Quarta-feira, 22 de maio de 2013 - 05h07
SESC
Escritora lança livro na IX Jornada Literária
Nesta quarta-feira (22), às 20h30, a compositora e escritora Estrela Leminski, do Paraná, vai apresentar o show "São Sons" com o artista Téo Ruiz. Além da apresentação musical, a escritora vai lançar o livro "Poesia é não" e participará de um bate papo com os participantes. As atrações compõem a programação da IX Jornada Literária do Sesc Rondônia.
Estrela Ruiz Leminski é escritora e compositora, filha dos poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz. Estrela é graduada em Música na Faculdade de Artes do Paraná, especialista em Música Popular Brasileira e atualmente cursando Mestrado em Música na UFPR e em Valladolid (Espanha). Em 2004 lançou seu primeiro livro, "Cupido, cuspido, escarrado", incluindo seus poemas feitos na infância e adolescência.
As composições de Estrela Ruiz Leminski e Téo Ruiz destoam do padrão atual da Música Popular Brasileira. Na sonoridade traz experimentações musicais da Vanguarda Paulista, que se destacou nos anos 80 e representa também o início de uma geração de compositores independentes. A dupla já gravou 3 discos de composições próprias e participou de diversos festivais em Fortaleza, Goiânia, São Paulo, Paraná, entre outros.
Na quinta-feira (23), às 8h30, Estrela Leminski participa de uma mesa redonda no Colégio Classe A.
A Conferencia Estadual de Cultura agora está definida e vai acontecer no inicio do mês de setembro em Porto Velho.
**********
Antes disso, a Comissão responsável pela sua montagem e realização, tem que coordenar as Conferencias Municipais que devem acontecer em todos os municípios de Rondônia até o mês de agosto.
*********
A turma da Comissão se reuniu na manhã de ontem (21), na Secel e traçou as metas para a realização das Conferencias. Eles tem que manter contato com representantes dos 52 municípios, na tentativa de convencer o maior número de prefeituras possível a criarem seus Sistemas Municipais de Cultura.
*********
Vamos diminuir o número de contatos porque Porto Velho já está com o Sistema Implantado e até com as setoriais funcionando, Cacoal também está bem avançado.
*********
Chicão Santos, João Zoghbi, João Carlos Alves Maracanã, Nazaré Silva, Wellida Sodré, Francisco Fábio Carneiro Leal, Mirian Meire Soares e Silva, Lucas Santos, Ednair Rodrigues, Pedro Júnior, Cheila Dolores, Helio Silva
*********
Por falar em organização o multi instrumentista Paulinho Rodrigues, após ler a coluna de ontem, enviou o seguinte e-mai:
*********
Meu Caro Sílvio (Zé) Macedo (Katraca) Saudações!
*********
É por isso que estou fora dos eventos meia boca. Ou me apresento profissionalmente, ou fico de fora dos eventos denominados amazônicos e vou pescar de apnéia. Infra para quem vem de fora, sempre a melhor, para nós, bem... Certa feita me perguntaram "... porque eu sempre estava de fora desses eventos que se referem à cultura amazônica...”? Respondi: É porque faço música falando de areia, deserto, tapetes voadores, odaliscas e camelos... Copiou? Falta Identidade Cultural. Falta Política Pública para o setor... E sem, a coisa vai continuar assim... Abs. Paulinho.
**********
Porto Velho, “Teu Valor Cultural, é a Riqueza e o Brilho do meu Carnaval”.
*********
Este é o tema que a Escola Amarelo, Preto e Branco (Asfaltão), irá defender na avenida no carnaval do centenário de nossa amada cidade em 2014.
**********
Mais do que nunca com o tema escolhido, a Escola que tem o Tigre como símbolo, reforça seu compromisso com a história das pessoas que buscam o resgate e o respeito à identidade cultural de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia.
**********
Visando manter um nível mínimo de organização, bem como fazer sua parte enquanto agremiação, a Diretoria da Escola de Samba Asfaltão, realizará no próximo sábado, dia 25, mais uma feijoada, é claro, acompanhada de uma roda de samba da melhor qualidade. A animação será por conta do Grupo Só Bambas.
**********
Está feito o convite. É neste sábado dia 25, a partir das 12h00 horas, na Tenda do Tigre que fica localizada na Rua Jacy Paraná, entre Brasília e Getúlio Vargas.
**********
Agora de imediato, é participar da Semana Literária que está acontecendo no Sesc.
*********
Nesta quarta feira as 14h00 no Audicine Sesc, Analton Alves apresenta a “Oficina Cultura e Literatura - Narrativa e Construção e Memórias”
**********
No Teatro 1 do Sesc Esplanada a partir das 14h30 várias palestrantes estarão proferindo palestras. A entrada é franca. Vai lá literato!
*********
O compositor e instrumentista Silvio José Santos o Silvinho classificou a música “Samba Rock do Norte” no Festival São Paulo Exposamba 2013. É isso aí garoto!
*********
A música do Silvinho vai concorrer com mais de MIL sambas de compositores de todo o Brasil. Sorte meu filho!
FORA DO EIXO
Mostra de Cinema Amazônia começa amanhã
A “Mostra de Cinema da Amazônia” é um festival itinerante realizado pelo Instituto Cultural Amazônia Brasil, que utiliza o cinema como ferramenta de educação e comunicação; educação ambiental e intercâmbio cultural entre a Amazônia e o mundo.
O festival que já passou por 14 cidades e 5 países em seus quase 10 anos de existência. Em 2013, acontecerá no Brasil, Europa e Estados Unidos. Resultando em 60 dias de debates, encontros, fóruns e exibições de curtas, médias, longas, documentários e animações de todos os países envolvidos no projeto.
No Brasil a mostra percorrerá as capitais dos estados do Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá e Roraima através de parceria firmada com os coletivos integrantes do Circuito Fora do Eixo.
As exibições ocorreram em teatros, cinemas, escolas, universidades, bibliotecas, fonotecas, videotecas, centros culturais e espaços públicos das cidades envolvidas, de forma gratuita. Em junho a mostra atravessa o oceano e aporta em Portugal com uma programação que envolve shows musicais, intervenções, exposições e feira gastronômica em 3 cidades portuguesas.
Foram abertas inscrições para produções amazônicas (produzidas e filmadas na Amazônia) no período de 16 de março à 16 de abril de 2013, totalizando mais de 150 filmes inscritos. Após avaliação de uma comissão formada pela equipe de produção da mostra, 44 filmes entre curtas e médias de ficção, documentários e animações foram selecionados para compor a grade de programação.
Em Porto Velho a mostra vai passar na escolas, Estela Araújo Compasso (23), Joaquim Vicente Rondon (23), Maria Izaura (24), Engenheiro Francisco Erse (24) e termina com um debate sobre “Objetivos da Educomunicação para as Políticas Ambientais” no Casa Fora do Eixo Rondônia (25), contemplando todas as zonas da cidade.
Produzida pela Associação Cultura e Arte Organizando o Social em parceria com o Movimento Hip-Hop da Floresta e Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé com apoio do Departamento de Desenvolvimento ao Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fundação Cultural do Município de Porto Velho.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando