Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 24/11/12


CONCURSO


Premio Culturas Indígenas abre inscrições

Incentivar e valorizar as culturas indígenas no Brasil é um dos intuitos do Prêmio Culturas Indígenas, que desde 2006 tem contribuído para fortalecer e divulgar as expressões culturais das comunidades em todo o país.  Lenha na Fogueira 24/11/12  - Gente de Opinião

O Prêmio foi criado a partir da proposta do Grupo de Trabalho para as Culturas Indígenas, hoje, conhecido como Colegiado Setorial das Culturas Indígenas, vinculado ao Ministério da Cultura. Desde a primeira edição o Prêmio tem como diretriz a Convenção 169 da OIT, a Constituição Federal de 1988 (pelos artigos 215, 231 e 232) e a Convenção Sobre a Diversidade Cultural da UNESCO.

Neste ano, o Prêmio chega a 4ª Edição e como em todas as outras, uma liderança indígena representativa é homenageada pelos trabalhos desenvolvidos em prol das comunidades indígenas. Desta vez, diferentemente do que ocorreu em outras edições, a homenagem é feita a uma liderança viva: Raoni Metuktire.

O Prêmio Culturas Indígenas 4ª Edição Raoni Metuktire é desenvolvido pela Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul/ARPINSUL, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. Com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet.

Nesta edição serão premiadas 100 iniciativas das comunidades indígenas que estejam realizando ações de fortalecimento cultural. Ao todo serão premiadas 30 iniciativas com o valor de R$ 20 mil e 70 iniciativas com o valor de R$ 15 mil. O conceito de cultura adotado pelo Prêmio para a formulação das iniciativas é amplo, e considera todas as formas de expressão da vida indígena como, território, religião, música, língua, educação, meio ambiente, medicina indígena, alimentação, jogos, arte, arquitetura, memória, texto, teatro, audiovisual entre outras formas da expressão indígena. Inscrições – O Prêmio busca valorizar e reconhecer a oralidade como forma própria de expressão dos povos indígenas. Desta forma, o formulário de inscrição pode ser respondido verbalmente. Além desta possibilidade, o formulário pode ser preenchido de forma escrita, a mão (obrigatoriamente com caneta), digitado em computador e gravado em CD, ou impresso e até mesmo respondido em máquina de escrever.

Opção é a inscrição pela internet no site oficial do Prêmio (www.premioculturasindigenas.org.br). 

As inscrições das iniciativas culturais foram abertas em 05.11.2012. O prazo final para enviar os projetos é 05 de fevereiro de 2013, tendo como base de validação o carimbo dos Correios. O preenchimento do formulário via internet poderá ser feito até às 14h, do dia 05/02/2013.


 




A Deputada Federal Marinha Raupp - Convida para Sessão Solene em  homenagem  aos  100  anos  da  Estrada  de Ferro Madeira-Mamoré,  a  ser  realizado  no  Plenário  Ulysses  Guimarães  da  Câmara  dos Deputados, no dia 3 de dezembro de 2012, segunda–feira, às 10 horas. Contamos  com  a  sua  valiosa  presença  em  mais  esse  evento  que  marca  a  história  de Rondônia. Favor confirma sua presença pelo telefone (61) 3215 5614. Vamos lá Dr. Ricardo Leite

 

***********

Uma equipe formada por promotores da cultura regional representam a cidade de Porto Velho no aniversário de 471 anos da cidade de Moquegua, no Peru, país vizinho do Brasil. A capital de Rondônia é a única representante brasileira.

 

**********

A comissão com 20 integrantes tem a oportunidade de, durante a programação, mostrar a diversidade cultural da cidade e da Região Norte e do restante do país.

 

**********

Vários eventos realizados para marcar a data aconteceram durante o mês e para fechar a programação em grande estilo, representantes de diversos países estarão, neste sábado, 24, mostrando diferentes ritmos, danças, comidas e artes.

 

**********

Ricardo Castro da Silva, assessor da Fundação Cultural Iaripuna, estará representando o prefeito de Porto velho e fala que espera com a oportunidade não só mostrar o que Porto Velho e o Brasil têm de melhor como também realizar uma troca de conhecimentos. “Somos a única representante do Brasil, e isso para nós é um grande privilégio. Vamos mostrar a nossa interculturalidade.

 

*********

Silfarnei Silva, mestre de bateria convidado a participar do evento, atribui a escolha ao trabalho que vem sendo realizado. “Fomos convidados a levar um grupo de sambistas. Nossa escola de samba é recém formada, mas a equipe já trabalha desenvolvendo este estilo. Vamos apresentar vários sambas e chorinhos daqui e do Rio de Janeiro. No enredo tem ‘Aquarela Brasileira’, e roda de samba, vamos parar em um local público que a prefeitura da cidade de Moquegua vai determinar e vamos executar uma roda de samba”, disse ele.

 

*********

Moquegua tem 15 733,97 km² dividido em 3 províncias e 20 distritos e de acordo com o último censo realizado conta com uma população de 159 306 habitantes.

 

**********

A partir de hoje, segundo aqueles que não souberam interpretar o calendário Maia, faltam 26 dias para o mundo acabar.

 

*********

Já pensou se isso fosse verdade mesmo! Aí não teremos a oportunidade de ver a cidade de Porto Velho com os viadutos funcionando, até porque, não vai ter carro para passar por eles, aliás, não vai ter mais nada, já que o mundo vai acabar.

 

********

Não teremos a oportunidade de ver o Pronto Socorro Municipal inaugurado e funcionando.

*********

Não teremos a oportunidade de assistir a seleção de um dos países classificados para disputar a Copa do Mundo treinando no Estádio Aluizio Ferreira.

 

********

Em conseqüência, não veremos o Aluizão devidamente reformado para receber a dita seleção, que foi classificada para disputar a Copa do Mundo no Brasil.

 

**********

Não teremos a oportunidade de saber o nome do novo técnico da seleção brasileira que segundo a CBF só vai ser anunciado em janeiro de 2013.

 

***********

Não teremos o prazer de assistir os desfiles das nossas escolas de samba porque carnaval não vai ter.

 

*********

Se segundo os que não souberam interpretar o Calendário Maia o mundo vai se acabar no dia 21 de dezembro de 2012.

 

*********

Na realidade, o dia 21 de dezembro é dia do inicio do verão brasileiro. Quando a turma sai de férias em busca das praias do nordeste, sudeste e sul.

 

***********

A respeito do assunto,  líderes Maias da América Latina foram a Los Angeles explicar a "CONFUSÃO" na próxima mudança de ciclo no calendário pré-colombiano (Maia), além de abençoar a comunidade imigrante que vive neste país.

 

********

"De acordo com o calendário Maia, este ano será marcado por uma mudança de ciclo que foi iniciada há 5.125 anos, o chamado baktunes", disse à agência Efe Marte Trejo, historiador e astrônomo mexicano.

 

*********

"Apesar dos 13 baktunes serem completados neste ano, isso não significa que o mundo vai acabar como muitas pessoas estão comentando", completou Trejo.

 

*********

"Não devemos nos preocupar pensando que haverá uma destruição total do planeta. O que acontecerá é simplesmente uma mudança de ciclo, que terminará em dezembro para começar um novo período ou novo baktun", afirmou.

 

**********

É como canta a Velha Guarda da Portela: O dia se renova todo dia/Eu envelheço cada dia e cada mês/ O mundo passa por mim todos os dias/Enquanto eu passo pelo mundo uma vez...


CARNAVAL


Fundação Iaripuna reúne com os blocos de trio

Mais de quarenta blocos de trio elétrico desfilam no carnaval de Porto Velho

Esta semana a prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Iaripuna, realizou a primeira reunião com os blocos carnavalescos da cidade, com a finalidade de definirem inicialmente o que será feito para a realização do carnaval  Lenha na Fogueira 24/11/12  - Gente de Opiniãode 2013. Nesse primeiro contato entre a Fundação Iaripuna e os Blocos Carnavalescos observou-se a preocupação dos representantes com relação aos repasses financeiros que são destinados aos Blocos e Escolas de Samba.

A princípio a Chefe de Divisão da Fundação Cultural, Regina Coeli, tranquilizou os representantes dos blocos declarando que o carnaval de Porto Velho é uma atividade cultural que cresceu muito nos últimos anos e que certamente acontecerá como nos outros anos, mesmo com um novo prefeito entrando, pois faz parte do calendário da cidade e que mobiliza uma multidão de pessoas.

A chefe de divisão falou também que ainda está sendo definido o que será feito para o carnaval de 2013. “Ainda estamos nos organizando e esse primeiro contato serve para tranqüilizar os representantes dos blocos” declarou. Regina falou também que nesses últimos oito anos de administração do Prefeito Roberto Sobrinho muita coisa foi feita para a cultura e que será fundamental que o próximo administrador também tenha uma visão voltada para esta área do Município.

Regina destacou também que para a realização do carnaval há uma ação em conjunto com as secretarias. “A Semusa sempre realiza a conscientização sobre o sexo seguro e a prevenção de doenças; a Semusb realiza a coleta de lixo, a Semtran organiza o trânsito e a intervenção das ruas, a coordenadoria de Postura fiscaliza a questão dos ambulantes, a vigilância sanitária a questão dos alimentos e demais produtos expostos e vendidos, entre outras Secretarias que atuam em conjunto para a que o carnaval aconteça”, conclui Coeli.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)