Terça-feira, 22 de maio de 2012 - 06h20
ARMÁRIO GRANDE
Escola entrega troféu – O bom de samba
A direção da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande promove no dia 02 de junho, no clube Ypiranga em Porto Velho, durante o evento “Show de Samba e Feijoada”, a entrega do troféu “O Bom de Samba”. De acordo com o presidente Antônio Chagas Campo o Cabeleira, o troféu vem cobrir a lacuna deixada pela direção da Fesec, em não realizar a tradicional festa “Estandarte de Ouro”. “O Estandarte de Ouro desde 1989 vem sendo entregue pela Fesec aos que mais se destacam durante os desfiles das escolas de samba em Porto Velho, infelizmente, a atual direção da Federação, pelo menos até agora, não disse se vai ou não realizar a festa. Diante disso, resolvemos premiar os sambistas que se destacaram durante os desfiles deste ano”, disse Cabeleira.
A programação da escola campeã do grupo de acesso, conta com show de mulatas, show com o grupo Roda de Samba além da feijoada que será servida aos que comprarem convite.
Informação e reserva de convite para a feijoada, através dos telefones 9296-9894 ou 3227-2779.
Ontem de manhã, meu amigo Flávio Daniel me questionou a respeito da ênfase que dou as programações dos Bois Flor do Campo e Malhadinho de Guajará Mirim.
*********
E não divulgo tanto, a programação dos grupos folclóricos de Porto Velho!
*********
A resposta foi simples: Acontece que os grupos de Guajará Mirim apesar de não pertencerem a nenhuma entidade, tipo Federação, particularmente sempre estão nos abastecendo de noticias, seja via e-mail, telefone, facebook, Twitter e outros meios de comunicação.
*********
Enquanto isso, os nossos grupos, apesar da existência de uma entidade (Federon), que tem endereço próprio, telefone, computador, secretária para redigir ofícios e outros documentos. Não distribui notícia nenhuma a respeito da programação de seus filiados e em conseqüência não temos como divulgar a programação dos nossos grupos.
*********
A não ser quando nos dispomos a procurar os dirigentes dos grupos, com o objetivo de saber sobre suas programações e mesmo assim, fica difícil, porque a disputa é tão acirrada entre eles, que seus dirigentes ficam temerosos em passar informações, com medo do contrário copiar seu tema e figurino.
*********
Eis porque ficamos devendo uma maior divulgação dos nossos grupos folclóricos.
*********
Aliás, já está passando do tempo da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon, contratar um assessor de comunicação para facilitar ao trabalho da imprensa de um modo geral.
*********
É comum os colegas me ligarem para saber se eu sei da programação dos nossos grupos folclóricos e como sempre estamos procurando saber sobre o assunto, informamos as editorias, pelo menos o número do telefone dos dirigentes dos nosso grupos.
*********
Por falar em dificuldade! Ontem tentamos saber com integrantes do Grupo Êxodo, sobre se a peça “O Homem de Nazaré” será apresentada este ano, e nenhum dos dirigentes consultados, soube informar com certeza.
*********
Omedino Pantoja que pelo menos até prova em contrário, é o presidente do Grupo, respondeu que não pode confirmar se vai ou não acontecer à encenação este ano, porque depende de uma eleição que deve acontecer em breve. “Só depois dessa eleição é que vamos saber se a peça será encenada ou não”, disse Omedino.
********
Outro integrante da diretoria que pediu que omitíssemos seu nome informou, que o que está pegando realmente, é a dita eleição. “Tem um grupo que quer porque quer assumir a direção de qualquer maneira e no grito eles não vão conseguir”.
*********
Há uma proposta de outra parte dos integrantes do Êxodo, que sugere que a eleição só seja realizada após a encenação da peça, prevista para os dias 7, 8 e 9 de junho. “Dinheiro tem, só falta o pessoal calçar a sandália da humildade”, disse o informante.
********
Aliás, o dinheiro não é pouco não! Talvez seja isso que esteja atrapalhando.
*********
Esperamos que o impasse seja resolvido o mais rápido possível, afinal de contas, faltam 16 dias para o Corpus Christi data referencia para a apresentação da peça “O Homem de Nazaré”
*********
Será que vai ser mais um evento que vai passar para a galeria, “Porto Velho já teve?”.
*********
Enquanto isso Olha aí Flávio Daniel!
*********
Integrantes do Boi Bumbá Flor do Campo de Guajará Mirim embarcaram ontem rumo a Parintins onde foram gravar o CD com as toadas que serão apresentadas no Festival deste ano.
********
Embarcaram a tesoureira Estelina, o levantador de toadas Sandro Menacho e o tecladista mais a artesã Dayna.
*********
Por falar em Boi Bumbá, hoje começam os ensaios do Corre Campo em Porto Velho.
********
O bumbá dirigido pela bacharel em direito, Maria José Brandão a dona Banca começa os preparativos para o Flor do Maracujá a partir das 20h00 de hoje, no campo da AFA no bairro do Areal.
*********
Os interessados em brincar boi bumbá no Corre Campo devem comparecer aos ensaios e falar com o Saulo Toscano, Júnior de Castro Alves, Carol ou com dona Branca.
*********
O Corre Campo vai apresentar no Flor do Maracujá deste ano o tema “Centenário da Madeira Mamoré – Diaruí o Caripuna”.
*********
Já que entramos no assunto, tem uma conversa rolando pelos bastidores da Federon, que o Regis Lopes vai ser o Pajé do Boi Az de Ouro este ano.
**********
O Régis se despediu do personagem Pajé do boi Flor do Campo de Guajará, durante a feijoada que aconteceu sábado, no Rotary Club da Pérola do Mamoré.
********
Aliás, a Feijoada além de arrecadar fundos para o bumbá da dona Georgina, serviu para registrar a despedida de vários integrantes que se apresentavam como personagem, até poucos dias atrás.
********
Assim a Paula se despediu e não mais será a Sinhazinha da Fazenda do boi vermelho. Foi emocionante a despedida da jovem. A Porta Estandarte também se despediu.
*********
Apenas uma pergunta ficou no ar: Será que o Regis vai pelo menos trabalhar no barracão de fantasias do Flor?
*********
Em Porto Velho com certeza, será requisitado por algum grupo folclórico como figurinista, aí é a praia dele.
*********
Isso que dizer que o quesito Pajé nos bois de Guajará está mais do que aberto, pois, o Malhadinho também ficou sem o Cleiton o Xamã dos Xamãs de Rondônia.
*********
Quer me encontrar hoje a noite morena! Vai ao campo da AFA que estarei no ensaio do boi bumbá Corre Campo!
O IMAGINÁRIO
Inscrição para o Curso de Teatro
O grupo O Imaginário, que mantém um Curso de Teatro oferecido gratuitamente em sua sede, abriu as inscrições para o Módulo I - Iniciação ao Teatro. Podem participar pessoas maiores de 14 anos que estejam interessados em se expressar através do teatro. As aulas serão as quartas e sextas, das 19h30 às 21h30, com início no dia 30 de maio. O Módulo I terá duração de 3 meses.
A inscrição é feita pelo e-mail tapiri.oimaginario@gmail.come a confirmação da matrícula será feita pessoalmente na primeira aula. Serão 20 vagas e as Disciplinas oferecidas neste módulo são: História do Teatro e atuação/Interpretação.
Ao mesmo tempo o grupo anuncia a abertura do Módulo II, para os alunos que já passaram pelo Módulo I. Também com o limite de 20 vagas e as disciplinas serão Encenação, Técnica Vocal e Corporal, além do processo de montagem de um espetáculo, com o nome provisório “A Ferrovia dos Invisíveis - Narrativas do Outro Lado”.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail acima ou pelos telefones 3043-1419 e 9979-0048.
SESC
Exposição fotográfica Máquina de Olhares
O Sesc abriu no dia de ontem 21, a exposição fotográfica “Máquina de olhares”, na Galeria do Sesc Centro.
Um ambiente voltado para a fotografia é a proposta da exposição que conta com 20 painéis que trazem experiências de estudantes da Capital de Rondônia com a linguagem das Artes Visuais. “Valorização da fotografia como ferramenta do cotidiano, para a educação do olhar no contexto escolar”.
A exposição “Máquina de Olhares” é resultado do projeto “Bienal do Estudante” com o foco em fotografia, que aconteceu de setembro a novembro de 2011, com oficinas de formação para alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, que foi ministrada pelo fotógrafo e jornalista Analton Alves. “Durante as aulas práticas, deixamos que a criatividade de cada um fluísse espontaneamente e o resultado dessa liberdade pode ser observada nesta exposição”, observou Analton.
A exposição fica na Galeria de Artes Sesc Centro, até o dia 16 de junho, com visitação de segunda a sexta feira das 08h00 as 16h00 e aos sábados das 11h00 as 14h00.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando