Quinta-feira, 24 de maio de 2012 - 06h52
CONCERTO
Música na Estrada vem a Porto Velho
Além dos concertos, o projeto também irá oferecer palestras com o maestro Marcos Arakaki
Com concertos da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), regida pelo maestro Marcelo de Jesus, o projeto Música na Estrada chega à sua 2ª edição, levando música clássica a cinco cidades do Norte e Centro-Oeste brasileiros.
Além dos concertos, o projeto também irá oferecer palestras com o maestro Marcos Arakaki e oficinas gratuitas de música para alunos de escolas e conservatórios dessas cidades, previamente selecionados.
O projeto Música na Estrada, uma realização da agência de cultura Kommitment, conta com o apoio do MINC e patrocínio do BNDES. “Este projeto é importante para mostrar que a população do interior do Brasil pode também apreciar a música clássica, basta torná-la acessível e mostrar que não é algo elitizado. É importante desmistificá-la, apresentando-a também como uma opção às músicas regionais. A falta de conhecimento não significa falta de interesse, mas, sim, falta de acesso”, afirma o maestro.
Os espetáculos musicais serão apresentados pela Orquestra de Câmara do Amazonas. A OCA é uma orquestra de cordas mantida pelo Governo do Amazonas. Criada em 2003, é regida pelo Maestro Marcelo de Jesus e composta por 8 violinos, 2 violas, 2 violoncelos e 1 contrabaixo. Com repertório próprio, a orquestra costuma apresentar concertos populares e eruditos em vários municípios do Amazonas e em centros culturais do país.
Em Porto Velho as apresentações vão acontecer no dia 20 de junho no Teatro Banzeiros.
O feriado de hoje é em homenagem a padroeira do município de Porto Velho, Nossa Senhora Auxiliadora.
***********
Geralmente no dia de hoje, acontece a procissão que sai da capela do Colégio N.S auxiliadora a rua Irmã Capelli, e segue em direção à Catedral Metropolitana de Porto Velho onde é rezada missa.
********
No tempo que Porto Velho era uma pacata cidade, com ares de interior, durante a semana que antecedia o dia de Auxiliadora acontecia um grande arraial em volta da Catedral, onde aconteciam leilões de galinha assada, leitão, e até de jóias que eram doadas pelos devotos e empresários locais.
*********
Comida típica era o que não faltava. Pato no tucupi, galinha no molho pardo, mungunzá, aluá além da barraca da pescaria e o famoso recado de amor.
*********
O vigário liberava a instalação de um serviço de alto falante cujas cornetas ficavam na sacada dos sinos e por ali se ouviam recados do tipo:
********
“Atenção Maria Xifronésia, o Cornélio do teu namorado está te esperando na barraca do apostolalo para comer uma saborosa mandioca frita”
*********
“Atenção, muita atenção moradores dos Milagres o Xavier avisa que sua “piroga” está a disposição a partir das seis horas”
*********
Tinha a cadeia do amor, cuja fiança era uma beijo e por aí vai.
*********
Era bacana a disputa dos comerciantes na hora do leilão. Para mostrar ao vigário que eles ajudavam a prelazia, chegavam a pagar por uma galinha caipira (naquele tempo não tinha frango de granja), uma fortuna, comparada com os valores de hoje, chega a Mil Reais.
*********
Era comum essa disputa sadia. Os rapazes internos no Colégio Dom Bosco paqueravam as moças internas do colégio Maria Auxiliadora. No dia da padroeira esses estudantes eram liberados para acompanhar a procissão e poderiam ficar até mais um pouco no Arraial.
*********
Não sei como meu amigo Ivo Feitosa ainda não publicou em sua coluna, fotos da procissão com os alunos do Dom Bosco e as alunas do Maria Auxiliadora em suas fardas de gala.
********
Hoje não sabemos se alguma programação oficial vai acontecer em comemoração ao Dia da Padroeira do Município de Porto Velho. Sabemos que vai acontecer missa na Catedral e a Procissão.
*********
Então meus amigos leitores. Já que não podemos viver apenas de recordação.
*********
Vamos aproveitar para pedir a Nossa Senhora Auxiliadora que interceda perante o Senhor Nosso Pai no sentido D’ele fazer com que os engenheiros responsáveis pelas Usinas do Madeira, achem um jeito de amenizar as conseqüências desastrosas que o Banzeiro do Rio está provocando aos ribeirinhos.
*********
Vamos pedir a interseção de Nossa Senhora, para os deputados estaduais envolvidos ou flagrados em falcatruas através da Operação Termópilas e que escaparam da cassação. Passem a respeitar o dinheiro público. Deixando de esconder valores em “Cueca” e outros esconderijos inusitados.
**********
Vamos pedir a interseção de Nossa Senhora para livrar o Brasil dos “Cachoeiras”, que causam um verdadeiro tsunami nos cofres públicos e ainda transformam nossos representantes em “fantoches”.
*********
Nossa Senhora Auxiliadora! Rogai por nós!
*********
Por falar em festa: A coordenação do Arraial Flor de Cacto promoveu na noite da última terça feira 22, coquetel de lançamento do 15º Arraial Flor de Cacto.
*********
A festa foi coordenada pelo promoter Allan Alex e aconteceu na Casa Bee Garden da Jatuarana com a presença de representantes da imprensa de um modo geral, mais representante da Fundação Iaripuna Waldison Pinheiro e do Presidente da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon nosso amigo Fernando Rocha, além de dirigentes de vários grupos folclóricos.
*********
Na oportunidade foram apresentadas algumas candidatas a Rainha Junina que estarão participando do concurso que vai acontecer no próximo domingo, no Flor de Cacto. Este concurso está sendo coordenado pela colunista social e promoter Berta Zuleika
*********
Quem também marcou presença foi a direção do Boi Bumbá Diamante Negro o único grupo de Boi Bumbá convidado a se apresentar no 15º Arraial Flor de Cacto. Inclusive a ex cunhã poranga Leda estava atuando como recepcionista vestida de índia.
*********
A Rainha da Bateria da escola de samba Acadêmicos do São João Batista prestigiou a festa dos grupos folclóricos e foi convidada por dona Eleida diretora do bumbá Diamante Negro para se apresentar como Item no vice campeão, no Flor do Maracujá.
***********
Depois que o Zekatraca deu parecer favorável, a escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, sexta colocada no Carnaval de 2012 em São Paulo. Parece conseguiu que as portas do governo de Rondônia fossem abertas.
**********
Tanto que divulgou o tema párea o carnaval de 2013. Com desenvolvimento do carnavalesco Wagner Santos, a agremiação da Cantareira buscará o seu primeiro título do grupo especial com o tema:
***********
"Das Trevas a Luz, o Renascimento da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Rondônia, a Nova Locomotiva do Brasil", que irá retratar a história da energia do norte do país.
**********
Nessas alturas o patrocínio deve sair através de parceria com as empresas que estão construindo as usinas do Madeira.
**********
A ferrovia do Madeira Mamoré, a imigração, marcos históricos, bioma do Pantanal e cultura do estado de Rondônia ganharão formas, cores e samba-enredo na apresentação da Tucuruvi no sambódromo do Anhembi.
**********
Tão até falando que o Beto Cezar entre outros, vai ser destaque no desfile da “Gafanhoto”.
CULTURA
Porto Velho sedia fórum de secretários
Porto Velho vai sediar nos dias 31 de maio e 1º junho, o Fórum de Secretários de Cultura da Região Norte. O encontro vai acontecer no Teatro Banzeiros e contará também, com a participação do Consultor na região do Ministério da Cultura/Unesco Zumar de Nazaré. Entre tantos assuntos, o que com certeza, será mais discutido, é o edital da Vale do Rio Doce que disponibiliza mais de R$ 7 Milhões, para aplicação em Projetos Culturais nos estados da Região Norte. Esse valor foi anunciado no Fórum de Secretários de Cultura que aconteceu em Palmas (TO) no mês de março.
No encerramento do Fórum que vai acontecer no dia 1º de junho, os prefeitos e secretários de cultura dos municípios do estado de Rondônia, firmam o acordo de Cooperação Federativa, que irá reger-se pelas disposições da Lei nº 8.666/93 em especial o artigo 116, da Lei nº 8.313/91 e demais disposições legais pertinentes.
O Acordo de Cooperação Federativa tem por objeto estabelecer as condições e orientar a instrumentalização necessária para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura – SNC com implementação coordenada e/ou conjunta de programas, projetos e ações, no âmbito da competência de cada Município que aderir ao acordo.
Lei 2.746 de 18 de maio de 2012
Através dessa Lei o governo do estado de Rondônia institui o Sistema Estadual de Cultura – SEC e dispõe sobre sua composição. E assim põe fim a discussão que há anos vem acontecendo entre os integrantes dos segmentos culturais existentes em Rondônia.
O SEC constitui instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas de informação e formação na área cultural, tendo como essência a coordenação e cooperação intergovernamental, com vistas ao fortalecimento institucional, a democratização dos procedimentos decisórios e obediencia à legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiencia na aplicação dos recursos públicos.
O texto acima está no Diario Oficial edição do dia 18 de maio.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando