Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 30/10/11


Lenha na Fogueira 30/10/11 - Gente de Opinião


5ª CULTURAL


Nando Cordel no Teatro I do Sesc

O artista Nando Cordel apresenta a palestra cantada “A terra é nossa Casa

O Banco da Amazônia através do Projeto 5ª Cultural apresenta a palestra musicada “A terra é nossa Casa” do artista Nando Cordel. A palestra cantada acontece na quarta-feira (09/11) no Teatro I do Sesc, às 19h30. O ingresso pode ser trocado antecipadamente por 2 kg de alimento não perecível no Banco da Amazônia a partir de segunda-feira, 07 de novembro.

Nesta edição, o artista Nando Cordel apresenta a palestra cantada “A terra é nossa Casa” que tem como objetivo apresentar a carreira, vida e músicas do artista. Nando Cordel falará um pouco sobre seus projetos e cantará trechos de algumas das suas 700 músicas gravadas e que foram sucesso nas vozes de grandes intérpretes da música popular brasileira como Dominguinhos, Maria Bethânia, Chico Buarque, Fagner, Zizi Possi, Xuxa, Elba Ramalho, Emílio Santiago, Martinho da Vila, Amelinha, Leonardo, Fábio Júnior, Sérgio Reis, entre outros.

Na oportunidade, o artista comenta sobre a criação do projeto A TERRA É NOSSA CASA e explica a importância de desenvolver projetos que possam construir um mundo melhor e que contribui para a formação das crianças através dos recursos literários e musicais.

Histórico

O Projeto 5ª Cultural iniciou em agosto de 2000 em Belém (PA) e foi uma iniciativa pioneira na Região Norte, estimulando e integrando a prática da solidariedade com incentivo a música, já que cobra como ingresso das apresentações 2kg de alimentos não perecíveis. O Projeto abre espaço para variadas formas de manifestações artísticas, oportunizando a promoção e divulgação de suas produções junto à comunidade. Em Rondônia, o projeto teve início no ano de 2002 criando oportunidades para diversos segmentos culturais e fortalecendo a identidade cultural local. Nesta edição do projeto, o Banco da Amazônia recebe o apoio cultural do Sesc/RO.


 


O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), e a Comissão Nacional de Organização da Oficina Nacional para Povos de Terreiros, convidam representantes dos Povos Tradicionais de Terreiros, Gestores Públicos, Acadêmicos, Representantes de Movimentos Sociais e Entidades afins, com atuação junto aos Povos Tradicionais de Terreiros, a se inscreverem no processo seletivo que escolherá os participantes da Oficina Nacional de Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiros.

 

*********

As inscrições estão abertas desde o dia 22 de outubro e podem ser feitas até as 23h59 (horário de Brasília), do dia 31 de outubro, através de preenchimento de formulário no Salicweb, disponível no endereço www.cultura.gov.br.

 

*********

A Oficina Nacional de Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiros será realizada na cidade de São Luís (MA), no período de 27 a 30 de novembro, e tem por objetivo subsidiar a construção de políticas culturais para os Povos Tradicionais de Terreiros com vistas à proteção, à promoção e à consolidação de suas tradições.

*********

Para mais informações: (61) 2024-2893 / 2024-2791 / 2024-2782 ou pelo e-mail culturastradicionais@cultura.gov.br.

********

Traduzindo – Se você é “Pai ou Mãe de Santo” ou gosta de “baiar” nos terreiros de Umbanda e Candomblé, é só solicitar inscrição e viajar pro Maranhão.

 

********

O presidente da nossa Fundação Cultural Iarupuna Altair Lopes dos Santos popularmente conhecido nos terreiros de macumba como “caboco” Tatá, representou o prefeito Roberto Sobrinho.

*********

Na primeira reunião de dirigentes do Ministério da Cultura com representantes de prefeituras municipais para apresentação do Programa Usinas Culturais

 

*********

Isso aconteceu na manhã da última terça (25), em Brasília, no Complexo Cultural da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao MinC.

 

**********

Dos 135 municípios brasileiros situados em áreas de alta vulnerabilidade social, que serão atendidos pelo programa nos próximos anos, 28 foram representados no encontro promovido pelo MinC. E o Tatá tava lá!

 

*********

Para o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, “é importante aproveitar os pouco mais de 60 dias que ainda restam de 2011 para consolidar o programa que, com certeza, dará grandes resultados”. De acordo com Ortiz, o programa é a contribuição da Cultura para as questões de direito e de cidadania.

 

*********

Juventude negra

*********

Os eixos temáticos para o desenvolvimento do programa delimitam-se no campo cultural e estão voltados à valorização da juventude negra, à promoção da autonomia das mulheres e ao valor ambiental, reunindo ações de educação e reciclagem.

 

*********

O combate à violência por meio de políticas públicas de fortalecimento dos valores da cidadania e da diversidade cultural e o incentivo ao crescimento da economia criativa são alguns dos objetivos do Usinas Culturais.

 

*********

Para o secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), Mário Lisboa Teodoro, hoje, no Brasil, ser jovem e negro é muito perigoso.

 

**********

“Queremos dar cidadania a esse grupo e as oficinas culturais serão muito importantes nesse sentido”, frisou. Atualmente, cerca de 50% dos homicídios contra jovens são cometidos justamente nesses 135 municípios que serão beneficiados com o programa, conforme o Mapa da Violência no Brasil 2011.

 

********

Enquanto isso, no Mercado Cultural o samba não pode parar

 

********

Beto Cezar informa que desembarca em porto velho na sexta feira dia 2 de dezembro, o compositor de vários sucesso de Clara Nunes e campeão do samba enredo da Portela 2012.

 

********

Toninho Nascimento que se apresenta junto com compositores do tempo de ouro do carnaval de porto velho.

 

********

Isso na roda de samba do Beto Cezar que acontece todos os sábados no Mercado Cultural. Nesse caso será no dia 3 de dezembro.

**********

Depois do vexame no concurso de samba enredo da escola Os Diplomatas, Beto Cezar ficou esperto e saiu na frente na programação alusiva ao dia do samba!

 

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)