Sábado, 24 de setembro de 2011 - 06h20
PNC
Governo quer incentivar hábitos culturais
Na tentativa de estimular os hábitos culturais dos brasileiros, o Ministério da Cultura elaborou uma proposta preliminar para o Plano Nacional de Cultura (PNC) que pretende incrementar em 60% a produção nacional de espetáculos e aumentar a média nacional de leitura para, no mínimo, quatro livros por pessoa ao ano – atualmente a média é de 1,3 livro por pessoa/ano. As metas incluem ainda a ampliação dos atuais 3 mil pontos culturais para 15 mil em todo país.
O plano define as metas e ações até 2020. No texto há a definição da preservação dos aspectos regionais e da diversidade cultural como um todo. O objetivo é lançar 150 filmes nacionais e aumentar em 30% o número de municípios brasileiros que mantenham grupos de teatro e circo, além de programas de artes visuais.Para as emissoras de televisão, a ideia é incentivar a rodução independente tanto nos canais abertos como nos fechados em cerca de 20%.
Há, ainda, projetos para aumentar a criação de cineclubes nos municípios, assim como garantir que todas as escolas brasileiras tenham no seu curriculo a disciplina de artes.
Paralelamente, o governo quer ampliar as vagas para cursos técnicos e superiores vinculados à arte com garantias de equipamentos para o setor. A ideia é aumentar em 95% o emprego formal no mercado cultural. Para tanto, o ministério prevê, no plano, uma série de repasses extras, como a transferência de 10% do Fundo Social do Pré-Sal para cultura e elevações de percentuais de recursos federais para incentivo à área.
“O plano nacional é um anseio de toda a sociedade e de toda a área cultural de muitos anos”, disse o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti. Segundo ele, a elaboração da proposta é resultado de um esforço feito nos últimos oito anos, período que ele está no ministério e distante dos palcos.
Ator de teatro há mais de 50 anos, Mamberti disse que encara seu trabalho no governo como um “novo palco”. “Artista nasce artista e morre artista. Aqui é um novo palco. Eu fico plenamente realizado também porque as militâncias cultural e política fazem parte da minha vida”.
O diretor de Estudos e Monitoramentos de Cultura, Américo Cordula, ressaltou que a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, abrirá amanhã (21) o processo de consulta pública. O objetivo, destacou ele, é que a sociedade participe enviando colaborações e sugestões ao plano. “O plano pode ser alterado e muita coisa pode ser acrescentada. Nós definimos as metas e estratégias, mas as ações podem ser ampliadas”, disse. (AI)
Curtindo pelo menos até domingo, a liderança do campeonato brasileiro. Nós, felizes vascaínos, estamos com o sorriso da largura da cara.
**********
Porém, como nem só de futebol vive o brasileiro, principalmente o portovelhense que há muitos anos, não sabe o que é um título pelo menos estadual.
**********
Aliás, Porto Velho não tem nem um estádio digno para receber a torcida que insiste em procurar um time de futebol para torcer.
**********
Não tem Gênus, Shalon, Moto Clube e até o Cruzeiro do Loló que consiga ganhar nem que seja um troféu de consolação para o futebol da capital.
*********
De olho grande na gurizada boa de bola, criaram a Escolinha do Santos e essa escolinha, se transformou em um time de futebol, que disputou recentemente um torneio cuja final perdeu para o Ji – Paraná.
***********
Acontece que os caras, não investem direito na gurizada local. O negócio deles é preparar os meninos para passar na ”peneira” e se conseguirem tá tudo bem.
*********
Enquanto isso, a capital do estado de Rondônia, fica praticamente sem representação no futebol brasileiro.
*********
Isso porque nosso empresariado não gosta de investir nas coisas de Porto Velho.
**********
Aqui é difícil se conseguir patrocínio para qualquer atividade, seja cultural ou esportiva.
**********
O interessante, é que desde quando me entendo por gente, as mesmas pessoas dirigem o futebol de Rondônia e o de Porto Velho vai na enxurrada.
***********
Tá certo que federação não é para patrocinar time de futebol, mas, tenho certeza que tem que oferecer condições para que os clubes funcionem.
**********
Tô entrando numa praia que não é minha. Porém, o assunto veio à tona só porque o meu Vasco da Gama é o atual líder do campeonato brasileiro e então, lembrei que o portovelhense torce por times de fora, porque em sua cidade, por falta de investimento empresarial, não existe um time que mereça o sacrifício, de numa tarde de domingo deixemos de assistir um espetáculo do VASCO DA GAMA pela televisão.
**********
Agora, falando do futebol de Rondônia como um todo. Até o Ji Paraná que era nossa maior potencia futebolística já não dá as cartas.
**********
O União Cacoalense também parou.
**********
Temos o VEC e o Ariquemes que sobrevivem as duras penas, mas, que só Deus sabe até quando.
*********
Até o meu amigo Loló já não briga tanto pelo seu querido Cruzeiro.
**********
Não quero ser considerado como um saudosista do tipo Flávio Daniel que não atravessa a ponte do Rio Candeias para não dar de cara com as culturas trazidas pelos sulistas! Nada disso.
**********
Não vou aqui ficar lembrando o tempo do Ferroviário do seu Deroche, do Ypiranga do seu Abiguar de Miranda, do Moto Clube do seu Rocha ou do Flamengo do seu Cezar Zoghbi.
********
Nada disso, sou mais do tempo do CFA que surgiu como esse Santos que está aí e desapareceu de uma hora pra outra.
*********
Futebol a nossa gurizada tem para exportar, o que não temos, é uma entidade que represente a altura nossos times de futebol.
*********
É por isso que hoje à tarde, em vez de ir para um campo de pelada, vou participar de mais um Subsolo no Cine Sesc Esplanada a partir das 14h
**********
Amanhã antes de ligar a televisão num jogo qualquer, vou para o Cine Sesc assistir mais uma Mesa Giratória, dessa vez sob a mediação da jornalista Rose Viegas.
*********
Quanto ao meu Vasco da Gama do Rio de Janeiro é líder. O resto é 2º, 3º, 4º, 5º e 6º colocado!
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando