Quarta-feira, 30 de outubro de 2013 - 05h06
O Imaginário na Aldeia Sesc Guajajara
A 8ª edição da Aldeia Sesc Guajajara de Artes, que começou no dia 25 com apresentações de teatro, música, cinema, dança e literatura, exposições e oficinas em São Luís e região, tem uma programação extensa que traz como focoa diversidade de grupos, artistas e performances que experimentam a mistura de linguagens artísticas. O Grupo O Imaginário, de Porto Velho, que está no Maranhão desde o início de outubro com a Caravana Mitos e Lendas a Caminho do Sertão, foi convidado para participar da mostra com o espetáculo Varadouro. A peça é fruto de um trabalho de pesquisa sobre as memórias de toda a pluralidade de pessoas que ajudaram a construir o estado de Rondônia. Junto com as memórias, há o trabalho da dramaturgia sonora que se utiliza de objetos para reproduzir as sonoridades do cotidiano amazônico adicionando camadas sensoriais à narrativa do espetáculo.
Após a participação na Mostra, O Imaginário inicia a segunda etapa da Caravana, em João Pessoa (PB), com uma programação composta por apresentações, oficina de capacitação teatral e visitas a escolas e universidades.
O projeto Caravana Mitos e Lendas a Caminho do Sertão, com o espetáculo Varadouro, foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014 e tem o patrocínio da Petrobras, através da Lei Rouanet. Uma realização do O Imaginário, Ministério da Cultura, Governo Federal e conta com o apoio, no Maranhão, da Cia Mira Mundo Produções Artísticas, do Núcleo de arte educação do teatro Arthur Azevedo e do Grupo Grita, e na Paraíba, do Grupo Quem Tem Boca é Para Gritar.
O Festcineamazônia vai apresentar quinta feira dia 7 de novembro o filme: “Noel, O Poeta da Vila” do cineasta Ricardo Van Steen que nada mais é, do que a vida de um dos maiores e melhores compositores de samba que o Brasil já conheceu, Noel Rosa.
********
A exibição do clássico do cinema brasileiro, vai acontecer dentro da programação “Cinema e Samba” onde a produção do Festcineamazonia une o universo cinematográfico à cultura das músicas das rodas de samba.
*******
O Cinema e o Samba contam juntos, as histórias das cidades, do povo e da cultura popular brasileira. O filme será exibido na Taba do Cacique numa parceria com a escola de samba Asfaltão.
*******
Assim que terminar a projeção vai acontecer a apresentação do grupo “Só Bamba”. A parceria Festcineamazônia/Asfaltão se tornou frutífera e a música de Noel Rosa comandará o repertório da noite com a essência do samba de raiz.
********
A programação começa as 20h30 e a entrada será franca. A Taba do Cacique fica na esquina das ruas Pinheiro Machado e Mal. Deodoro em Porto Velho.
*********
O Festcineamazônia - Festival Latino Americano de Cinema Ambiental tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural: Sistema Fecomércio - Sesc, Centro de Formação dos Profissionais de Educação do Município de Porto Velho, SEMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente. PROCEA (Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantil). O Festcineamazônia é membro do Green Film Network.
*******
Hoje vai acontecer aquela reunião entre os carnavalescos, deputada Epifânia Barbosa, secretário da Seduc Emerson Castro, presidente da Funcultural de Porto Velho Jória Lima. Em discussão o carnaval do próximo ano quando vai se festejar o centenário de Porto Velho.
*******
De acordo com entrevista publicada neste matutino semana passada, o secretário Emerson Castro disse que está empenhado em convencer o governador de Rondônia que a festa do centenário da capital do estado, merece todo o apoio.
********
Pela parte da prefeitura, a festa está praticamente garantida, inclusive com a primeira parcela dos subsídios destinados às escolas de samba, prevista para ser repassada antes do final deste ano.
********
Tudo indica que os desfiles das escolas de samba em 2014, acontecerão no Parque dos Tanques. A não ser que a empresa que vem realizando constantemente show com artistas nacionais, se adiante e consiga a liberação do espaço antes da Funcultural de Porto Velho.
*******
Inclusive estamos informados que uma entidade de evangélicos, já entrou com pedido, com o objetivo de realizar no local o tradicional “Carnaval com Cristo”. A direção da Funcultural e da Fesec deve correr com maior velocidade para não perder o “Mando de Campo”.
********
Hoje durante a reunião no Plenarinho da Assembléia Legislativa com certeza, a liberação do Parque dos Tanques será um dos temas em pauta.
*******
Outro tema que com certeza vai entrar como destaque, é sobre os desfiles do chamados Blocos de Trio Elétrico que conta com a Banda do Vai Quem Quer, Galo da Meia Noite, Canto da Coruja, Us Dy Phora, Até Que a Noite Vire Dia e Jatuarana Sul entre outros.
********
É bom lembrar, que, se o governo estadual entrar na parada, as entidades carnavalescas dos municípios onde existem escola de samba e blocos, vão querer a parte deles. Destaque para Rolim de Moura (duas escolas de samba) e Guajará Mirim (vários blocos).
*******
Só para lembrar, a reunião no Plenarinho da ALE está marcada para começar as 14h00.
Circulando - Os bichos também amam
As comunidades dos distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre e Abunã prestigiaram durante toda a semana uma série de atividades culturais e artísticas, que fazem parte do projeto “Circulando Cultura nos Distritos” da Fundação Cultural de Porto Velho. O espetáculo de rua “Os Bichos Também Amam” foi um dos destaques da iniciativa e que arrancou gargalhadas e aplausos de todos os presentes. A apresentação é direcionada ao público infantil, mas tem conquistado todas as idades. Uma história que mostra a necessidade que os animais têm de relacionar-se com seres da mesma espécie.
O texto narra a história de uma cachorrinha (Bolota), que apesar de ser bem cuidada e mimada, sente-se insatisfeita e solitária. Mas tudo começa a mudar no momento em que conhece um companheiro (Totó). Além de divertir a garotada, a peça vem despertar no espectador o interesse pela educação, higiene pessoal e principalmente a conscientização para a preservação do meio ambiente.
Em cena, cinco atores, de forma lúdica e com muita música, proporcionam a todos, momentos de aprendizagem e descontração. O texto e direção são de Eules Lycaon e do elenco fazem parte os atores Carina Tainá, Leandro Scantbelry, Danny Moschini e o próprio diretor. “A receptividade do público é maravilhosa. As crianças se encantam com o figurino, com a história, e até querem interferir na narração, como se fosse algo verdadeiro. E isso demonstra que estamos conseguindo atingir nosso objetivo”, disse Eules. “Gosto de fazer teatro para crianças, elas são participativas, nos empolgam, são observadoras, e isso ajuda a melhorar cada vez mais o nosso trabalho”, comentou Danny. Segundo Eules a peça iniciou com o grupo Evolução que nasceu em julho do ano de 2004, e desde a sua fundação trabalha com peças teatrais convencionais, palco de rua e teatros de bonecas. O grupo se apresentou em vários municípios de Rondônia, como em festivais nacionais, a exemplo do Festival de Curitiba. “E hoje estamos no projeto Circulando Cultura nos Distritos, uma grande iniciativa da Prefeitura e que terá bons frutos, pois a arte também educa, seja ela na dança, na música, no teatro, no artesanato etc. Esperamos participar de outras propostas como esta”, frisou o diretor.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando