Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 21/10/11


Lenha na Fogueira 21/10/11 - Gente de Opinião

ZONA SUL

Praça da Pirâmide abriga o Cinco e Meia

O Projeto Cinco e Meia é uma mostra itinerante de artes criada na década de 1990

O Projeto Cinco & Meia abre na noite desta sexta feira 21, as apresentações de shows itinerantes. O local escolhido pela equipe comandada pelo Bubu Johnson foi a Praça da Pirâmide que fica entre a Rua Jatuarana e a Sucupira na Zona Sul da cidade de Porto Velho. O artista convidado para abrir a nova fase do Projeto que agora conta com o apoio do governo estadual através da Secel, foi o cantor e compositor Silvio José Santos que vai apresentar o espetáculo musical “O Filho de uma História”.

A programação está marcada para começar as 19h30 com apresentação do próprio Bubu e seu irmão Júnior (violão), fazendo uma seqüência de MPB. Silvinho começa seu show logo em seguida. O trabalho é uma homenagem do artista ao pai, Sílvio Santos, conhecido como Zecatraca – amo de boi, sambista, colunista e articulador cultural em Porto Velho. O Cinco & Meia conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e apoio da Fundação Municipal Iaripuna.

Silvinho acompanhou a vida artística do pai em bons momentos vividos no quintal de casa, por onde passaram importantes personagens da vida artística e cultural de Porto Velho. As boas lembranças e a admiração pelo pai serviram de inspiração e o jovem coletou no vasto repertório de Sílvio Santos a matéria prima para produzir um show que já emocionou muita gente em Porto Velho, incluindo músicas que haviam ficado perdidas nos guardados do artista. O show é produzido por Alex Batata, que também participa da Banda do Silvinho, tocando violão, e conta ainda com Bira Lourenço e Bia, na percussão, e Daivid no saxofone. O Projeto Cinco e Meia é uma mostra itinerante de artes criada na década de 1990 com o objetivo de divulgar a música regional da Amazônia e proporcionar bons espetáculos em locais de fácil acesso ao público. Pelos palcos do projeto já passou toda uma geração de artistas talentosos da cidade. Em sua reestréia em 2011, o Cinco e Meia já promoveu shows na praça da Madeira-Mamoré e no bar Amarelinho, tradicional local de encontro dos moradores da cidade, no bairro do Areal, e nesta sexta se apresenta pela primeira vez na Zona Sul da Cidade. O produtor do trabalho, Bubu Johnson, agradece o patrocínio do Estado e apoio da prefeitura de Porto Velho para a realização do trabalho.

SERVIÇO
Evento - Silvinho Santos canta “O Filho de uma História”
Local – Praça da Pirâmide, avenida Jatuarana
Data – 21 de outubro de 2011
Horário – 19h30


 


A Fundação Cultural Iaripuna realiza sábado e domingo, a Feira Cultural - Mutum Paraná. A Feira contemplará atrações turísticas e culturais com comidas típicas, exposição de fotografias e cantores regionais. De acordo com o presidente da Fundação Iaripuna o objetivo da feira, é manter e cultivar os hábitos e costumes da comunidade de Mutum que por força de seu assentamento em novo espaço, pretende zelar pela sua história.

**********

A Feira será montada no pátio da prefeitura/administração de Nova Mutum e será a aberta a partir das 18h de sábado (22) e domingo, (23).

**********

Já é um alento para quem perdeu o aconchego de um ambiente, onde existiam tudo quanto era espécie de fruteiras, além de criação de galinha, porco e canteiro com hortaliças que temperavam o peixe fisgado no rio Mutum.

********

Se conseguir uma carona com o Tatá ou com a Professora Berenice marcarei presença na Nova Mutum Paraná.

*********

O Trem parava em Jacy Paraná. O trem Parava em Mutum Paraná, pernoitava em Abunã para a gente descansar, seguia pra Vila Murtinho, Colônia do Iata e depois Guajará. É o refrão de uma das minhas composições que falam sobre a Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

*********

Aliás, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré vai completar 100 anos de inaugurada no próximo ano. Lembro que na abertura do Festival Amazônia Encena na Rua o secretário da Secel, Francisco Leilson disse em seu discurso, que faria de tudo para que “no próximo ano a festa faça parte das comemorações do centenário da Madeira Mamoré”.

********

Acontece que até agora nada foi divulgado a respeito do centenário da lendária estrada de ferro.

*********

Que não deixem acontecer com o centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o mesmo que aconteceu com o centenário da Cidade de Porto Velho e com o centenário de Rondon.

**********

Uma comemoração da envergadura do centenário da Madeira Mamoré, já deveria estar sendo montada, pois, a festa não pode se ater apenas a um dia, uma semana e até um mês. Tem que ser durante o ano todo.

*********

Já pensou sair registrando o centenário pelas várias estações ao longo da estrada de Porto Velho a Guajará Mirim.

