Sábado, 26 de novembro de 2011 - 21h05
DIA DO SAMBA
Compositores do Rio no Mercado Cultural
Adalto Magalha e Toninho Nascimento se apresentam na Fina Flor e na Roda de Samba do Beto
O dia do Samba 2 de dezembro, será festejando em Porto Velho com shows dos compositores cariocas Adalto Magalha e Toninho Nascimento no Mercado Cultural.
A vinda dos artistas cariocas conta com a parceria da Fundação Iaripuna com os promotores de eventos e também cantores, Ernesto Melo & Neto e Beto Cezar. Os cantores do Rio de Janeiro farão apresentações especificas.
Adalto Magalha vai cantar dentro do Projeto A Fina Flor do Samba coordenado pelo Ernesto Melo no dia 2 de dezembro (Dia do Samba) uma sexta feira e o Toninho Nascimento vai se apresentar na Roda de Samba do Beto Cezar sábado dia 3. Os dois projetos acontecem no Mercado Cultural.
Os compositores que estarão participando das homenagens ao Dia do Samba têm em comum, alem das composições de sambas no estilo Partido Alto e “Pagode”, composições de samba enredo. Por exemplo, o Toninho Nascimento é um dos autores do samba enredo da Portela para o carnaval de 2012. Já o Adalto Magalha entre tantos sambas enredo, é o autor do samba que homenageou Silvio Santos na escola de samba Tradição.
CD do Beto Cezar
O compositor e cantor portovelhense Beto Cezar desembarca na madrugada deste domingo 27, no aeroporto internacional Governador Jorge Teixeira em Porto Velho com o seu mais novo trabalho musical, CD “Chororô", gravado sob a direção de Carlos Colla e produzido pelo Alceu Maia.
Beto há mais de dois anos, vem trabalhando a produção do CD. “Tudo começou quando trouxe a Porto Velho para um show o grande Carlos Colla e num momento de descontração resolvi cantar algumas composições de minha autoria. Ele gostou e se propôs a Produzir a gravação de um disco com o meu trabalho”, conta Beto. A partir de amanhã 27, os admiradores do Beto Cezar vão poder ouvir o resultado de mais de dois anos de batalha. O CD vem recheados de sambas de compositores de renome nacional como é o caso do próprio Carlos Colla e do Alceu Maia além das composições de compositores locais e do próprio Beto
Os freqüentadores da Roda de “Samba do Beto Cezar” que acontece todos os sábados a partir das 16h no Mercado Cultural, já conhecem as músicas que fazem parte do CD, porém, a partir de amanhã vão escutá-las com os arranjos e a produção do Alceu Maia.
O lançamento oficial do disco, só vai acontecer após o carnaval, “Porém quem quiser adquirir, é só nos procurar”, disse Beto Cezar pelo telefone.
Mario Lago se vivo fosse, estaria comemorando 100 anos de vida.
***************
Aliás, existem aqueles que nasceram, passaram pela vida e morreram sem produzir nada.
**********
Outros nasceram, fingiram que viveram e morreram sem deixar nada.
*********
Mario Lago nasceu, viveu fazendo tudo pela vida e pelos viventes, desprezou a morte e renasceu para a eternidade.
*********
Por isso, Mário Lago autor de mais de 200 músicas, é considerado um dos melhores atores brasileiros e respeitadíssimos em todas os segmentos da sociedade.
*********
Suas composições mais famosas são, "Ai que saudades da Amélia", "Atire a primeira pedra", ambas em parceria com Ataulfo Alves; "É tão gostoso, seu moço", com Chocolate, "Número um", com Benedito Lacerda, o samba "Fracasso" e a marcha carnavalesca "Aurora", em parceria com Roberto Roberti, que ficou consagrada na interpretação de Carmen Miranda.
**********
O concurso de marchinha carnavalescas - 2012 da Fundição Progresso que está acontecendo no Rio de Janeiro homenageia Mario Lago.
**********
Em "Amélia", a descrição daquela mulher idealizada, ficou tão popular que "Amélia" tornou-se sinônimo de mulher submissa, resignada e dedicada aos trabalhos domésticos.
**********
Nos dias de hoje, essa Amélia descrita por Mario Lago já não é mais encontrada. Os tempos mudaram para melhor e o que se vê na atualidade são homens transformados em “amélias”,
*********
Hoje em muitos casos a mulher é quem sustenta a família e o marido (“homem”) fica em casa fazendo o trabalho doméstico.
*********
“Ai meu Deus que saudade da Amélia, aquilo sim é que era mulher”.
**********
Na Rádio Nacional, Mário Lago foi ator e roteirista, escrevendo a radio novela "Presídio de Mulheres". Mas só ficou conhecido do grande público mais tarde, pela televisão, quando passou a atuar em novelas da Rede Globo, como "Selva de Pedra", "O Casarão", "Nina", "Brilhante", "Elas por Elas" e "Barriga de Aluguel", entre outras. Também atuou em peças de teatro e filmes, como "Terra em Transe", de Glauber Rocha.
**********
100 anos na companhia do imortal Mário Lago.
*********
Em Rondônia, parece que tudo voltou ao normal, apesar de alguns não conseguirem dormir tranquilos, tendo sobressalto durante a noite toda, acordando na madrugada pensando que estão batendo em sua porta para levá-lo.
*********
Outros para tentar esquecer e até porque não conseguem dormir sossegado, passam parte da noite da “calçada da fama” zanzando de bar em bar na tentativa de ver logo o dia amanhecer.
*********
E assim vão vivendo, tendo sem poder usar, usando sem poder mostrar e abusando de quem lhes deu tudo que tem.
*********
Enquanto isso direto do Rio de Janeiro o Beto Cezar envia um torpedo na madrugada de ontem, feliz da vida comunicando que estava de posse do seu CD.
*********
Chororô é o nome do CD, ou pelos menos era um dos nomes sugerido pelos produtores do disco. Chororô é o nome de uma das músicas que está no CD e vai ser uma das músicas de trabalho.
*********
O disco na realidade, só será lançado oficialmente, de acordo com palavras do Beto Cezar antes de viajar, após o carnaval, ou seja, lá pro mês de março de 2012.
********
Mas, quem quiser comprar é falar com o cantor que ele vende.
*********
O CD do Beto Cezar só não será sucesso nacional por falta de grana para investir na divulgação.
*********
Mas, que é dos melhores não temos dúvida, Escrevemos isso porque já ouvimos as músicas num disco “Demo” e podemos afirmar que a produção é de primeiríssima.
*********
“Já cansei de falar pra esse mulher.
*********
Pra botar pouco pó, pra poupar pó de café”
*********
Beto Cezar pode se transformar no primeiro sambista de Rondônia a fazer sucesso nacional. O Carlos Colla seu produtor está trabalhando para que isso aconteça e nós estamos torcendo.
*********
Quem está feliz da vida é a dona Carícia!
LITERATURA
Bienal Brasil do Livro e da Leitura
Com o objetivo de estimular a criação literária, fomentar negócios e valorizar o mercado editorial brasileiro, a Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal vai promover a 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em abril de 2012. O lançamento do evento, no Rio de Janeiro, será realizado na sede do SNEL no próximo dia 29 de novembro, a partir das 9h.
Sob a coordenação literária do jornalista e escritor Luiz Fernando Emediato, o evento vai reunir de 14 a 23 de abril de 2012, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, escritores de vários países, educadores, editoras, distribuidoras, empresários, jornalistas, leitores e artistas. Da programação fará parte o lançamento de livros, exibição de filmes, exposições, homenagens, encontros, apresentações musicais, teatrais e de poesia.
Dentre as atrações fazem parte a “Jornada hispano-americana”, que está sendo desenvolvida pelo jornalista, escritor e tradutor Eric Nepomuceno e o seminário “Bibliotecas – A Experiência Colombiana”, que vai apresentar as iniciativas de sucesso realizadas na Colômbia com bibliotecas públicas.
O evento contará com a participação do escritor nigeriano Wole Soyinka, Nobel de Literatura, e prestará uma homenagem a Ziraldo, um dos maiores escritores de literatura infantil do Brasil.
Com entrada franca em toda a sua programação, a 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura é uma realização da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal, em parceria com o ITS – Instituto Terceiro Setor, sob a coordenação de Eduardo Cabral.
O lançamento em São Paulo da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura aconteceu ontem 25, às 9h, no hotel Paulista Wall Street. Dentre os dias 5 e 14 de dezembro, o evento será lançado em 15 cidades do Distrito Federal. Para saber mais sobre Livro e Leitura, visite a Agência Brasil Que Lê.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando