Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 28/04/11



DANÇA

Arte Sagrada no Mercado Cultural


Na próxima sexta feira 29, a Fundação Iaripuna em parceria com a Cia Christina Pontes de Danças - Arte Sagrada comemora o Dia Internacional da Dança com apresentações a partir das 19h30 no Mercado Cultural.

Dia Internacional da Dança - A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.

Entre os objetivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.

Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o prof. Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse que, "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior!). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".

O foco do Dia da Dança está na educação infantil. O CID alerta os estabelecimentos que contatem o seu Ministério da Educação com as propostas para celebrar este dia em todas escolas, escrevendo redações sobre dança, desenhando imagens de dança, dançando em ruas, etc. Enfim, manifestando em crianças e consequentemente nos adultos, a vontade e importância da dança arte na vida do ser humano.
Sexta feira no Mercado Cultural a Cia Cristina Pontes de Dança vai apresentar: danças árabes, ciganas, dança de salão e ballet clássico entre outros estilos. Melhores informações através dos telefones, 3221-6608; ou 8422-0498 / 9207 7716
 


 




 

Depois que da reunião entre os folcloristas filiados a Federon e a equipe técnica da Secel, inclusive com a presença do secretário Chicão, as coisas começaram a andar.

*********

Na reunião, os folcloristas solicitaram do Secretario por sugestão nossa, que o Regulamento da Parte Artística da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás fosse elaborado e discutido pelos representantes dos grupos.

**********

Sugestão aceita pelo secretário Chicão e pela Gerente de Cultura Bebel.

**********

Numa primeira reunião ficou acordado que a ordem de apresentação será decidida através de sorteio que se ainda não foi realizado (estava marcado para acontecer ontem), deve acontecer no mais tardar na próxima semana.

**********

Até o Flor do Maracujá passado a ordem das apresentações seguia a classificação do resultado da Mostra anterior. Quer dizer, o primeiro lugar se apresentaria no último dia do arraial do ano seguinte.

*********

Agora, a decisão (até agora), que vai causar maior polêmica entre os “Quadrilheiros”, é a não obrigação da apresentação do CASAL DE VELHO E VELHA. Isso vai dar o maior rebuliço.

********

Enquanto isso o presidente da Fundação Iaripuna, foi informado do seguinte:

**********

Tomei conhecimento de um ocorrido que me chamou a atenção. No aeroporto de Porto Velho, no domingo de páscoa, o artor Omedino Pantoja tentou embarcar para Rio Branco, levando como bagagem de mão uma coroa de espinhos que usaria em sua apresentação na capital acreana, junto aos seus irmãos de igreja.

*********

Ao apresentar-se ao agente, o Jesus de casa exibiu o cartão de embarque mas, o que chamou a atenção mesmo, tanto do atendente quanto dos demais passageiros, foi a coroa de espinhos na outra mão.

**********

De certo a cabeça do funcionário da Infraero ficou repleta de interrogações. E agora o que fazer? Como proceder diante da situação?

**********

Passados mais de dois mil anos, nenhum agente alfandegário, nenhum senhor da lei, conseguiu deter o Nazareno em suas idas e vindas por toda a região da Judéia e da Galiléia e agora estava ele ali, um importante porém humilde funcionário inerte, boquiaberto, pálido e confuso naquele domingo de chocolates pascais, sem ter como agir, afinal, após o atentado de 11 de setembro nos EUA, o mundo inteiro asseverou a fiscalização nos aeroportos, onde nem mesmo um alfinete de fralda de bebê, escapa aos detectores de metal.

************

A ele (funcionário) restava naquele instante ser Pilatos e condenar a retenção da cora ou flexibilizar - como bom samaritano - e deixar o Omedino seguir com seus galhos de laranjeira, artesanalmente trabalhos em formato de coroa.

***********

O moço deve ter recebido uma luz que o fez refletir sobre os grandes aeroportos do Brasil: Eduardo Gomes em Manaus, Tom Jobim, no Rio de Janeiro ou Cumbica (Guarulhos) em São Paulo.