*********

Já pensou se o galpão das oficinas (rotunda) ficasse pronto e inaugurado dentro da programação do centenário.

**********

Se eu fosse o secretário, criaria uma comissão agora, para programar a festa do centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

*********

A discussão é boa. Vamos promover um seminário a respeito do assunto. Vamos convocar os Amigos da Madeira Mamoré, a prefeitura de Porto Velho, os ferroviários, as prefeituras de Guajará Mirim e Nova Mamoré além das administrações dos distritos de Jacy e Mutum, Paraná, o povo do distrito de Abunã, Arara, Iata e Vila Murtinho.

*********

O negócio é grande, não dá para se desenvolver em poucos dias. Convidem o Saulo para começar a estudar a possibilidade da realização de atividades ao longo da estrada que liga Porto Velho a Guajará Mirim.

*********

Apesar de estar em cima, que tal dar a largada para a festa em comemoração aos 100 anos da Madeira Mamoré, no dia 17 de novembro deste ano, dia da assinatura do Tratado de Petrópolis!

*********

Esse alerta cabe tanto para o governo estadual como para a prefeitura municipal. Aliás, as prefeituras municipais. A título de sugestão: O governo estadual poderia firmar convênio com as prefeituras dos municípios que nasceram em conseqüência da construção da Estrada de Ferro e cada prefeito ficaria responsável pela programação da sua região.

********

O centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré é assunto nacional e não pode ficar restrito a uma sessão solene!

********

Tô preparando o gogó para defender, juntamente com o Coimbra e o Silvinho o samba que fiz em parceria com o Carlinhos Maracanã e que será apresentado amanhã no concurso da escola de samba Os Diplomatas!

********

Se o Ernesto Melo deixar, canto o refrão hoje à noite na Fina Flor do Samba!
 


 



 

LIVRO

Cartas entre Fernando Sabino e Clarice Lispector


Em nova edição depois de 10 anos de seu lançamento, Cartas perto do coração reúne as cartas trocadas entre dois dos maiores escritores da língua portuguesa. Fernando Sabino e Clarice Lispector oferecem ao leitor a oportunidade de entrar

em sua amizade poética e transparente. Separados pela distância, suas correspondências são verdadeiras manifestações de admiração, poesia e proximidade.

Depois de dois anos longe das prateleiras, a tocante e reveladora correspondência trocada por dois dos mais importantes escritores brasileiros volta às livrarias pela Editora Record em nova edição, com projeto gráfico reformulado, que marca os dez anos de lançamento do livro. Em CARTAS PERTO DO CORAÇÃO, a longa e profunda amizade entre Fernando Sabino e Clarice Lispector reflete-se nas cartas trocadas por eles entre 1946 e 1969. Permeadas pelo espanto e fascínio dos autores ante o futuro, as mensagens permitem, a reboque, descobrir o mundo interno desses dois escritores quando jovens.

Na última fase da vida de Clarice Lispector surgiram-lhe outras relações de amizade, mas o relacionamento entre ela e Fernando Sabino foi o primeiro e um dos mais intensos desde o início de sua carreira literária. Em janeiro de 1944, Sabino mal havia completado vinte anos e recebia, em Belo Horizonte, onde morava, o exemplar de um romance chamado Perto do coração selvagem, com uma dedicatória da autora, Clarice Lispector, ainda desconhecida do grande público. "Fiquei deslumbrado pelo livro," confessa Sabino.

Depois de apresentados um ao outro por Rubem Braga, os dois começaram uma amizade marcada pelo convívio diário e conversas marcadas em confeitarias da cidade. Uma ligação retratada em CARTAS PERTO DO CORAÇÃO. A amizade continuou, através dessas cartas, com uma freqüência só interrompida quando se encontravam os dois no Rio de Janeiro. "Trocávamos idéias sobre tudo," conta Sabino. "Submetíamos nossos trabalhos um ao outro. Reformulávamos nossos valores e descobríamos o mundo, ébrios de mocidade. Era mais do que a paixão pela literatura, ou de um pelo outro, não formulada, que unia dois jovens 'perto do coração selvagem da vida': o que transparece em nossas cartas é uma espécie de pacto secreto entre nós dois, solidários ante o enigma que o futuro reservava para o nosso destino de escritores."

Mais do que meras curiosidades biográficas, o livro revela as inseguranças e dúvidas de dois dos mais relevantes autores nacionais do século 20 em verdadeiras manifestações de admiração, poesia e proximidade.

A obra de Fernando Sabino (agraciada em 1999 com o Prêmio Machado de Assis pela Academia Brasileira de Letras) é publicada pela Editora Record.


CARTAS PERTO DO CORAÇÃO
Fernando Sabino e Clarice Lispector
Grupo Editorial Record/Editora Record
208 páginas
Preço: R$ 34,90
Formato: 14x21 cm
ISBN: 9788501914330


Gente de Opinião

Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)