Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 29/06/12


Foto histórica

A partir de hoje, por sugestão do colunista Carlos Sperança, sempre estaremos publicando uma foto nesse espaço que denominamos de “Foto Histórica”. A foto de estréia marca o encontro do casal José Carlos Lobo e Maria da Conceição M. da Costa Lobo que há 20 anos, ou seja, na madrugada do dia 29 de junho de 1992, se conheceram no Arraial Flor do Maracujá precisamente na barraca do saudoso Claudinho.
Gente de Opinião
Jose Carlos Lobo à época fazia parte da Comissão Julgadora de Quadrilhas e Bois Bumbás e teve como cupido o amigo José Monteiro e a Dr. Núbia (hoje medica em Goiânia). Hoje estão festejando vinte anos de casados - Bodas de Porcelana. No decorrer desses 20 anos de vida, muita coisa aconteceu de bom, nasceram as gêmeas hoje com 7 anos Laura Costa Lobo e Mariana Costa Lobo que tanto alegra o casal.

Os planos do casal era festejar os 20 anos no Arraial Flor do Maracujá como vinha acontecendo. Como o evento foi adiado, Zé Carlos e Conceição vão festejar as Bodas de Porcelana a beira de uma fogueira que será montada no quintal de sua casa no Conjunto Marechal Rondon na noite de hoje – Parabéns!

 
 



 

Hoje é dia da procissão fluvial em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, São Pedro.

 

*********
Caso não houvesse a drástica mudança de data, começaria a XXXI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.

 

*********
Como em Porto Velho, tudo acontece fora de época, o Flor só vai acontecer (se acontecer), no final do mês de agosto.

 

*********
Justamente quando o Zezinho anuncia o fim do Carnaval Fora de Época em PVH e passa a explorar o ritmo gospel, nossa maior festa folclórica resolve acontecer em data totalmente diferente da tradicional. Por isso, Paulinho Rodrigues enviou o seguinte e-mail:

 

*********
Meu Caro Escriba – Saudações

 

**********
Li por vezes, sua "Lenha na Fogueira" de 27. Jun, próximo passado, e, além de lamentar, me fiz algumas perguntas, mormente àquelas relacionadas com o que você chamou de "... falta de planejamento...", que desencadeia o “... efeito cascata...". A tradição, está arraigada em nosso imaginário, e partindo das sagradas manifestações populares, muito mais, nos obriga de forma estratégica a seguir os ditames das regras, que mesmo empíricas , mantém viva nossas tradições.

 

*********

Por vezes, vemos e ouvimos referências de que "... Rondônia não tem cultura...".

 

*********
Ora se partimos da premissa de que o achatamento cultural se dá, em tese, por insensibilidade, ignorância, falta de planejamento ou descaso com a "coisa pública" (afinal as tradições são oriundas do povo), com certeza, chegará o tempo em que o aniquilamento será uma regra com o esquecimento do Pé de Moleque de Puba; Rabada com Jambú ao Tucupi, extraído no Tipití; Croquete de Macacheira; Jatuarana moqueada na folha da bananeira; Aluá de Abacaxi; Tapioca com Côco na folha da bananeira; Bolo de Macacheira com pedaços de Castanha; Remo feito de Itaúba; Copaíba para cicatrizar; Tucunaré ao escabeche; Chá de Unha de Gato; Sarapatel; Quadrilha (Junina) Tradicional; Caldo da Caridade; Nação Corre Campo; Milho Alho de Vila Murtinho; Ladeira Comendador Ceteno; Tacacá da Da. Isaura; Sambas do Ernesto Melo, do Mocambo (Porto Velho Meu Dengo); Bloco Infantil (do Piriquito) O Triângulo Não Morreu; Toadas de Mariano, Ventania, Galêgo, Nonato; Cabo Fumaça, Sílvio Santos... Sambas de Enredo de Bainha, Fernando Chapéu, Makumbinha, Maracanã...

 

***********
Seguindo aquela "toada", nos parece, que a nossa história, minguando aos poucos, será contada a partir de "invernadas mirins", com patronagem dos vindos Centros de Tradições de outras paragens...

 


**********
Ah! Só prá lembrar; somos parte integrante do maior bioma, concentrando a mais excessiva pluralidade cultural, onde apesar dos muros de concreto erguidos dentro d'água, o Rio ainda comanda, e continuará comandando a vida... (Ass. Paulinho Rodrigues).

 

************

Começa hoje o Arraial do Eldorado, uma promoção da Associação dos Moradores do Bairro.

 

*********
A fogueira será acesa as 19h00 na rua que fica atrás da “Saga” da BR com entrada pela rua Pau Ferro. Por enquanto estão confirmadas as apresentações das Quadrilhas: JUAPB, Girassol da Três Marias e a Roça é Nossa Mirim.

 

*********
A festança começa hoje dia de São Pedro e só termina domingo dia 1º de julho.

 

********
Hoje tem procissão fluvial em comemoração ao santo protetor dos pescadores, São Pedro.

 

********
Aliás, to colocando isso aqui por intuição, pois nenhum panfleto, e-mail, face, twitter, ou outro recado me foi enviado dizendo se a procissão vai acontecer.

 

********
Como sei que é tradição da Colônia de Pescadores Z-1 Tenente Santana sempre promover a procissão, que antigamente saia do Porto do Cai N’água e ia até a Cachoeira de Santo Antônio onde na capela, era rezada missa e depois os motores de popa, canoas, voadeiras, motor rabeta e barco motor (recreio), desfilavam novamente até o Porto do Cai N’água e então a pé, seguiam em procissão com a imagem de São Pedro até a igreja em sua homenagem que fica no bairro Novo Estado nas proximidades da Emater.

 

*********
Hoje também é um dia muito importante para mim, pois, no dia 29 de junho de 1981, tomei meu último porre de bebida alcoólica. Quer dizer, faz 31 anos que parei de beber cachaça. Graças a Deus!

 

*********
Hoje é dia de passar fogueira e de fazer adivinhação à beira da fogueira. Coisa rara de se ver nos dias atuais.

 

**********
Mesmo assim vamos lembrar o ritual de passar fogueira.

 

*********
Santo Antônio disse, São João confirmou, que serás minha namorada (comadre, madrinha etc.), porque São Pedro Mandou.



**********
Pra saber o nome de quem será seu marido ou esposa;

 

*********
Pega uma bacia com água, passa três vezes por cima da fogueira, depois acende uma vela e sai pingando dentro da água, presta atenção que a cera vai formar uma letra. É a letra do primeiro nome do seu futuro marido ou mulher!

 

*********
Hoje tem o festival de Parintins com os Bois Caprichoso e Garantido via Bandeirantes!


CURTA AMAZÔNIA

Bisneta de Oswaldo Cruz apresenta filme na EFMM

São dois filmes da cineasta Stella Oswaldo Cruz e Eduardo Thielen, produzido nos estados de Rondônia, Amazonas e ParáLenha na Fogueira 29/06/12 - Gente de Opinião

A sessão de filmes históricos e científicos que será apresentada ao público rondoniense nesta sexta feira 29, na Praça Madeira Mamoré e terá a presença de Stella Oswaldo Cruz Penido que fará uma explanação sobre as pesquisas e produções feitas à respeito do trabalho de seu bisavô na Amazônia e na Alemanha. Exibições acontecem durante a realização do 3º Festival de Cinema Curta Amazônia no ano do Centenário de construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

O filme inédito em Rondônia, o “Cinematógrafo brasileiro em Dresden”, reporta imagens da época e entrevistas com pesquisadores de história da saúde e do cinema, o documentário resgata dois filmes exibidos em 1911 no pavilhão brasileiro da Exposição Internacional de Higiene em Dresden, Alemanha. Tematizando o combate à febre amarela no Rio de Janeiro e a recém descoberta da doença de Chagas em Lassance, Minas Gerais, são os primeiros filmes científicos brasileiros conhecidos, marcando o pioneirismo do Brasil e do Instituto Oswaldo Cruz na utilização de imagens em movimento na comunicação e informação em saúde, 21 min, 2011.

O segundo filme convidado “Oswaldo Cruz na Amazônia - a saga das vacinas”, vídeo-documentário histórico que resgata a memória das viagens de Oswaldo Cruz à Amazônia, no início do século XX. Após a implantação das campanhas sanitárias no Rio de Janeiro, Oswaldo Cruz realizou, em 1905, viagem de inspeção sanitária aos portos do Brasil, visitando, na Amazônia, as cidades de Belém, Santarém, Óbidos, Parintins e Manaus. Em 1910, Cruz voltou à Belém para realizar campanha contra a febre amarela na cidade. No mesmo ano, Cruz visitou as obras de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, estabelecendo um plano de combate à malária na região. O vídeo utiliza filmes, fotografias, caricaturas, cartas e relatórios de Oswaldo Cruz. Quase um século depois, uma equipe de pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz refaz as viagens de Cruz à Amazônia, documentando essa memória e atualizando as principais questões de saúde por ele levantadas, mostrando a continuidade dos problemas sanitários da Amazônia. Documentário de 55 minutos, finalizado em 2002, com produção, pesquisa, roteiro e direção Eduardo Vilela Thielen e Stella Oswaldo Cruz Penido, câmera Luiz Carlos Bonella, edição Joana Collier, consultoria Eduardo Coutinho, narração Paulo José, apoio FAPERJ e realização Casa de Oswaldo Cruz – FIOCRUZ.

Empresas privadas e órgãos públicos que acreditam e contribuem no potencial da cultura rondoniense como poder de transformação de uma sociedade: Eletrosul, Eletrobrás do Governo Federal, Sesc Rondônia do Sistema Fecomércio, Secel-Secretaria Estadual de Cultura do Governo da Cooperação, ABD Rondônia, Fórum dos Festivais, Fundação Iaripuna, Coordenadoria de Políticas Públicas para mulheres, Emater, Aqui Publicidade e Imprensa Rondoniense.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)