Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 22/03/14



Gente de Opinião

Grito Rock Mundo 2014
chega a Guajará Mirim

O festival, que este ano, ocorre em 400 cidades e em 40 países também estará presente em Guajará Mirim. O evento ocorre entre os dias 28 e 29 de março e contará com a performance de máscaras "Diluviamento", performance de dança "Em águas claras" e leituras dramatizadas do Grupo de teatro Metaeufóricos; além de shows com as bandas: Blackstone, Alkindar Band e Sévim.

O evento será realizado no Auditório do Fórum municipal Nelson Hungria, dia 28 a partir das 20h, e no Colégio Irmã Maria Celeste, dia 29, das 17 às 21h. A entrada será a doação de 01 kg de alimento não perecível ou um utensílio de limpeza e higiene pessoal, bem como roupas, colchões e outros donativos que serão especificados em uma lista a ser divulgada em breve.

Durante o festival, bandas e cantores solo, bem como grupos de teatro, dança e artes plásticas farão apresentações gratuitas ao público, bem como debates e rodas de conversa acerca de assuntos pertinentes à situação atual da região, que sofre com o isolamento, desabastecimento e desalojamento de várias famílias em virtude das enchentes, quais os impactos disso e possíveis alternativas para a solução ou amenização do problema.

O Grito Rock Mundoé um festival colaborativo realizado pelo Fora do Eixo, iniciativa financiada pelo Fora do Eixo Card e produzido com o apoio do Toque no Brasil. Em Guajará Mirim a articulação é do Coletivo Grito Cultural e Associação Cultural Waraji.
 

Programação completa

28/03 - Grupo de Teatro Metaeufóricos com a performance com máscaras: "Diluviamento" - Performance de dança: "Em águas claras"; - Duas leituras dramatizadas.
Local: Auditório do Fórum municipal Nelson Hungria

Horário: 20 às 21h.

29/03

Shows com as bandas: - Blackstone;  Alkindar Band;  Banda Cover

- Banda Sévim.

Local: Colégio Irmã Maria Celeste

Horário: 17 à 21h


Lenha na Fogueira

Lenha na Fogueira 22/03/14 - Gente de Opinião

Hoje tem o espetáculo “O Cavaleiro da Triste Figura”,
as 19h30 no teatro Banzeiros.

********

A responsável pelo espetáculo é a Cia Catibrum Teatro de Bonecos. A peça é uma adaptação do clássico romance de Cervantes, considerado a maior obra literária de todos os tempos, o espetáculo mostra o confronto entre loucura e realidade, o céu e a terra, o sagrado e o profano.

********

A peça será apresentada gratuitamente hoje (22) e amanhã (23), numa parceria com a Funcultural de Porto Velho. A retirada de convites na bilheteria do Banzeiros começa uma hora antes do inicio da apresentação.

*********

Por falar em cultura, está rolando na Rede, uma matéria publicada no site do Paulo Andreoli (rondoniaovivo.com.br) que diz o seguinte:

********

Já se passaram dois anos que foram realizados quatro eventos em Comemoração ao ¨Centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré¨ e até o momento o atual Governo que se diz ser da ¨Cooperação¨ vem empurrando com a barriga o compromisso firmado em 2012, junto a diversos fornecedores, músicos, artistas, artesãos, entidades e associações.

*********

Estes fornecedores prestaram serviço na realização e promoção destes eventos que na época fora solicitado pela Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer - Secel, atual Superintendência onde tem a frente a senhora Eluane Martins.

********

Na época, foi firmado um Convênio com uma Entidade que atendeu a todos os requisitos legais, inclusive com emissão de Nota de Empenho e autorizo da Secretaria para que um a um fossem realizados todos os eventos.

********

O intrigante, é que todas a exigências, foram atendidas, sendo que até emitiram a Nota Fiscal de Prestação de Serviço pelos fornecedores que já recolheram impostos antecipados sem que o Estado tenha pago nenhum centavo.

*********

Até o momento, foram inúmeras as tentativas de tentar resolver esse caso sem recorrer à justiça para que a imagem do Governo viesse à tona como “caloteiro”, mas pelo visto esse jogo de empurra-empurra da Secel já passou dos limites.

*******

O Governo da Cooperação acabou com os poucos e tradicionais eventos culturais que nosso povo prestigiava, é o caso do “Arraial Flor do Maracujá, Expovel, Duelo da Fronteira em Guajará-Mirim, Fuscacross e Carnaval” entre outros.

********

Essa atual gestão tem dado passos de tartaruga em cima de gelo, ou seja, não vem evoluindo em nada nas questões cultuais do Estado. Só falam em economia e quando contratam, simplesmente não pagam!


********* 

A Secel parece mais um verdadeiro cabide de emprego onde visualmente está sempre lotada de servidores, mas produção que é bom, nada! Sempre deixa pra tratar de assuntos importantes ou eventos em cima da hora ou as vésperas, deixando toda a equipe sobrecarregada e deixando sempre a desejar na parte organizacional.

********

Épreciso mudar essa forma de Gestão e torná-la mais transparente e clara. Já passaram quatro Secretários pela pasta da Secel e nada foi feito...!

********

Reproduzimos essa matéria, a pedido do coordenador dos festejos alusivos ao Centenário da Madeira Mamoré Denis Carvalho.

*********

Pegando o gancho da matéria do rondoniaovivo. Sugerimos, que se é para continuar enrolando os produtores culturais. Após a inauguração do Teatro crie um ógão para administra-lo, que bem pode ser uma Fundação e feche a Secel de vez.

Lenha na Fogueira 22/03/14 - Gente de Opinião

********

Se é para continuar do jeito que está, nem como Departamento precisa existir!


Rio Mamoré e Vereador
Ameaçam Cultura de Guajará

 

Por Ariel Argobe (*)

A elevação, sem precedentes, dos níveis dos Rios Mamoré e do Beni (Bolívia), nos últimos dias, já desalojou inúmeras famílias de suas residências, particularmente os moradores dos bairros do Triângulo e Cristo Rei. Agora também ameaça, perigosamente, o patrimônio cultural de Guajará-Mirim.Lenha na Fogueira 22/03/14 - Gente de Opinião

As águas do Rio Mamoré já margeiam a confluência das avenidas Mendonça Lima e Constituição, centro comercial da Pérola do Mamoré, desalojando também alguns comerciantes e deixando outros apavorados.

O centro histórico de Guajará-Mirim, o segundo município mais antigo do Estado de Rondônia, que contem inúmeros exemplares de arquiteturas do início da colonização da região, está sob ameaça. A centenária e histórica Estação da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré já foi invadida pelas águas, ameaçando o acervo do Museu Histórico Municipal, instalado na velha estação, além da própria edificação.

Para piorar a situação, o Vereador Irmão Denis (PTB), em breve pretende apresentar à Câmara de Vereadores da cidade, Requerimento solicitando ao chefe do Executivo Municipal, a extinção da Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Guajará-Mirim, justificando seu projeto com a tese de que a cidade precisa muito mais de estradas e uma secretaria de obras mais atuante, e que não necessitamos de uma pasta cultural.

O obtuso parlamentar, analfabeto estético, certamente não consegue enxergar a importância de uma secretaria municipal responsável pela condução das questões culturais, sobretudo, em uma cidade quase centenária, voltada ao turismo, repleta de exemplares do patrimônios históricos do campo material e imaterial.

A depender de alguns parlamentares da Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim, em especial do equivocado Irmão Denis (PTB), a cultura de Guajará “vai mesmo é pro brejo”, de uma vez por todos. Adeus patrimônio histórico da Pérola do Mamoré!

(*) O autor é artista plástico e ex secretário de cultura de Guajará Mirim

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)