Quinta-feira, 29 de setembro de 2011 - 06h02
CARTA CONVITE
Reunião do Movimento Regula Cultura
O Movimento Regula Cultura Rondônia formado por artistas de vários segmentos que atuam na cena cultural no Estado de Rondônia, vem, através desta, convidar V.Sª a participar da Reunião Geral para “Discussão da implantação do Sistema Municipal e Estadual de Cultura e a Lei de fomento das atividades artístico-culturais no Estado de Rondônia”. Sua presença, enquanto importante elemento representante da esfera sócio governamental torna-se fundamental.
A Reunião será realizada no próximo nesta quinta feira 29, às 19:30 no município de Porto Velho, no auditório da Universidade Federal de RO - Unir Centro, situada a Av. Presidente Dutra, nº. 2965 - Centro. O tema em discussão será os Planos de Ações:
• Apresentação do Movimento Regula cultura Rondônia;
• Ações de desenvolvimento do Movimento;
• Discussão do Modelo - Sistema de Cultura;
• Ações para implementação da Lei de Incentivo de Cultura;
Acreditamos que esta reunião tem especial importância, visto que promover o reconhecimento das culturas locais que constituem o patrimônio maior de nosso Estado significa reconhecer a riqueza de nossa diversidade sócio-cultural, fruto da história de Rondônia e do Brasil.
Sábado que vem dia 1º, a Escola de Samba Acadêmicos do Armário Grande vai promover uma super feijoada no Clube Castanheira Xona Sul.
***********
O Clube Castanheira fica na rua Pau Ferro Sun esquina com a rua Harpa nº 6.500.
**********
É a festa de aniversário de 30 anos da escola de samba que nasceu na oficina do mecânico Mucura que ficava na avenida Calama.
**********
A família Davis que desde a fundação da hoje escola de samba, uma vez que a agremiação nasceu com a denominação de Bloco Carnavalesco “Os Improvisados do Armário Grande” faz parte da diretoria.
**********
E desde muito tempo é quem dar as ordens na escola de samba. Dona Agnes Neguinha foi a presidente, sua filha Cristina e agora é o patriarca da família Antonio Chagas Campos o popular Cabeleira.
**********
O interessante é que apesar de já estar casado com a dona Neguinha quando da criação do Bloco Improvisados do Armário Grande o Cabeleira só foi interessar pela agremiação após sua transformação em escola de samba. O negócio dele era com a Diplomatas escola que ele ajudou criar.
*************
Bom, sábado dia 1º sob a presidência do Cabeleira a escola de samba completa 30 anos e por isso vai servir uma deliciosa feijoada aos simpatizantes e brincantes.
***********
Não esquece amigo leitor, a feijoada do Armário Grande vai acontecer no Clube Castanheira a partir das 12h com show de mulata e apresentação de Mestre Sala e Porta Bandeira, além da bateria “Pororoca” nota dez.
*********
Amanhã, sexta feira será aberta a Feira Internacional de Artesanato no Bingool Clube. No cartaz consta que a Feira vai Funcionar no horário das 14 as 22h.
*********
A Academia Rondoniense de Letras reuniu os intelectuais acadêmicos terça feira passada, no Mercado Cultural durante sarau e varau de poesias.
*********
Lúcio Albuquerque presidente da Academia está realizando um ótimo trabalho à frente da entidade.
*********
Já a grande pedida de hoje é a Seresta Cultural que vai acontecer a partir das 20h no Mercado Cultural.
*********
Aliás, pela programação distribuída pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho, as atividades culturais desta quinta feira começam as 16 com o Show de Talentos no Mercado Cultural.
*********
A pro programação oficial alusiva aos 97 anos do Município de Porto Velho começa mesmo pra valer no próximo domingo com atividades na Praça da Madeira Mamoré e na Praça Aluizio Ferreira.
*********
Aí até domingo dia 9 de outubro muita festa vai acontecer:
*********
Por exemplo, dia 6 de outubro tem show com os Anjos da Madrugada na Seresta Cultural
*********
Sexta feira dia 7 dentro do Projeto A Fina Flor do Samba vamos curtir o show do sambista carioca Marquinho PQD no Mercado Cultural.
**********
Segundo a professora Berenice vice presidente da Fundação Iaripuna, muita coisa boa vai rolar durante a semana de comemoração do aniversário de Porto Velho.
**********
Ontem de manhã o secretário da Secel Francisco Leilson Chicão, assinou convênio no valor de R$ 130 Mil com a prefeitura de Vilhena atendendo uma emenda do deputado Luizinho Goebel em favor da Orquestra Filarmônica daquele município.
**********
O Prefeiro Zé Roover era só felicidade ao passar o chemegão na lauda do convênio. Valeu deputado Luizinho.
**********
Quando assisto uma ação como a que aconteceu ontem no gabinete do secretário da Secel, fico pensando cá com os meus botões: Porque será que a bancada de Porto Velho, ou os deputados que se dizem representantes da capital, não provocam uma emenda parlamentar para aplicação na formação de uma Orquestra Sinfônica em Porto Velho?
*********
Tai a sugestão, que é estendida aos nobres vereadores.
*********
Por falar em fanfarra, meu amigo Zé de Nana pode estar entrando numa “furada” ao abrir espaço para a divulgação de uma ação que está sendo promovida por um cidadão que deixa muita dúvida. Cuidado de Nana que esse negócio pode não ser das arábias, mas com certeza tem alguma coisa relativa ao Egito.
**********
O candidato a candidato a vereador pelo PC-do-B Cleverson Santana de acordo com o Pastor Lázaro é o primeiro nas pesquisas junto ao eleitorado do Prédio do Relógio. Dá-lhe Buchada
SESC
Inscrições para o Prêmio de literatura
As inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura serão encerradas no dia 30 de setembro (sexta-feira) e devem ser realizadas pelo site http://www.sesc.com.br/premiosesc. Para se inscrever no concurso as obras devem ser inéditas. Escritores de todo o território nacional podem participar nas categorias romance e conto.
O Prêmio Sesc de Literatura é um concurso anual que oferece aos seus vencedores a edição, distribuição e divulgação da obra. A iniciativa do SESC, que teve início em 2003, é desenvolvida em parceria com a Editora Record, que garante não somente uma distribuição eficiente do livro em território nacional, mas também que ele seja editado com um projeto gráfico de qualidade.
Com o Prêmio Sesc de Literatura os escritores entram para o catálogo da Editora Record, além de terem suas obras distribuídas para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do Sesc em todo o país e para escritores, críticos literários e formadores de opinião.
Para participar o autor precisa ter mais de 18 anos e a obra deve ser destinada ao público adulto. O processo de seleção das obras é feito em duas etapas. Inicialmente, cinco subcomissões regionais fazem uma pré-seleção das obras para encaminhamento à comissão final. O júri final elege as obras vencedoras, podendo selecionar até três menções honrosas em cada categoria. Em 2010, os escritores Arthur Martins Cecim e a gaúcha Luisa Gleisler, respectivamente foram os premiados nas categorias romance e conto. A jovem escritora venceu com Contos de Mentira, já o paraense é o autor da obra Habeas Asas, Sertão de Céu!.
A primeira edição do Prêmio Sesc de Literatura, em 2003, revelou o romance Santo Reis da Luz Divina, do paranaense Marco Aurélio Cremasco. Segundo o crítico Wilson Martins, trata-se de romance histórico modelar, estruturado com extrema complexidade, perfeito domínio da matéria e estilo ao mesmo tempo espontâneo e de alta qualidade. (O Globo, 05/11/ 2004). O romance ficou entre os finalistas que concorreram ao Prêmio Jabuti 2005.
Em 2004 venceu o romance As Netas da Ema, da paulistana Eugenia Zerbini, obra que foi indicada para concorrer ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira. Na edição 2005 foram eleitas as obras: A Secretária de Borges, de Lúcia Bettencourt (RJ), e Hoje está um dia morto, de André de Leones (GO). Em 2006 foram selecionadas as obras Casa entre vértebras, romance de Wesley Peres, e Correio Litorâneo, livro de contos de Nereu Afonso da Silva.
Em 2007 os vencedores foram Sérgio Guimarães com o romance Zé, Mizé, Camarada André: Notícias de Angola e Mauricio Fiorito de Almeida com a coletânea de contos Beijando dentes. Em 2008, Marcio Ribeiro com o romance O Momento Mágico e Sergio Leo com o livro de ontos Mentiras do Rio foram os premiados da edição.
Em 2009 os vencedores foram Sergio Tavares com Cavala, na categoria conto e Gabriela Gazzinelli com o romance Prosa de Papagaio. A última edição, de 2010, obteve 1.142 inscrições em todo o país e os dois vencedores foram o paraense Arthur Cecim, na categoria romance e a gaúcha Luisa Geisler, na categoria conto.
Desde o lançamento do concurso, já foram recebidas mais de duas mil obras, avaliadas por escritores e especialistas em literatura de todo o país. Já participaram de comissões julgadoras os escritores e especialistas em literatura: Carlos Heitor Cony, Antonio Torres, Moacyr Scliar, José Castello, Marco Pólo Guimarães, Marcos Accioly, Bernardo Azjenberg, Cristiane Costa, Miguel Sanches Neto, Raimundo Carrero, Leyla Perrone-Moysés e Daniel Piza.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando