Domingo, 30 de março de 2014 - 05h12
Lenha na Fogueira
Os sambistas de Porto Velho perderam na madrugada de ontem, dia 29, aquela que podemos considerar como uma das rondonienses que mais Gerou Sambistas, dona Nilza Dias Knight.
*******
Ela é mãe do mestre de bateria, compositor, ritmista e cantor Oscar Knightz, Mãe do mestre sala Edilson, Mãe do Mestre de Bateria Admilson e Mãe do carnavalesco Aldo e do Aldemir, todos da escola de samba Asfaltão. Mais a Waldira, Talmira, Monica e Almir.
*******
Seu filho Admilson que é cinegrafista do Decom mais conhecido como Negão, postou o seguinte:
*******
“Hoje (ontem) as 04h00, perdi a pessoa mais importante da minha vida D. Nilza Dias de Menezes Knightz, minha mãe, vítima de problemas respiratórios, uma mulher guerreira que lutou até os últimos dias de sua vida, nunca abandonou seus filhos, esteve sempre ao nosso lado nos ensinando os valores humanos de respeito, dignidade, honestidade, e principalmente amor pelo próximo. Descanse em paz minha mãe, sei que a partir deste momento estarás sempre ao lado do nosso bom Deus nos protegendo e nos abençoando. Seus ensinamentos levarei para toda vida, quero aqui expressar todo o meu orgulho e o meu amor por você mãe guerreira, saiba que enquanto a luz da vida estiver acessa em mim vou te amá-la com todas as minhas forças”.
********
Além disso, Dona Nilza era irmã do Francisco Dias de Menezes mais conhecido como Neguinho Menezes autor de vários sambas de sucesso, entre eles o “Rio Cidade de São Sebastião”, gravado pelo Beto Cezar em seu mais recente CD.
*******
Para completar é tia das compositoras conhecidas como Pastoras do Asfaltão, além dos compositores Waldison Pinheiro e Zé Baixinho. No Rio de Janeiro uma pessoa como Dona Nilza seria chamada de Tia Nilza.
*******
A família Diária da Amazônia lamenta o passamento da Dona Nilza e envia à família enlutada suas condolências.
********
Lembramos que amanhã dia 31 de março completa 50 anos do Golpe Militar que durou até 1985.
********
Na realidade o Golpe Militar entrou para a história com a data de 31 de março. A data era para ser o 1° de abril. Porém como nesse dia é comemorado o dia da mentira, os militares saíram dos quartéis, minutos antes da meia noite do dia 31 de março, apenas para não caírem na Mentira.
********
Foram anos de repressão, censura principalmente nos meios de comunicação. Foi o tempo da farsa: Brasil, Ame-o ou Deixe-o.
*******
Noventa milhões em ação, pra frente Brasil Salve a Seleção. Lembra dos versos do hino da Seleção Brasileira de 1970. Versos escritos pelo compositor Luiz Gustavo que até hoje é cantado em todo o Brasil. Os militares usaram a seleção para promoveram o regime deles.
********
Do tempo da ditadura, a única coisa que podemos considerar como boa, foi a produção musical. Veja Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Aldir Blanc, João Bosco, Ivan Lins, Raul Seixas, Marcos Vale e Paulo Sergio Vale, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Mautner entre outros.
********
Em abaixo de cacete tínhamos o jornal “O Pasquim” onde as opiniões dos articulistas driblavam os censores e o povo ficava sabendo das coisas na base da gozação. Stanislaw Ponte Preto personagem do jornalista Sergio Porto criou o FBAPA – Festival de Besteira que Assola o País que fazia o maior sucesso.
*******
Apesar dos pesares, a Democracia é muito melhor que a opressão dos regimes militares.
*******
Comemoremos então a liberdade de expressão, ao lembrarmo-nos dos 50 anos do Golpe Militar de 64!
Romance Brasileiro – Damas da Noite
“Atrás de toda história sempre existe outra”, esse é o mote que define o novo livro de Edgard Telles Ribeiro. Uma prostituta, uma paixão de infância e a mulher de um embaixador: todas movidas a emoções e desejos, frágeis e fortes ao mesmo tempo, envolvidas de alguma forma com o personagem principal.
Tendo a ditadura como pano de fundo, retratada pelos mecanismos de diplomacia e opressão, a obra inicia-se na década de 50, que é rememorada por ocasião da morte do escritor João Oswaldo, já nos dias atuais. Suspeito de ter plagiado o diário de uma prostituta, João acaba despertando o interesse do narrador, que, como todo jornalista, deseja saber um pouco mais sobre a trama. Só não imaginava que ficaria irremediavelmente conectado a tantas histórias.
Escritor e diplomata, Edgard Telles Ribeiro foi também jornalista, cineasta e professor de cinema.
Seu livro O criado-mudo, de 1991, já foi lançado nos EUA, na Alemanha e na Holanda. O romanceOlho de rei, de 2006, recebeu o Prêmio da Academia Brasileira de Letras para melhor obra de ficção. Seu livro de contos, Histórias mirabolantes de amores clandestinos, de 2004, ficou em segundo lugar no Prêmio Jabuti
“Edgard Telles Ribeiro é um escritor requintado, capaz de ao mesmo tempo mostrar e insinuar, com um domínio da expressão e uma originalidade de visão que só os grandes escritores possuem.” – Antonio Candido
Seviço:
Damas da Noite
Autor Edgard Telles Ribeiro
Páginaas: 256
Preço: R$ 35,00
Editora: Record
SENAI inaugura primeiro centro tecnológico de mecatrônica
Localizado estrategicamente no Polo Industrial de Porto Velho, o Centro de Tecnologia de Mecatrônica CETEM/SENAI - Professor Dr. Volkmar Schuler foi projetado com o objetivo de atender prioritariamente à demanda crescente da indústria de Rondônia, tendo como foco a consolidação da cultura tecnológica, do conhecimento como base para a melhoria de vida do trabalhador da indústria objetivando impulsionar o desenvolvimento da indústria rondoniense mediante intercâmbio de transferência de tecnologia firmada entre a FIERO, SENAI e a Universidade Ulm, na Alemanha.
O CETEM, inaugurado na manhã da última quinta-feira (27/03) com a presença de diretores da Universidade alemã de Ulm, Tobias Mehlich, Norbert Richard Maier e Volkmar Schuler, vai impactar a comunidade com educação para o futuro. A escola constitui importante contribuição às empresas instaladas e àquelas que ainda estão por fixar suas unidades em Rondônia, dentro da atual política de atração de investimentos para o estado e de forma a garantir todo suporte aos segmentos industriais, principalmente, a metal mecânica.
O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Rondônia (SIMMMERO), Adélio Barofaldi – um dos empresários presentes na solenidade parabenizou o presidente da FIERO, Denis Baú e o SENAI pela obra grandiosa. “Esta escola vai preparar mão de obra que terá condições de assumir as vagas de empregos disponíveis no mercado de trabalho e as empresas vão ganhar muito com isso. Então, qualquer esforço empresarial é válido para manter iniciativas como esta funcionando. O sindicato está à disposição do SENAI e quero destacar mais uma vez o trabalho e o esforço do presidente Denis para entregar este centro e quem está aqui no distrito tem a obrigação de dar continuidade às atividades e dar suporte para o SENAI”, falou.
O vice-prefeito de Porto Velho, Dalton Di Franco, o secretário adjunto da SEAGRI, Adilson Pereira – representando o governador Confúcio Moura, a reitora da UNIR, Berenice Tourinho, o prefeito de Candeias do Jamari, Osvaldo Souza também elogiaram a iniciativa do Sistema FIERO e do SENAI.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando