Quinta-feira, 29 de março de 2012 - 06h06
FEIRA
Artesanato é Cem começa hoje
De hoje até domingo dia 1º de abril a feira vai funcionar na EFMM
Com a presença de artesãos de vários municípios e distritos de Rondônia o governo estadual através da Secel, abre nesta quinta feira 29, a Feira “O Artesanato é Cem”, que fica na Praça da Madeira Mamoré até domingo dia 1º de abril.
O evento será coordenado pela equipe do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB que tem a frente a técnica da Secel Wellida Sodré. “Artesãos de praticamente todos os municípios de Rondônia estarão expondo seus produtos durante os quatro dias da feira”.
A parte artística musical será coordenada pelo músico Denis Carvalho e vai contar na abertura com o Shows do Projeto “Acorde Musical” que conta com a participação de músicos e professores da escola de música Jorge Andrade e do Projeto Cinco e Meia. “Sábado dia 31, estaremos promovendo o lançamentos do CD “Cariberana” do músico cantor e compositor Caribé e o CD “Saga Beradeira” do Grupo Minhas Raízes.
A Feira “O Artesanato é Cem” é uma ação do governo estadual através da Secel que homenageia os artesãos de Rondônia pela passagem do seu dia, que foi 19 de março e o centenário de inauguração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. “Serão 4 dias de feira, com a presença de mais de 80 artesãos da capital e do interior do Estado que irão expor e comercializar trabalhos em madeira, sementes, cerâmica, cipó, barbante, tecido entre outros, mostrando o que o artesanato local tem de melhor” disse Wellida.
A segurança do evento será proporcionada pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e o apoio da Sedam, Seduc, Seas, Plano Futuro, Emater, Semdestur, Fundação Iaripuna e Sebrae.
A Feira vai funcionar das 14h às 22h,
O final de semana vai contar com grandes eventos culturais.
*********
Hoje o Chicão da Secel abre a Feira “O Artesanato é Cem” na praça da Madeira Mamoré. Pena que a programação oficial, quero dizer horário da abertura, qual o show musical que vai acontecer na noite de hoje, não nos foi passada oficialmente.
*********
De qualquer maneira, ainda conseguimos, graças as nossas fontes, alguma coisa a respeito da programação artística que estará acontecendo durante a Feira.
*********
Na realidade, a realização da Feira é uma grande sacada do Departamento de Artesanato da Secel que tem a frente a Wellida Sodré uma incansável na organização e divulgação do artesanato rondoniense.
*********
Enquanto a Wellida organiza e coordena os artesãos. O Denis Carvalho outro batalhador, organiza as apresentações artísticas com apresentações de shows musicais.
*********
Durante os quatro dias da Feira, muitos espetáculos musicais serão apresentados. Do popular ao rock, hip hop, capoeira, jam bera, forró enfim tudo quanto é ritmo os freqüentadores da Feira vão apreciar e aplaudir.
*********
Essas iniciativas são dignas de elogios, pois fortalecem e valorizam a cultura local.
*********
Estamos vivendo uma onda “Beradélia”, onde os nascidos em Porto Velho e os que adotaram Porto Velho estão produzindo músicas de boa qualidade.
********
Isso tudo está acontecendo graças a visão do secretário da Secel Francisco Leilson que valoriza a produção local, coisa que há muito não se via.
********
Outro evento que vai movimentar todos os segmentos culturais de Porto Velho é a Conferencia Municipal de Cultura que será promovida pela Fundação Iaripuna amanhã e depois no Teatro Banzeiros.
*********
Os integrantes das 12 Câmaras Setoriais estarão reunidos para discutir o Regimento do Sistema Municipal de Cultura e aplaudir a posse dos membros do Conselho Municipal de Cultura e seus suplentes.
*********
Seria bom que além dos membros da Câmaras Setoriais todos os que se acham produtor cultural comparecesse também.
*********
A Conferencia Municipal, de Cultura conta com a coordenação da vice presidente da Fundação Iaripuna Berenice Simão que desde quando se falou em aprovar o sistema tomou a frente e passou a cobrar a participação de todos.
*********
Sexta e sábado vamos todos discutir cultura no Teatro Banzeiros.
*********
Domingo será a vez da Federação de Grupos de Danças Folclóricas – Federon, reunir os folcloristas para discutir o Regimento Interno da entidade e o Regulamento da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Flor do Maracujá.
*********
Quer dizer, será realmente um final de semana cultural em Porto Velho.
*********
Como nem só de flores vive o ser humano.
********
Temos uma noticia que em parte ou em princípio, pode não ser acatada como positiva para alguns, mas, que para os mais entendidos vai ser muito boa.
*********
Acontece que segundo nossas fontes, o Mercado Cultural será fechado para que sejam realizados alguns reparos em sua estrutura.
**********
Sendo assim, hoje será a última Quinta da Seresta Cultural. no Mercado.
*********
Diz o Heitor Almeida que a partir da próxima quinta feira dia 5 de abril, a Seresta vai acontecer na praça de alimentação do Conjunto Cohab Floresta la na Zona Sul.
********
Amanhã dia 30, vai acontecer a última apresentação de A Fina Flor do Samba.
*********
E sábado dia 31, a última Roda de Samba do Beto Cezar
*********
Tô falando do Mercado Cultural.
*********
A reforma se faz necessária há muito tempo, basta lembrar que quando chove, fica tudo alagado dentro do Mercado.
*********
O telhado em sua totalidade precisa de reparos. Que façam um reparo de vergonha e não apenas tapa buraco.
**********
Os banheiros precisa receber tratamento especial também.
**********
Seria ótimo se a prefeitura contratasse um engenheiro especializado em acústica. Aí o Mercado se transformaria num estúdio.
*********
Seria bom que se fizesse uma melhor seleção das entidades com direito a uma das salas do Mercado. Hoje tem gente que está se aproveitando e fazendo do ambiente escritório particular de “falcatruas”.
********
Dizem que a reforma vai durar três meses, isso quer dizer, que no inicio de julho as atividades culturais voltam a acontecer no Mercado Cultural,
*********
Vale salientar que o Bar do Zizi e o Café com Arte vão continuar atendendo a freguesia.
*********
Já que falamos de festa.
*********
Sábado dia 31, o Bloco Rio Kaiary promove uma feijoada com a presença do grande cantor Chico da Silva.
*********
A festa que além de feijoada vai ter carneirada preparada pelo presidente o Bloco Domingos, vai acontecer no Conjunto 22 de Dezembro justamente no quintalzão da casa do Domingos.
********
O negócio vai ser base do open bar. Você compra o convite a R$ 40 para comer e beber a vontade e ainda curtir o som de um dos melhores sambistas brasileiros Chico da Silva.
********
É muita programaçõ para um final de emana só.
********
Agora vamos para a Feira “O Artesanato é Cem”, comer vatapá com caruru e tacaca com pipoca a moda de Guajará Mirim
*********
É a cultura beradeira tomando conta do pedaço!
LANÇAMENTO
Minhas Raízes apresenta Saga Beradeira
O Grupo Minhas Raízes conhecido por contar as tradições e reviver antigas lendas regionais, está lançando seu segundo CD “Saga Beradeira”. Natural de Nazaré no Baixo Madeira, o grupo dedica-se a explorar a cultura local e a divulgar as riquezas da região, que refletem em suas canções: “Saga beradeira, saga beradeira. Vou lhe contar, a história de um lugar”.
O grande inspirador do grupo foi o professor Manoel Maciel, pai de alguns de seus integrantes: “A cultura que lá existe foi meu pai que incentivou. Homem de família humilde, que se tornou professor”, continua a música que dá nome ao CD. De formação diferenciada entre os seringalistas que se instalaram em meados do século passado na Amazônia (pois estudou em seminário) e forte religiosidade, Maciel dividia o trabalho na floresta com o ensino na escola local e também com a organização de festejos, Maciel dividia o trabalho na floresta com o ensino na escola local e também com a organização de festejos em dias de santos e datas cívicas em Nazaré.
Além de pesquisar lendas, crenças, músicas e danças folclóricas , cuja tradição se preocupava em preservar e passar para os filhos, contagiando a todos com sua paixão. “Um homem valente e destemido que fundou aquele lugar. Levou teatro, música, quadrilha, seringando e boi bumbá”.
Diferente do primeiro CD quando o grupo enfrentou muitas dificuldades para colocar o projeto de pé. O segundo disco “Saga Beradeira” contou com produção profissional do próprio Túlio que hoje tem estúdio montado em Porto Velho e apoio do Programa Ecos do Madeira, para prensagem e produção das cópias. São onze faixas que cantam a alegria e as tradições do povo ribeirinho, numa celebração desse jeito de ser típico de quem é verdadeiramente beiradeiro.
O CD Saga Beradeira será lançado no evento “O Artesanato é Cem”, da Secretaria de Cultura do Estado de Rondônia – Secel no próximo sábado dia 31 as 19h00, na praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O show será compartilhado com o também músico beradeiro Caribé que estará lançando seu primeiro CD “Cariberana”.
Contatos para shows através dos telefones: 9232-3401 Túlio ou 9242-6262 Teimar Nunes.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando