Sábado, 23 de julho de 2011 - 06h22
AMAZONIA ENCENA NA RUA
Sete dias de arte, cultura e lazer
Grupos de RR, PA, SP, DF, MA e RS atrações de hoje e amanhã
O Festival Amazônia Encena na Rua produzido pela Associação Cultural O Imaginário, que tem a frente o produtor Chicão Santos e sua companheira Zaine Diniz, coloca na arena do anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, neste sábado e domingo, as últimas produções teatrais de sua IV edição.
Levando-se em consideração que as arquibancadas do anfiteatro comportam sentadas, aproximadamente 1.500 pessoas, podemos dizer que o Festival deste ano, vai somar mais de 10 mil espectadores nas sete noites de realização.
O público durante toda semana, aplaudiu os mais diversos estilos de teatro de rua. Do Auto do Boi (Meu Boi Precioso) as história do “Neguinho do Pastoreio”, participando do “Casamento da Filha do Curupira” e até contou “Com Umas e Outras” do “João Cheiroso e do João do Céu”, que fizeram o “Exercício número II com o Bufo e a Zitinha” e se encontrou com os “Saltimbembes Mambembancos” que fizeram malabaris nas águas “Do Meu Rio” e ainda participaram da “Farsa do Advogado Silva e Santos” que apesar das estripulias, mostrou “O que é o amor” e depois assombrou o peixeiro com “O dragão de Macaparana” dentro da “Máquina do tempo” juntamente com a “Palita no Trapézio” e o “Arigó” que se encantou com “As Mulheres de Molière”, essas, chegaram dizendo que “Esse lugar é meu”, enquanto isso “Eu aqui brigando com o mundo e vocês aí fazendo palhaçada”, uma verdadeira “Farsa do advogado Pathelin” que provocou um “Procura-se” que terminou em “Atrapalhaçadas” numa roda de chimarrão onde o assunto principal eram as aprontações do “Neguinho do Pastoreio”.
Nessas alturas, o Velho Justino entra em cena elogiando o Chicão Santos e a equipe do O Imaginário e ainda se acabando em elogios ao Mestre de Cerimônia Léo Carnevalli verdadeiro gentleman.
Zaine Diniz aproveita e convida todos, para um Açaí regado a Farinha de Tapioca e o cortejo segue rumo ao V Festival Amazônia Encena na Rua que vai acontecer como parte da programação do centenário da inauguração a Estrada de Ferro Madeira Mamoré em julho de 2012.
Começa hoje e vai até domingo dia 31 a Mostra de Cultura Popular mais conhecida, como Arraial de São Tiago ou Arraial do padre Enzo, lá na Associação São Tiago Maior na Zona Leste.
***********
É no Arraial do padre Enzo que acontece o Festival de Dança que reúne o maior número de grupos de dança de Porto Velho.
***********
O campeão do ano passado foi o Grupo Mistura de Ritmos coreografado pela Jaqueline e pelo Mário.
***********
Você precisa ver para saber que Porto Velho tem ótimos grupos de dança e o que é melhor, as apresentações desses grupos, contam com super produçãoe efeitos especiais. Vá lá na Zona Leste no final da rua Princesa Isabel.
***********
Já que estamos falando de programação cultural, hoje começa o “Sesc Amazônia das Artes” com o espetáculo musical “Entre Rios” que reúne artista de Rondônia e a convidada especial cantora: Patrícia Bastos do Amapá.
***********
Teatro, música, dança e artes visuais são elementos que fazem parte da mostra Sesc Amazônia das Artes, que acontece de 23 a 31 de julho em Porto Velho. A programação variada conta com trabalhos de artistas de toda a Amazônia Legal, oferecendo assim o intercâmbio entre os participantes, já que o projeto garante a circulação dos espetáculos e demais produções artísticas, por todos os estados envolvidos.
***********
Fabiano Barros, Coordenador de Cultura do Sesc Rondônia, explica que o projeto oferece aos artistas a possibilidade de levar seus trabalhos para outros públicos. “Estamos na Região Amazônia, a maior do Brasil, e sabemos que nossos artistas têm muita dificuldade em levar o trabalho para outros estados. O Sesc Amazônia das Artes vem para ajudar a difundir o potencial artístico de cada estado da nossa região”, completa.
***********
A mostra começou com a exposição “Controle”, do artista Cláudio Montanari, de Tocantins. O trabalho, que busca despertar no público um questionamento em relação às informações veiculadas nos meios de comunicação de massa, está disponível à visitação na Galeria do Sesc Centro, até o dia 30 de julho, de segunda a sexta feira, das 10 às 17h.
************
A abertura oficial da mostra será com o show musical “Entre Rios”, que acontece hoje 23, às 20h30. O show realiza um encontro entre músicos da Região Norte. Os artistas de Rondônia Zezinho Maranhão, Augusto Silveira, Bado e Binho dividem o palco com a convidada Patrícia Bastos do Amapá.
***********
A programação segue com shows musicais e ainda espetáculos de dança e teatro com grandes grupos e companhias da região norte, além dos estados do Maranhão e Mato Grosso.
***********
Se hoje vamos aplaudir o Show musical Entre Rios.
*************
Amanhã é a vez do espetáculo “Trilhos e sons”, com o Grupo Madeira (RO). Inspirado na história de vida dos compositores rondonienses e nas riquezas naturais.
************
Segunda feira dia 25 as, 20h30, Teatro Um do Sesc Esplanada
“Cordel do Amor Sem Fim”, Cia de Teatro Cores na Rotunda (AP). Adaptação da obra de Cláudia Barral e que faz a união da Comédia Dell´arte com a literatura de cordel. (Classificação 13 anos)..
************
O Sesc Amazônia das Artesvai aconteceraté o dia 31 julho cm programação todos os dias no Teatro 1 do Sesc Esplanada.
************
Para todos os dias de mostra, os ingressos poderão ser trocados por 2kg de alimentos não perecíveis.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando