”.
Laio é pai de cinco filho e estava com 54 anos idade, deixa viúva a senhora Edna Botelho. No último domingo em Campinas (SP) faleceu vitima de falência múltipla de órgãos. O corpo sai da funerária Dom Bosco para o cemitério Jardim da Saudade em Porto Velho.
Dessa vez o destino nos levou dois músicos de uma vez.
**************
O Laio super compositor, cujo sepultamento vai acontecer hoje pela manhã no cemitério Jardim da Saudade.
********
E o Sabazinho. Sabá era defensor ferrenho do movimento de fanfarras e por muitos anos atuou como julgador do quesito Bateria nos desfiles das escolas de samba.
********
Filho do também saudoso músico da Banda de Música da Guarda Territorial o trompetista Nézio, Sabá também atuou na referida Banda de Música, porém já no tempo da Polícia Militar.
**********
Como instrutor de fanfarras atuou em vários colégios de Porto Velho e no Distrito de Abunã localidade onde até o início da década de 2000, coordenava também os bailes carnavalescos.
**********
Laio dispensa comentários quando nos referimos a compositores de músicas regionais;
OUÇA LAIO, AQUI
*********
O CD Amazônia em Canto patrocinado pelo prefeito Guedes teve como maiores destaques, as músicas “Terreiros” e “Aceiro”, ambas de autoria do Laio.
*********
No tempo que a toada de boi era sucesso nacional, Laio criou a banda Encanto Moreno e saiu divulgando o ritmo da toada pelos quatro cantos do nosso estado
*********
Começou cantando toada no boi bumbá Rei do Campo do seu Chagas cujo curral era na rua São Paulo no bairro Tucumanzal.
*********
Em 1995 quando o Aluizio Guedes criou o boi bumbá Diamante Negro Laio se mudou de mala e cuia para o curral do Diamante que a época, ficava nas proximidades do Conjunto Cohab Floresta.
*********
Com a Banda Encanto Moreno Laio abrilhantou a festa de aniversário do Diário da Amazônia em 1998.
*********
Como cantor e compositor foi um dos criadores do Grupo de Seresta Os Anjos da Madrugada onde por muito tempo foi o principal crooner.
*********
Como técnico em gravação musical, até antes de seguir para São Paulo convalescendo do mal que tirou sua vida, Laio era o responsável pelas produções musicais do Estúdio Som da Terra que é de propriedade do seu irmão Sergio.
*********
Nos últimos anos Laio vinha se dedicando aos movimentos da igreja católica em especial, da paróquia de Nossa Senhora de Fátima.
*********
O corpo do Laio chegou ontem 20, de São Paulo, foi levada a igreja Nossa Senhora de Fátima onde foi rezada missa de corpo presente e depois seguiu para a capela do cemitério Jardim da Saudade onde será sepultado na manhã desta terça feira.
*********
Às famílias do Laio e do Sabá as condolências da família Diário da Amazônia.
*********
Bom! Hoje o governo do estado através da Secel, promove a abertura oficial da 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que vai acontecer no Arraial Flor do Maracujá.
*********
A festa de abertura do maior evento folclórico de Rondônia vai acontecer a partir das 19h00 no pátio do prédio do relógio sede da Secel com entrada franca, pela avenida Farquar.
**********
Se você comparecer vai apreciar apresentações dos levantadores de toada dos bois Marronzinho, Tira Teima, Corre Campo, Az de Ouro e Diamante Negro.
**********
Vai apreciar também apresentações dos principais personagens do grupos de quadrilhas que estarão se apresentando no Flor do Maracujá deste ano.
**********
Apesar de até agora o governo não ter feito o repasse financeiros aos grupos folclóricos, a turma de folcloristas promete uma grande festa para a noite de hoje.
*********
Vai lá folclorista leitor desta coluna!
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando