Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 27/10/11


TRILHOS E SONHOS 

Exposição de Dana Merril é da AMMA

Museu paulista repassa coleção fotográfica da EFMM a associação rondoniense

A Associação de Amigos da Madeira Mamoré, conseguiu junto ao Museu Paulista da USP em caráter definitivo, a Exposição Fotográfica “Ferrovia Madeira Mamoré: Trilhos e Sonhos” do fotógrafo Dana Merril. O comunicado foi feito no último dia 10, ao presidente da AMMA arquiteto Luis Leite de Oliveira pela professora doutora, Cecília Helena de Salles Oliveira diretora do Museu Paulista. 

As fotografias que fazem parte da exposição devem chegar a Porto Velho entre os dias 27 e 30 deste mês.

História

A Exposição fotográfica “Ferrovia Madeira-Mamoré: Trilhos e Sonhos” foi patrocinada pelo BNDES desde 1999, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. Portanto, qualquer reprodução ou divulgação das imagens deve ser solicitada autorização ao Museu Paulista. Para a Diretora do Museu Paulista, Cecília Helena, esse é um grande passo para a divulgação da coleção fotográfica e principalmente da preservação do patrimônio e da história da ferrovia.

Luiz Leite disse que desde 2002 a AMMA vinha se comunicando com os doutores e intelectuais do Museu Paulista, pois se trata do patrimônio artístico e cultural de Rondônia. 

Segundo Leite, as fotografias de Dana Merril, chegam a medir de três a quatro metros de altura. “Vamos fazer a nossa parte. Criar um espaço e fazer dele uma área onde o público possa sonhar em cada parte dos trilhos da Madeira Mamoré”, desabafou o Presidente da AMMA. O objetivo é instituir um museu fotográfico de alto nível intelectual na capital rondoniense e dele resgatar uma parte do patrimônio histórico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, pois o Arquiteto, Luiz Leite, classifica o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) de Rondônia e demais órgãos da justiça como omissos nos crimes a Estrada de Ferro Madeira Mamoré. “Nós vamos fazer o nosso papel, pois a nova geração de Rondônia merece ter o conhecimento da origem do surgimento de Rondônia”, finalizou o Presidente da AMMA. 
 

 


Pelo menos estava em praticamente todos os grandes sites e jornais, que o Ministro dos Esportes entregaria o pedido de demissão à presidenta Dilma no dia de ontem 26.

*********

Porém, até o meio dia, hora do fechamento desta coluna, o “Cantor das Multidões” não havia “cantado pra sair”.

*********

Geralmente os técnicos de futebol conseguem a vitória no segundo tempo do jogo.

**********

Já o Ministro dos Esportes Orlando Silva perdeu o cargo justamente no “Segundo Tempo”.

*********

Orlando Silva está saindo do Ministério dos Esportes acusado de corrupção, fato não comprovado devidamente, porém “faxinado” pela presidente.

**********

Como nossa praia é a cultura. Ficamos torcendo para que a presidenta da República se aborreça o mais breve possível com a Ministra da Cultura Ana de Holanda.

***********

A intelectual que está no MinC tudo indica, detesta Cultura Popular e em conseqüência, está fazendo de tudo para tirar da pauta do seu Ministério, os Programas Culturais Populares criados na gestão do Ministro Gilberto Gil.

************

A prova é o abandono perante os Pontos de Cultura que em sua maioria, estou falando dos Pontos de Cultura existentes em todos os estados brasileiros, estão sem receber os recursos da segunda parcela (que deveria estar na conta de cada um, desde o mês de fevereiro) e em conseqüência estão com suas atividades paradas.

**********

O negócio dela é com os direitos autorais que dizem respeito à produção musical e literária do seu irmão e liberar muito dinheiro para a produção do site de uma famosa cantora baiana. Bem que o pessoal do TCU poderia começar a investigação por esse convênio

**********

Já que entramos no assunto!

*********

Gostaria que o amigo chargista João Zoghbi explicasse o que ele quis passar com a “Tira K-1” publicada no jornal de ontem, com o título, “Revoada”. Será que aqueles pássaros são os “urubus” do “framengo?”

*********

Bomba mesmo foi à notícia publicada num site de Rondônia dando conta, que o vice presidente de uma escola de samba de Porto Velho deu o cano no cantor “puxador” de samba enredo Neguinho da Beija Flor.

*********

Neguinho juntamente com seu cavaquinista, iria se apresentar em Porto Velho no dia 29 de outubro, ou seja, no próximo sábado e receberia o cachê de R$ 10 Mil.

*********

Alega o puxador da Beija Flor que só ficou sabendo do cancelamento do contrato (que não foi assinado coisa nenhuma), na manhã da última terça feira e que por isso deixou de ganhar dinheiro em outras praças.

*********

Tá lá no site que publicou a notícia, que o responsável pelo contato com o Neguinho da Beija Flor foi o vice presidente da escola Oswaldo Pitaluga.

**********

Por sua vez, Osvaldo Pitaluga disse que não houve quebra de contrato porque nem o contratante, assim também como o contratado não assinou nenhum documento. “Não houve depósito antecipado dos 30% iniciais o que por si só já configuraria a perda de interesse na apresentação”, entende o vice-presidente da escola de samba Asfaltão.

*********

Já o Beto Cezar pede desculpas ao Sandro Sarara, mas contesta o presidente Marcel da Diplomatas.

*********

Sr Sarará, primeiro quero me desculpar por algumas atitudes tomadas. Quero salientar que presenciei o jurado Marcelo Reis recebendo do Sr Fabiano, presidente da escola, o referido CD da escola às 15h, mesmo dia do evento.

**********

Você mesmo citou que os jurados escolheram o samba pela gravação do CD, deixando bem claro que alguns CDs não chegaram com qualidade, restando assim, evidências de que o julgamento foi em função do CD e não pela apresentação dos puxadores.

**********

Conheço o carnaval de Porto Velho em tempos de ouro. Ademais, parabéns pela vitória e pela fama nas quadras de Samba do Rio de Janeiro. (Ass. Beto Cézar).

**********

De hoje em diante (juro), não publico mais esse tipo de fofoca!
 


Diz a lenda – Pássaros de arribada

Por: Beto Ramos

Chegam os pássaros de arribada com seus bicos afiados tentando pousar em palmeiras imperiais.

Trazem nos seus vôos rasantes, o cinza das derrubadas que assustam os açaizeiros, abacaba, patoá, buritizeiro e pupunheiras.

Tentam manter o dedo polegar em riste, quando plantam na entrada da estrada de ferro belas palmeiras imperias, que são belas, mas não poderiam ocupar o lugar dos nossos açaizeiros.

No quintal de minha casa, maracanãs pousam todas as manhãs, fazendo uma festa nos cachos de açaí, que ficam coloridos e cheios de vida.

Açaizeiros de touceira, que envergam e não quebram.

Chegam os pássaros de arribada com suas asas do progresso e modificam leitos de rios.

Com suas sombras assustadoras, retira do seu lugar, o ribeirinho que muitas vezes não pode voar.

Chegam os pássaros de arribada, trazendo gaiolas imaginárias para nos aprisionar longe do que é floresta.

Chegam os pássaros de arribada com suas palavras que muitas vezes nos ofendem.
Estes pássaros possuem o barulho de gralhas de outro lugar.

Chegam os pássaros de arribada e buscam comprar nas bancas do Mercado Central, a identidade de um povo, pedaços de cultura ou litros de história.

Imaginam eles que estaríamos à venda.

Muitos destes pássaros não sabem o que existe embaixo do asfalto do nosso centro histórico.

Chegam pássaros de arribada para desdenhar do nosso carnaval.

O nosso carnaval para mim é lindo, onde já sai de mulher, na bateria de escolas de samba, na Banda do Vai Quem Quer, Mistura Fina e aonde vou levar minha neta para aprender os valores culturais de nossa história.

Coisa mais linda minha mãe, quando saia de baiana no carnaval.

Sem falar do meu tio Zezeca, um dos fundadores da hoje Escola de Samba Asfaltão, todo pintado de negro, como baliza, abrindo o desfile de blocos na até então provinciana Porto Velho.

Chegam os pássaros de arribada desejando nos obrigar a engolir o que eles regurgitam.
E eles regurgitam algumas palavras torpes, atitudes duvidosas.

O quintal de nossa casa jamais poderia existir com muros dividindo a nossa história e a nossa cultura.

- Você precisa ver os açaizeiros lá do nosso sítio!

- É a coisa mais linda, na beira do igarapé.

- Vou te levar lá menino para fotografar.

- É a coisa mais linda.

Palavras de um amigo.

Neste sítio o paisagismo foi por conta da natureza.

As palmeiras imperiais ficam na moldura de uma imagem modificada por alguns pássaros de arribada.

Diz a lenda


Gente de Opinião

Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)