***********

Ele não parou aí, seguiu viajando em seu pensamento enquanto o Omedino aguardava em pé na fila. Pensou o moço, do Cai N"água ao Ver-o-Peso, do Charlles De Gaulle (em Paris) ao aeroporto John Kennedy nos EUA, ninguém, ninguém na história da humanidade, tivera feito uma apreensão tão curiosa.

*********

Resultado ele não pestanejou e deu voz de prisão para a cora de espinhos, afinal o Jesus de casa poderia em pleno vôo ter náuseas e surtar e, em meio os delírios, espinhar a todos com as pontiagudas setas de laranjeira.

**********

Jesus de casa seguiu viagem, mas o objeto que também simboliza o sofrimento do Jesus de Nazaré ficou retido pela autoridade aeroportuária.

**********

Epílogo: No Acre o sofrimento de Jesus foi amenizado, graças ao Simão Cirineu da Infraero de PVH.


AGENDA

VIII Mostra Sesc de Música

Artistas da região Norte vão se encontrar durante a VIII Mostra de Música do Sesc em Porto Velho

O Serviço Social do Comércio - Sesc vai realizar entre os dias 3 e 14 de maio, a VIII Mostra de Música “Todos os Sons da Gente” que este ano tem como tema; “Timbres e Batuques”. Entre as atrações nacionais, destacamos o percursionista pernambucano Naná Vasconcelos que vai ministrar a oficina Workshop Orgânico no dia 11 e no dia 12 no Teatro 1 do Sesc Esplanada apresenta o espetáculo musical “O Bater do Coração”. Acompanhe a programação completa:
 

PROGRAMAÇÃO

03/05 – (terça)

As 9h – Lançamento virtual dos CDs mostra SESC de música da VII edição. No blog do SESC.
20h30 – Teatro 1 do SESC Esplanada: apresentação musical “Ianubá” com o baixista Adelbert Carneiro e o Trio Manari – PA

04/05 – (quarta)

Das 9h as 11h30 e 15h as 17h30 – Escola de Música Sol Maior: oficina de contrabaixo com o baxista Adelbert Carneiro / PA
Das 9h as 11h30 e 15h as 17h30 – no Audicine do SESC Esplanada: Oficina de Percussão com o Trio Manari/PA
As 20h00 – No teatro 1 SESC Esplanada: Recital da Escola de Música Sol Maior

05/05 – (quinta)

As 20h30 – Teatro 1 do SESC Esplanada apresentação musical com: Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba – PVH ; Trio do Norte –PVH; Wilka Sol Sol – PVH; Madrigal – PVH.

06/05 – (sexta)

As 20h30 – Teatro 1 do SESC Esplanada apresentação musical com: Cristiano Souza – PVH; Quarteto Pianistico – PVH/JI-Paraná; Duo Márcia Lima e Gustavo Pereira – PVH; Silvia Freire e Rosemary – PVH.

07/05 – (sábado)

As 17h00 Porto Velho Shopping: Apresentação musical especial
“Show O Sassarico Delas”

10/05 – (terça)

14h as 17h – Escola de Música Jorge Andrade - Palestra “Aperfeiçoamento Vocal Direcionado ao Canto” ministrante prof. Raquel Lyrio – PVH
19h30 Área de Convivência do SESC Esplanada: Lançamento do CD Mostra 2010

11/05 – (quarta)

15h as 17h Teatro 1 do SESC Esplanada: Oficina de Percussão Workshop Orgânico com NANÁ VASCONCELOS – PE

12/05 – (quinta)

20h30 Teatro Banzeiros - Apresentação musical especial “O Bater do Coração” com NANÁ VASCONCELOS ” – PE

13/05 (sexta)

14h30 as 17h30 – Escola de Música Jorge Andrade Oficina de Acordeon – ministrante – Marcos Farias – DF
20h30 – Teatro 1 SESC Esplanada apresentação musical: TJ – PVH; Júnior Fonseca – PVH; Silvio José – PVH; Rud Os Cabras -PVH

14/05 – (sábado)

19h30 Mercado Cultural - Apresentação musical especial de encerramento: com cantor Nilson Lima – DF e o Acordeonista Marcos Farias/DF

 

Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com

Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)