Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 - 06h03
TEATRO
Festin Açu – de Guajará-Mirim
Com o firme propósito de reviver e revigorar as manifestações artístico-culturais da região fronteiriça de Guajará-Mirim, a associação cultural WARAJI realizará o Primeiro Festival de Teatro Internacional de Guajará-Mirim – FESTIN-AÇU. A iniciativa prevê envolver a comunidade guajaramirense e os municípios vizinhos que são carentes de manifestações do tipo; para que possam participar e promover as suas particularidades culturais através do teatro. Estarão presentes grupos convidados de Porto Velho, da Bolívia e de Guajará Mirim. Além dos espetáculos acontecerão oficinas e rodas de discussão. Também haverá espaço para intervenções individuais, através de inscrições no local, de artistas que queiram mostrar seu talento como em um grande sarau. A intenção é enriquecer de todas as formas a troca artístico-cultural. O festival acontecerá nos dias 25, 26 e 27 no: Centro de Treinamento São José
O Grupo Metaeufóricos e Associação Cultural Waraji, coordenadores do evento entre outros trabalhos já se apresentaram em Cabo Verde, na África e no Amazônia Encena na Rua. Além da apresentação de grupos artísticos da nossa Pérola do Mamoré, teremos também grupos de Porto Velho e da Bolívia, além de oficinas temáticas e rodas de discussão. Será um fim de semana onde Guajará-Mirim respirará cultura. O governo do estado através da Secel e a Prefeitura de Guajará-Mirim, através da SEMCET, apóiam o evento que cobrará 1 kg de alimento não perecível como ingresso.
As ações culturais no estado de Rondônia apesar de toda confusão que culminou na prisão do presidente da ALE, continua a pleno vapor.
***********
Se algumas instâncias do governo estadual foram afetadas, a cultura não fez parte delas.
*********
Sendo assim e até porque, o orçamento da Secel é um dos mais baixos,
*********
Só resta para o Chicão e sua equipe se virar com o que ainda resta do orçamento de 2011, que está fazendo com eles façam da “tripas coração” para colocar em evidencia positiva o atual governo.
*********
Com esse objetivo, neste final de semana, a Secel em parceria com a prefeitura de Guajará Mirim realiza o Festival Internacional de Teatro na Pérola do Mamoré.
********
A equipe do Dinho se desloca para a capital do Vale do Mamoré/Guaporé amanhã e por lá, fica até segunda feira já que o festival só termina domingo.
*********
Um dos convidados especiais do evento que tem o Dayan Saldanha como um dos coordenadores, é o ChIcão Santos do Grupo O Imaginário.
*********
Grupos bolivianos e de Porto Velho vão se apresentar juntamente com os grupos de teatro de Guajará Mirim. Sucesso aí cambada!
********
Enquanto isso, na capital Porto Velho o carnaval começou ontem com a exoneração do reitor da UNIR.
********
Os acadêmicos saíram pelas ruas do centro da cidade, festejando a magnífica vitória.
*********
Ficou provado mais uma vez, que a imprensa funciona como o 4º poder nessa terra descoberta por Cabral.
*********
Há quase cinqüenta dias os estudantes exigiam a renuncia do reitor e o mais que haviam conseguido, era dormir dentro do prédio da administração no centro da cidade.
*********
Porém, quando o negócio foi parar no Fantástico, o magnífico agora ex reitor não agüentou e teve que jogar a toalha.
*********
Tem até uma conversa, surrada pelos quatro cantos do estado de Rondônia de que as aprontações de alguns deputados estaduais é fichinha, quando comparadas com as aprontações praticadas na Unir e na Fundação Rio Mar.
*********
Esperamos que dessa vez os docentes e discentes da nossa Universidade Federal saibam escolher uma pessoa digna para exercer o cargo de reitor..
*********
Como estamos falando de bastidores, temos escutado em tudo quanto é logradouro público que reúne muita gente, como são os casos das feiras livre, mercado central, mercado cultural, teatros, nos corredores das repartições públicas, no HB, no João Paulo II na Maternidade Mãe Esperança enfim nos salões de beleza.
*********
Que entre todos os citados como envolvidos na Operação Termópilas, a grande decepção foi o envolvimento do deputado que mantém uma Fundação que atende muitas famílias carentes.
*********
A decepção maior foi quando descobriram que o cidadão em apreço, é viciado em esconder o fruto das falcatruas, na Cueca.
*********
Mas, como tudo é passivo de provas contundentes, tem gente envolvida e gravada que ainda aposta na impunidade.
**********
Se eu tivesse poder de justiça, não mandava prender nenhum dos envolvidos no “escândalo”. Mandava apenas confiscar todos os bens inclusive bloquear e requerer a transferência para o estado de todos os bens, móveis e imóveis assim como todo depósito em contas bancárias.
*********
Deixava o corrupto com a roupa do corpo, para ele sentir na pele o tamanho da dor provocada pelas duas falcatruas, entre os carentes.
********
Como nossa praia é a cultura, vamos deixar esse negócio para a justiça decidir.
*********
Agora, que o estrago está feito não temos dúvida. Dizem até que levaram uma bíblia para o “pastor” e quando ele abriu foi justamente numa página onde estava escrito. “Nada se esconde”
*********
Que Deus nos livres daqueles que não sabem dividir o pão.
********
Hoje eles estão provando do “Pão que o diabo amassou”, enquanto nós humildes mortais, dormimos tranquilos.
CARNAVAL
São João e Império gravam samba enredo
A Diplomatas trocou a data da gravação com a escola Armário Grande
A Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – Fesec está produzindo o CD com os sambas enredos das escolas de samba de Porto Velho para o carnaval de 2012. As gravações começaram na última segunda feira 21, com a escola de samba Império do Samba que vai apresentar na passarela “Edson Fróes” no dia 11 de fevereiro, o tema: “Salve o Nordeste terra do Rei do Baião são 100 anos de história e tradição”
Com este enredo a Grêmio Recreativo escola de Samba Império do Samba, tenta se redimir de um desfile não muito feliz no carnaval de 2011. O enredo é de autoria de João Big e Mariluce Ferreira (Mary) e conta 100 anos da história de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O samba é de autoria dos compositores: Nelson Luz, Paulinho Cachaça, Rafael Saideira e Walber do Cavaco.
Outra escola que já gravou o samba foi a Acadêmicos do São João Batista que vai cantar na avenida, o tema: “Rio Madeira – A epopéia do novo eldorado brasileiro” samba de autoria de Silvio M. Santos, Rogério e Silvio José” interpretado pelo Banana Split. Pela tabela oficial distribuída pela Fesec a São João Batista só entraria em estúdio no dia 02 e dezembro. “Na realidade essa gravação não é a oficial, é apenas para apresentarmos o samba para nossa comunidade”, disse o interprete Banana Split adiantando que “O Akbal pode até usar essa gravação como guia”, Finalizou o interprete.
Diplomatas & Armário
A direção da escola de samba Os Diplomatas, procurou a direção da Acadêmicos do Armário Grande e propôs a troca do dia de sua gravação em virtude do interprete oficial da escola Jair Monteiro ter que se submeter a uma cirurgia justamente na data reservada pela Fesec para a gravação do samba enredo da escola. A direção da verde e branca aceitou a proposta da diretoria da Diplomatas e só vai entrar em estúdio no dia 12 de dezembro enquanto a equipe de músicos da tetra campeã Diplomatas terá os dias 24,25 e 26 deste mês para trabalhar o seu hino para o carnaval de 2012.
A escola Radio Farol gravará nos dias 29,30 Nov e 01 Dez. A escola São João Batista gravará nos dias 2, 5 e 6. A escola Asfaltão gravará nos dia 7, 8 e 9. A escola Acadêmicos do Armário Grande gravará no dia 12, 13 e 14 de dezembro.
As gravações estão acontecendo no Estúdio Verde do músico Alkbal.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando